Detetada misteriosa partícula de urânio enriquecido nos céus do Alasca

wehardy / Flickr

A partícula foi encontrada acidentalmente num voo para verificar as condições atmosféricas.

Cientistas norte-americanos encontraram nos céus do Alasca uma partícula “altamente rara” enriquecida com urânio. A origem deste componente, normalmente usada em combustíveis nucleares e bombas, ainda não pôde ser determinada.

A misteriosa substância, que “contém uma quantidade muito pequena de urânio enriquecido”, foi encontrada a uma altitude de sete quilómetros, de acordo com um relatório, cujo extrato foi publicado a 13 de fevereiro na revista Journal of Environmental Radioactivity. O estudo completo só estará pronto em abril, segundo a RT.

Esta é a primeira vez que esta equipa de cientistas deteta urânio-235 enriquecido no seu estudo que dura há 20 anos. A equipa encontrou o material radioativo durante um voo de rotina para verificar as condições atmosféricas da zona, em agosto de 2016.

“Durante 20 anos de recolha aérea de milhões de partículas na atmosfera global, raramente encontramos uma partícula com um conteúdo tão alto de urânio-238 e nunca uma partícula com urânio-235 enriquecido”, explica o artigo.

Acredita-se que o elemento radioativo não tem um impacto significativo na atmosfera, especialmente tendo em conta que estava sozinha e tinha um tamanho pequeno: 580 nanómetros.

Os investigadores tentam agora descobrir a origem desta rara descoberta. De momento, está claro que a partícula “definitivamente não provém de uma fonte natural”, assinala Dan Murphy, um dos autores do estudo, citado pelo site Gizmodo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …