//

Detectadas ilegalidades nos aumentos nos transportes públicos

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) está a investigar os aumentos verificados em alguns operadores, havendo suspeitas de que não estejam a cumprir o tecto máximo de actualização definido pelo Governo.

“Diversos operadores de transportes não estarão a respeitar algumas das regras impostas”, avança a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) em comunicado citado pelo Jornal de Negócios.

A entidade está a averiguar a actualização dos tarifários de 2018 nos transportes públicos de passageiros, após ter verificado que alguns operadores não estarão a respeitar o tecto máximo de 2,5% que foi definido pelo Governo.

O Jornal de Notícias adianta, com base numa fonte da AMT, que “o incumprimento tem maior incidência no sector rodoviário“, ocorrendo “um pouco por todo o país”, especialmente nos “bilhetes simples”.

“Constatou-se que diversos operadores não estarão a respeitar o tecto máximo de actualização de 2,5%, designadamente no que se refere a algumas tarifas relativas a títulos ocasionais/bilhetes simples, bem como as regras relativas a arredondamentos e adequada publicitação de tarifas”, salienta a AMT, segundo cita o Negócios.

Ao JN uma fonte da entidade nota que “o número de incumprimentos detectados até agora é relativamente marginal, distribuído pelo país”. Contudo, a investigação aos novos tarifários ainda não terminou.

A AMT solicitou dados às autoridades de transporte a nível local, designadamente a municípios, comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas, e ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes, destaca o Negócios.

A entidade aconselha, assim, aos passageiros que guardem os comprovativos de compra dos bilhetes para eventual reclamação dos valores pagos indevidamente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.