Detido em Itália homem que terá fornecido arma ao autor do atentado de Nice em 2016

(dr) Nice-Matin / Twitter

A Promenade des Anglais, em Nice, após o atentado

Um homem que teria fornecido uma arma ao autor do atentado com um caminhão na cidade francesa de Nice, em 14 de julho de 2016, foi detido na Itália, anunciaram na quarta-feira vários veículos de comunicação italianos.

Endri E, um albanês de 28 anos conhecido como “Gino”, terá fornecido uma metralhadora de assalto, através de outro albanês, a Mohamed Lahouaiej Bouhlel, avançou a agência Associated Press. A arma, procedente de um roubo, terá sido escondida numa floresta nas imediações de Nice antes de chegar às mãos de Bouhlel.

O suspeito foi detido pela polícia italiana em Sparanise, perto de Nápoles (sul), conforme uma ordem de detenção europeia, emitida pela justiça francesa em 27 de abril de 2020, noticiaram as agências AGI e Ansa.

O Tribunal de Apelações de Paris remeteu em março ao tribunal penal as oito pessoas acusadas pelo atentado, que causou 86 mortos. Em plena comemoração do dia da Bastilha, Bouhlel, um tunisiano de 31 anos, atropelou com um camião frigorífico uma multidão reunida para um espetáculo de fogos de artifício no Passeio dos Ingleses, em Nice.

No ataque, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, além dos 86 mortos, 450 pessoas ficaram feridas.

O julgamento, cuja data ainda não foi anunciada, não ocorrerá antes de 2022. Como o autor do atentado foi morto ao volante do camião, o tribunal penal especial examinará as responsabilidades dos seus cúmplices e de intermediários envolvidos no circuito de armas a ele destinadas.

Endri E. é acusado de “associação criminosa” e infração à legalização sobre as armas no capítulo “tráfico de armas” da investigação. Acompanhado com um primo, terá enganado o intermediário ao “entregar-lhe uma kalashnikov que não funcionava em troca de 35 gramas de cocaína”. O primo, Adriatik E., suicidou-se na prisão em 08 de junho de 2018.

O processo deve durar várias semanas e será celebrado numa uma grande sala construída no Palácio de Justiça de Paris, após os atentados de 13 de novembro de 2015 na capital francesa e seus arredores.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez …

Avião da TAP retido na Venezuela regressa a Lisboa hoje

O avião da TAP que ficou retido na Venezuela por causa de uma carga de cocaína regressa nesta quinta-feira a Lisboa, assim como a tripulação, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa aérea portuguesa. Segundo …

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …