O asteroide Apophis – conhecido como o “Deus do Caos” – poderá atingir o nosso planeta em 2029. No entanto, as probabilidades são reduzidas.
O “Deus do Caos” vai passar perto da Terra em 2029; e os especialistas não descartam o risco de colisão.
Embora as probabilidades de um impacto sejam extremamente baixas, só poderemos descartá-las completamente daqui a três anos.
Descoberto em 2004, o Apophis tem cerca de 340 metros de diâmetro – sendo comparável, como refere a Live Science, ao tamanho da Torre Eiffel.
Inicialmente, este asteroide foi nomeado de “Apep” – o deus serpente egípcio das trevas e da desordem. Por esse motivo, ficou com a alcunha de “Deus do Caos”.
Apesar de não ser suficientemente grande para causar uma extinção global, o impacto deste asteroide seria devastador, podendo destruir uma cidade inteira e causar alterações climáticas significativas.
Em 2029, Apophis passará a apenas 32.000 quilómetros da Terra.
Segundo a NASA, em 2029, Apophis passará a apenas 32.000 quilómetros da Terra. Essa é uma distância inferior a um décimo da que nos separa da Lua.
Apesar de não ser expectável que o asteroide colida com a Terra, há uma possibilidade remota de que um impacto com um asteroide menor desvie o Apophis da sua trajetória.
Como lembra a Live Science, algo semelhante aconteceu recentemente com a missão DART da NASA, que desviou o asteroide Dimorphos (“salvando” a Terra).
Probabilidades reduzidas
Num estudo publicado recentemente no The Planetary Science Journal, um grupo de investigadores calculou a probabilidade de um asteroide desconhecido colidir com Apophis e alterar a sua rota fazendo-o embater na Terra.
Os resultados mostraram que as probabilidades de um impacto desse tipo são inferiores a uma em um milhão, e a possibilidade de que tal colisão desvie significativamente Apophis é inferior a uma num bilião.
O mesmo estudo alertou, no entanto, que, apesar de improvável, a colisão de um asteroide pequeno com Apophis não pode ser completamente descartada até 2027, quando o asteroide reaparecer após estar oculto pelo Sol. A partir daí, sim, será possível calcular melhor os riscos.
O Apophis continuará a aproximar-se da Terra durante vários momentos, no futuro próximo, em 2051, 2066 e 2080. No entanto, os modelos de previsão atuais sugerem que este asteroide não constituirá uma ameaça para a Terra, pelo menos, nos próximos 100 anos.
Como refere a Live Science, depois de 2029, ficaremos a saber mais sobre o futuro do Apophis quando a nave espacial OSIRIS APEX da NASA passar de perto pelo asteroide.