Detetada a mais poderosa (e mais longínqua) colisão de buracos negros já observada

LIGO

Conceção artística da colisão de dois buracos negros por Aurore Simonnet

Astrónomos detetaram quatro novas ondas gravitacionais, fazendo, assim, um total de 11 deteções. Uma delas é mais poderosa colisão de buracos negros alguma vez registada.

Do total, dez deteções têm origem na fusão binária de buracos negros e uma na fusão de duas estrelas de neutrões, que são os restos densos de explosões estelares. Uma fusão de buraco negro estava extraordinariamente distante e foi a explosão mais poderosa já observada na astronomia.

Os cientistas detetaram deformações no tecido espaço-tempo resultantes da colisão entre dois buracos negros. O Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser (LIGO) revelou ter encontrado, além disso, quatro novas ondas gravitacionais – ondulações na curvatura do espaço-tempo que se propagam à velocidade da luz e que testemunham a fusão entre dois corpos celestes extremamente densos.

De acordo com o relatório, no ano passado, já havia sinais de que essas ondas gravitacionais tinham agitado as antenas do LIGO, mas não eram tão evidentes como os que protagonizavam as ondas gravitacionais detetadas anteriormente.

Após uma análise mais cuidadosa aos dados, o LIGO foi capaz de chegar a certas conclusões: aquele sinal era mesmo uma onda gravitacional provocado pela colisão de dois buracos negros gigantescos.

Um dos buracos negros tinha uma massa 34 vezes maior que a do Sol e outro tinha a massa de 50 sóis. Este último é o maior alguma vez observado e traz pistas para um fenómeno que ainda não conhecemos na totalidade. É que os cientistas acreditam que nenhuma estrela morta possa ter sido criado um buraco negro tão grande. É possível que ele tenha nascido da fusão de outros buracos negros mais pequenos.

Agora, o novo buraco negro resultado da estrondosa colisão deve ter formado outro buraco negro com a massa de 80 sóis. Isso está de acordo com as previsões do astrofísico Stephen Hawking, que sugeriu que, quando dois buracos negros se juntam, a área do novo buraco negro vai ser mais pequena do que a soma daqueles que lhe deram origem. O corpo celeste na origem deve ser um verdadeiro agregador de outros buracos negros.

As únicas coisas que podemos saber sobre os buracos negros é a velocidade a que rodam sobre eles próprios e a massa, por isso é que John Wheeler, um dos últimos colaboradores de Albert Einstein, dizia que os buracos negros “não têm cabelo”, ou seja, não desvendam grandes pormenores sobre eles. Já Stephen Hawking dizia que talvez seja possível que os buracos negros emitam de vez em quando uma partícula que transporte informação.

Os dados que temos ao nosso dispor não foram poucos para encontrar novidades neste fenómeno. Esta não é apenas a maior colisão entre dois buracos negros alguma vez observada pelos cientistas. Ao ocorrer a nove mil milhões de anos-luz da Terra, esta também se tornou na colisão entre dois buracos negros mais longínqua alguma vez detetada no espaço.

As conclusões das novas descobertas foram publicadas a 30 de novembro no arxiv.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As informacoes quanto as massas dos buracos negros estão erradas. Buracos negros possuem milhões de vezes a massa do sol. Provavelmente o equivoco foi causado pelo tamanho dos buracos negros, esses sim algumas dezenas de vezes o do sol.

    • As informações estão corretas. Os buracos negros estelares (que são os de que fala o artigo), têm massas entre 8 e cerca de 100 vezes a massa do sol. Quanto ao tamanho, são muito mais pequenos do que a Terra, da ordem de alguns km de diâmetro.

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …