Detidos 4 neonazis suspeitos de prepararem ataques no Reino Unido

Andy Rain / EPA

Quatro homens suspeitos de prepararem atentados e que pertencem a um movimento neonazi proibido em dezembro foram detidos, esta terça-feira, em West Midlands, no centro de Inglaterra, anunciou a polícia da região.

Os quatro homens são “suspeitos de terem preparado (…) ataques terroristas” no território britânico, precisou a polícia num comunicado. O Ministério da Defesa britânico revelou depois que entre os quatro neonazis se encontram militares.

Presumíveis membros do movimento neonazi Ação Nacional, os homens eram alvo de vigilância policial.

Os quatro suspeitos viviam em diferentes locais do Reino Unido: Birmingham, Powys, no País de Gales, Ipswich e Northampton, estando a decorrer buscas aos vários domicílios.

Em dezembro, a ministra do Interior, Amber Rudd, qualificou a Ação Nacional de “racista, antissemita e homofóbica” e considerou que “não tem lugar no Reino Unido”.

A Ação Nacional é o primeiro grupo de extrema-direita a ter sido proibido de acordo com a legislação antiterrorista britânica.

A organização tinha saudado o “sacrifício” do assassino da deputada trabalhista Jo Cox, assassinada em junho de 2016 por um simpatizante neonazi.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.