Descobertos novos detalhes do livro egípcio sobre a vida após a morte

Osama Shukir Muhammed Amin / FRCP Glasg

Parte do ‘Livro da Respiração’ egípcio.

Um investigador norte-americano descobriu novos detalhes sobre a coletânea de livros egípcios sobre a vida após a morte, conhecida como ‘Livro da Respiração’.

Livro da Respiração é a designação dada a uma coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias do Antigo Egito. Neste contexto, a palavra “respiração” é metafórica para todos os aspetos desta vida que o falecido desejava sentir infinitamente na vida após a morte.

O objetivo destes textos era ajudar o morto na sua ida para o outro mundo, afastando eventuais perigos que este poderia encontrar na viagem para o Além. Os antigos egípcios tinham tanta certeza da existência de uma vida além da morte, que tinham toda a jornada mapeada.

Recentemente, o professor norte-americano Foy Scalf, líder dos Arquivos de Investigação da Universidade de Chicago, analisou pela primeira vez o ‘Primeiro Livro da Respiração’. Aquilo que descobriu está descrito num estudo publicado em outubro na revista científica Journal of Near Eastern Studies.

A análise de Foy Scalf foi possível graças a uma doação do magnata norte-americano Edward E. Ayer ao Museu Field de História Natural, em 1894, de um artefacto conhecido como Papiro FMNH 31324. Os resultados da investigação revelam detalhes nunca antes conhecidos sobre as preparações dos egípcios para a vida no Além, escreve o Ancient-Origins.

De acordo com as tradições egípcias, o ‘Primeiro Livro da Respiração’ era posicionado sob a cabeça do falecido, enquanto o ‘Segundo Livro da Respiração’ era colocado sob os pés.

Scalf descobriu que o ‘Primeiro Livro da Respiração’ foi criado através de um “processo exegético cuidadoso”, começando com uma seleção de feitiços do antigo ‘Livro dos Mortos’. Os feitiços escolhidos deste último livro tinham como objetivo preparar o falecido para conhecer o panteão dos deuses.

O investigador sabe agora que o texto foi inscrito e ilustrado por um único escriba. Scalf diz ainda que no ‘Primeiro Livro da Respiração’ há vários casos em que o escriba cometeu erros. Existe uma confusão repetida de pronomes, sinais hieráticos e ordem de cópia, que Scalf diz serem típicos ao copiar materiais de origem mais antiga.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Noutros tempos acreditavam… é uma questão de cultura da altura… e actualmente saber exactamente isso que eu disse. Estudar é importante

RESPONDER

Guardas diabólicas. Mulheres comuns pertenceram à SS (e torturaram outras em campo de concentração)

Prosseguir, torturar e matar judeus não foi uma ação impulsionada apenas por homens. Na altura da Segunda Guerra Mundial foram muitas as mulheres que se juntaram à SS para fiscalizar e realizar tarefas nos campos …

Sp. Braga 2-1 Benfica | Braga bate Benfica no jogo aéreo e volta à final da Taça da Liga

O Sporting de Braga venceu esta quarta-feira o Benfica por 2-1, com dois golos de cabeça, e vai defender o título na Taça da Liga em futebol na final de sábado, frente ao Sporting, em …

EUA. Com medo da covid-19, homem esconde-se em aeroporto durante três meses

Com receio de ir para casa devido à covid-19, um homem de 36 anos ficou durante três meses no Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, nos Estados Unidos (EUA), sem ser descoberto. De acordo com um artigo …

Congeladores em vez de assentos. Empresa remodela avião para transportar vacinas contra a covid-19

O transporte de vacinas contra a covid-19 acabou de se tornar mais fácil graças a uma empresa aeronáutica italiana que remodelou uma avião para o efeito. A empresa italiana Tecnam normalmente fabrica peças de aeronaves para fabricantes, além …

Netanyahu tem a seringa com que foi vacinado contra a covid-19 exposta no seu escritório

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, guardou a seringa com que foi vacinado contra a covid-19. O objeto está agora exposto no seu escritório no interior de uma caixa de vidro com uma base em …

Presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusado de 11 crimes

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande foi acusado de 11 crimes na sequência dos incêndios de junho de 2017, sete de homicídio por negligência e quatro de ofensa à integridade física por negligência. Numa informação …

"Uma bênção". Benfica comprou Everton ao Grémio (e acabou por salvar o Fortaleza)

O Benfica comprou Everton "Cebolinha" ao Grémio por 20 milhões de euros, mas acabou por salvar a situação económica do Fortaleza, clube brasileiro que fez parte da formação do jogador canarinho. O Fortaleza acabou por …

Netflix ultrapassa 200 milhões de subscritores em todo o mundo

Apesar do cenário que se vive fora do ecrã, as notícias para o streaming têm sido contrariamente animadoras. 2020 fechou com chave de ouro para a Netflix, que anunciou na noite desta terça-feira (19) ter …

Corpo do alpinista russo-americano Alex Goldfarb encontrado no Paquistão

O alpinista russo-americano Alex Goldfarb, que desapareceu na semana passada enquanto tentava escalar uma montanha no norte do Paquistão, foi encontrado morto, informaram na terça-feira as autoridades da região. A polícia do turismo da cidade de …

Porque é que a estirpe inglesa preocupa tanto Costa

O primeiro-ministro disse no Parlamento que só admite fechar as escolas "se se souber que a estirpe inglesa [do coronavírus] se tornou dominante no país". Mas porque é que, afinal, António Costa está tão preocupado …