Deustche Bank vai despedir 15 mil funcionários e sair de dez países

spiegelneuronen / Flickr

-

O banco alemão Deutsche Bank, que anunciou esta quinta-feira um corte de 9.000 postos de trabalho, aumentou em mais 6.000 despedimentos de empregados subcontratados, subindo para 15.000 a redução de empregos em todo o mundo.

O colosso financeiro alemão – que apresentou hoje os seus piores resultados trimestrais desde os anos 50, com um prejuízo de 4.647 milhões de euros -, avançou com um drástico plano de saneamento que, para além dos 15.000 despedimentos, inclui a saída de dez países, o encerramento de centenas de filiais e o cancelamento de dividendos aos acionistas deste ano e no próximo.

O novo co-presidente do Deutsche Bank, John Cryan, que assumiu o cargo com a missão de imprimir uma clara mudança de rumo da instituição financeira, revelou na sua primeira aparição pública “medidas duras” para devolver um banco “íntegro e fiável” com “lucros sustentáveis”, que correrá menores riscos e elevará os seus ‘standards’ de capital.

Em termos de matéria laboral, o banco disse em comunicado que prevê despedir até 2018 cerca de 9.000 colaboradores do quadro, bem como mais 6.000 subcontratados, sendo que o país mais afetado, com um corte de 4.000 funcionários, será a Alemanha.

O Deutsche Bank vai retirar-se “completamente” de dez mercados, no qual Portugal não está incluído. Argentina, Chile, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Nova Zelândia, Malta, México, Perú e Uruguai são os países escolhidos.

Além disso, vai reduzir o número das suas filiais, encerrando 200 balcões na Alemanha e no resto da Europa Ocidental, disse o co-presidente.

Esta redução de pessoal terá um custo extra de 3.500 milhões de euros para o banco em matéria de indemnizações e compensações.

Os resultados dos próximos exercícios serão negativamente afetados pela reestruturação do grupo, sendo que 2018 será um “ano decisivo” para o banco, explicou Cryan.

Os maus resultados do Deutsche Bank no terceiro trimestre de 2015, devem-se em grande medida a depreciações de 5.800 milhões de euros na banca de investimento. O novo copresidente do Deutsche Bank classificou os resultados como “absolutamente dececionantes”.

O Deutsche Bank anunciou que, devido aos prejuízos e à profunda reestruturação que planeia, não prevê pagar dividendos aos acionistas nem este ano nem no próximo exercício, uma medida que a instituição financeira nunca tomou desde os anos 50.

O banco alemão foi gravemente afetado por vários escândalos de corrupção e financeiros, entre os quais se destaca a manipulação da Libor e Euribor, tanto pelas suas repercussões como pela quantia das multas, que afetou consideravelmente as suas contas.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Cá continuam “mamar”, por isso ainda vão ficar…
    As pessoas deviam ter vergonha de ter conta neste banco, que deve ser o que tem o passado (e presente ) mais duvidoso na Europa!!

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …