Detetada a mais poderosa (e mais longínqua) colisão de buracos negros já observada

LIGO

Conceção artística da colisão de dois buracos negros por Aurore Simonnet

Astrónomos detetaram quatro novas ondas gravitacionais, fazendo, assim, um total de 11 deteções. Uma delas é mais poderosa colisão de buracos negros alguma vez registada.

Do total, dez deteções têm origem na fusão binária de buracos negros e uma na fusão de duas estrelas de neutrões, que são os restos densos de explosões estelares. Uma fusão de buraco negro estava extraordinariamente distante e foi a explosão mais poderosa já observada na astronomia.

Os cientistas detetaram deformações no tecido espaço-tempo resultantes da colisão entre dois buracos negros. O Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser (LIGO) revelou ter encontrado, além disso, quatro novas ondas gravitacionais – ondulações na curvatura do espaço-tempo que se propagam à velocidade da luz e que testemunham a fusão entre dois corpos celestes extremamente densos.

De acordo com o relatório, no ano passado, já havia sinais de que essas ondas gravitacionais tinham agitado as antenas do LIGO, mas não eram tão evidentes como os que protagonizavam as ondas gravitacionais detetadas anteriormente.

Após uma análise mais cuidadosa aos dados, o LIGO foi capaz de chegar a certas conclusões: aquele sinal era mesmo uma onda gravitacional provocado pela colisão de dois buracos negros gigantescos.

Um dos buracos negros tinha uma massa 34 vezes maior que a do Sol e outro tinha a massa de 50 sóis. Este último é o maior alguma vez observado e traz pistas para um fenómeno que ainda não conhecemos na totalidade. É que os cientistas acreditam que nenhuma estrela morta possa ter sido criado um buraco negro tão grande. É possível que ele tenha nascido da fusão de outros buracos negros mais pequenos.

Agora, o novo buraco negro resultado da estrondosa colisão deve ter formado outro buraco negro com a massa de 80 sóis. Isso está de acordo com as previsões do astrofísico Stephen Hawking, que sugeriu que, quando dois buracos negros se juntam, a área do novo buraco negro vai ser mais pequena do que a soma daqueles que lhe deram origem. O corpo celeste na origem deve ser um verdadeiro agregador de outros buracos negros.

As únicas coisas que podemos saber sobre os buracos negros é a velocidade a que rodam sobre eles próprios e a massa, por isso é que John Wheeler, um dos últimos colaboradores de Albert Einstein, dizia que os buracos negros “não têm cabelo”, ou seja, não desvendam grandes pormenores sobre eles. Já Stephen Hawking dizia que talvez seja possível que os buracos negros emitam de vez em quando uma partícula que transporte informação.

Os dados que temos ao nosso dispor não foram poucos para encontrar novidades neste fenómeno. Esta não é apenas a maior colisão entre dois buracos negros alguma vez observada pelos cientistas. Ao ocorrer a nove mil milhões de anos-luz da Terra, esta também se tornou na colisão entre dois buracos negros mais longínqua alguma vez detetada no espaço.

As conclusões das novas descobertas foram publicadas a 30 de novembro no arxiv.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As informacoes quanto as massas dos buracos negros estão erradas. Buracos negros possuem milhões de vezes a massa do sol. Provavelmente o equivoco foi causado pelo tamanho dos buracos negros, esses sim algumas dezenas de vezes o do sol.

    • As informações estão corretas. Os buracos negros estelares (que são os de que fala o artigo), têm massas entre 8 e cerca de 100 vezes a massa do sol. Quanto ao tamanho, são muito mais pequenos do que a Terra, da ordem de alguns km de diâmetro.

RESPONDER

China proíbe a venda de vários modelos de iPhone (e as ações da Apple caem)

As ações da gigante norte-americana Apple sentiram uma queda de 1,7% na bolsa de Nova Iorque depois de o Tribunal de Fuzhou, na China, ter proibido a venda de alguns modelos de iPhone no país. …

Suspeito da morte de Maëlys admite ter filmado agressões sexuais a crianças

O principal suspeito da morte da jovem lusodescendente Maëlys de Araújo admitiu ter filmado agressões sexuais contra a afilhada e a prima, de quatro e seis anos de idade, respetivamente, antes de, alegadamente, matar a …

Preço do bilhete para visitar o Taj Mahal sobe 400% (para os indianos)

Os especialistas alertam que o fluxo de pessoas está a causar danos irreversíveis ao monumento emblemático mais importante da Índia. O preço do bilhete para os visitantes indianos do Taj Mahal foi aumentado em 400%, na …

Morreu Gérman, o último habitante das ilhas Ciés

Germán Luaces Freijeiro, de 54 anos, instalou-se no arquipélago de Cíes, localizado na foz do estuário de Vigo, em meados dos anos 90 e nunca mais se voltou a mudar. Vivia sozinho naquelas ilhas onde acolhia …

Atentado no Mercado de Natal de Estrasburgo faz quatro mortos e nove feridos

Um tiroteio que ocorreu esta terça-feira na cidade francesa de Estrasburgo, no local onde ocorre o Mercado de Natal, fez pelo menos quatro mortos e nove feridos, anunciou a autarquia local. A Câmara Municipal de Estrasturgo …

Galatasaray vs Porto | Eficácia dá vitória e record de pontos

O FC Porto não abranda e somou a 12ª vitória consecutiva em todas as competições. Na deslocação ao terreno do Galatasaray, em jogo da sexta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, os “dragões” tiveram …

"O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal"

O Turismo está "a cumprir bem" o seu papel no combate ao despovoamento, considera o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, que vaticina que "o luxo do século XXI vai ser o Interior de Portugal". O …

Mãe tenta vender virgindade da filha na Internet por 21 mil euros

Uma mãe pôs à venda a virgindade da filha de 13 anos na Internet por 21.200 euros. A mulher chegou a enviar fotografias de carácter sexual da filha ao comprador, mas não esperava o desfecho …

Há polícias a dormir no carro devido aos preços dos quartos

Sem dinheiro para arrendar quartos, face aos preços praticados, "há polícias a dormir dentro de carros", denuncia o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP). Acabados de formar na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, os …

António Lobo Antunes lamenta que Portugal e Espanha não sejam o mesmo país

O escritor António Lobo Antunes lamentou que portugueses e espanhóis não sejam cidadãos do mesmo país, numa entrevista dada ao jornal catalão La Vanguardia no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara e publicada …