“Deus nos ajude” se Trump for reeleito, diz primeiro-ministro palestiniano

World Economic Forum / Flickr

O primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Shtayyeh

O primeiro-ministro palestiniano, Mohammad Shtayyeh, disse na terça-feira que será desastroso para a sua nação e para o mundo se Donald Trump for reeleito Presidente dos Estados Unidos (EUA) nas eleições do próximo mês.

Segundo noticiou o Independent, para Shtayyeh, os últimos quatro anos da administração Trump prejudicaram os palestinianos. “Se vamos viver mais quatro anos com o Presidente Trump, Deus nos ajude, Deus os ajude e Deus ajude o mundo inteiro”, disse, repetindo comentários que fez no dia anterior numa reunião com legisladores europeus.

Os palestinianos evitam assumir uma posição pública relativamente às eleições presidenciais norte-americanas. Os comentários de Shtayyeh refletem o sentimento de desespero após uma série de ações dos EUA que os deixaram enfraquecidos e isolados.

A Palestina rompeu os laços com Trump depois que este reconheceu Jerusalém como capital de Israel, no final de 2017, e mudou a embaixada norte-americana para a cidade. O Presidente dos EUA também cortou a ajuda à Palestina em centenas de milhões de dólares, fechou escritórios diplomáticos palestinianos em Washington e divulgou um plano para o Médio Oriente que favorece amplamente Israel.

A administração Trump convenceu ainda os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein a estabelecer relações diplomáticas com Israel e prometeu que outras nações árabes seguiriam o exemplo, acordos que minaram o consenso árabe de que o reconhecimento de Israel só viria em troca de um acordo de paz israelita-palestiniano.

Para Shtayyeh, uma vitória do candidato democrata Joe Biden aumente as perspetivas de um acordo de paz. “Se as coisas vão mudar nos Estados Unidos, acho que isso se refletirá diretamente na relação palestiniana-israelita”, referiu. “E isso se refletirá também na relação bilateral entre os palestinianos e os norte-americanos”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …

José Sena Goulão / Lusa

"Rangel fez o roteiro da carne assada" (e Rio pode não sobreviver à "golpada")

Rui Rio ainda não desfez o tabu sobre a sua recandidatura, ou não, à presidência do PSD, mas está pressionado a tomar uma decisão. No seio do partido, e mesmo entre os seus apoiantes, só …

Bolsonaro será acusado de 11 crimes na gestão da pandemia, entre os quais homicídio

O senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a gestão da pandemia, anunciou que Jair Bolsonaro deverá ser indiciado de 11 crimes, entre os quais o de homicídio. O relator da …

Nuno Melo arranca campanha interna para a liderança do CDS

O candidato à liderança do CDS-PP arranca, este fim-de-semana, a sua campanha interna até ao congresso de final de novembro, tendo como objetivo privilegiar o diálogo com os militantes por todo o país. Fonte da candidatura …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

La Palma regista sismo de 4,6, a maior magnitude desde o início da erupção

Um total de 36 sismos foram registados na ilha de La Palma desde a noite passada, um deles registado em Mazo com 4,6, o de maior magnitude desde que a erupção do vulcão Cumbre Vieja …

O deputado britânico David Amess

Assassínio de deputado britânico considerado "incidente terrorista"

O assassínio do deputado britânico, esta sexta-feira, foi considerado um "incidente terrorista", com a investigação inicial a apontar para uma "potencial motivação ligada ao extremismo islâmico", informou a Polícia Metropolitana (Met) de Londres. A investigação está …

O quadro "Native American Treaty", de Roman Fekonja, mostra um tratado entre índios e colonizadores.

Com dedo português, estudo revela que índios norte-americanos têm uma origem inesperada

Um novo estudo, que contou com a ajuda de um programa desenvolvido por um português, sugere que os índios norte-americanos podem ter origem na Sibéria. Dá-se o nome de povos nativos dos Estados Unidos aos povos …