“Deus nos ajude” se Trump for reeleito, diz primeiro-ministro palestiniano

World Economic Forum / Flickr

O primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Shtayyeh

O primeiro-ministro palestiniano, Mohammad Shtayyeh, disse na terça-feira que será desastroso para a sua nação e para o mundo se Donald Trump for reeleito Presidente dos Estados Unidos (EUA) nas eleições do próximo mês.

Segundo noticiou o Independent, para Shtayyeh, os últimos quatro anos da administração Trump prejudicaram os palestinianos. “Se vamos viver mais quatro anos com o Presidente Trump, Deus nos ajude, Deus os ajude e Deus ajude o mundo inteiro”, disse, repetindo comentários que fez no dia anterior numa reunião com legisladores europeus.

Os palestinianos evitam assumir uma posição pública relativamente às eleições presidenciais norte-americanas. Os comentários de Shtayyeh refletem o sentimento de desespero após uma série de ações dos EUA que os deixaram enfraquecidos e isolados.

A Palestina rompeu os laços com Trump depois que este reconheceu Jerusalém como capital de Israel, no final de 2017, e mudou a embaixada norte-americana para a cidade. O Presidente dos EUA também cortou a ajuda à Palestina em centenas de milhões de dólares, fechou escritórios diplomáticos palestinianos em Washington e divulgou um plano para o Médio Oriente que favorece amplamente Israel.

A administração Trump convenceu ainda os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein a estabelecer relações diplomáticas com Israel e prometeu que outras nações árabes seguiriam o exemplo, acordos que minaram o consenso árabe de que o reconhecimento de Israel só viria em troca de um acordo de paz israelita-palestiniano.

Para Shtayyeh, uma vitória do candidato democrata Joe Biden aumente as perspetivas de um acordo de paz. “Se as coisas vão mudar nos Estados Unidos, acho que isso se refletirá diretamente na relação palestiniana-israelita”, referiu. “E isso se refletirá também na relação bilateral entre os palestinianos e os norte-americanos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …