Descobertos novos detalhes do livro egípcio sobre a vida após a morte

Osama Shukir Muhammed Amin / FRCP Glasg

Parte do ‘Livro da Respiração’ egípcio.

Um investigador norte-americano descobriu novos detalhes sobre a coletânea de livros egípcios sobre a vida após a morte, conhecida como ‘Livro da Respiração’.

Livro da Respiração é a designação dada a uma coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias do Antigo Egito. Neste contexto, a palavra “respiração” é metafórica para todos os aspetos desta vida que o falecido desejava sentir infinitamente na vida após a morte.

O objetivo destes textos era ajudar o morto na sua ida para o outro mundo, afastando eventuais perigos que este poderia encontrar na viagem para o Além. Os antigos egípcios tinham tanta certeza da existência de uma vida além da morte, que tinham toda a jornada mapeada.

Recentemente, o professor norte-americano Foy Scalf, líder dos Arquivos de Investigação da Universidade de Chicago, analisou pela primeira vez o ‘Primeiro Livro da Respiração’. Aquilo que descobriu está descrito num estudo publicado em outubro na revista científica Journal of Near Eastern Studies.

A análise de Foy Scalf foi possível graças a uma doação do magnata norte-americano Edward E. Ayer ao Museu Field de História Natural, em 1894, de um artefacto conhecido como Papiro FMNH 31324. Os resultados da investigação revelam detalhes nunca antes conhecidos sobre as preparações dos egípcios para a vida no Além, escreve o Ancient-Origins.

De acordo com as tradições egípcias, o ‘Primeiro Livro da Respiração’ era posicionado sob a cabeça do falecido, enquanto o ‘Segundo Livro da Respiração’ era colocado sob os pés.

Scalf descobriu que o ‘Primeiro Livro da Respiração’ foi criado através de um “processo exegético cuidadoso”, começando com uma seleção de feitiços do antigo ‘Livro dos Mortos’. Os feitiços escolhidos deste último livro tinham como objetivo preparar o falecido para conhecer o panteão dos deuses.

O investigador sabe agora que o texto foi inscrito e ilustrado por um único escriba. Scalf diz ainda que no ‘Primeiro Livro da Respiração’ há vários casos em que o escriba cometeu erros. Existe uma confusão repetida de pronomes, sinais hieráticos e ordem de cópia, que Scalf diz serem típicos ao copiar materiais de origem mais antiga.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Noutros tempos acreditavam… é uma questão de cultura da altura… e actualmente saber exactamente isso que eu disse. Estudar é importante

RESPONDER

Boca e River juntos... e querem mais dinheiro

Presidentes de Boca Juniors e River Plate esqueceram a rivalidade e almoçaram juntos. O assunto principal foi o formato do campeonato argentino: "Daqui a pouco temos 70 equipas...". Rodolfo D'Onofrio e Jorge Amor Ameal são os …

Sono profundo limpa "resíduos do cérebro"

O sono profundo tem a capacidade regeneradora de limpar “resíduos do cérebro”, como a eliminação de proteínas tóxicas que podem levar a doenças neurodegenerativas, concluiu um estudo da Northwestern University, nos Estados Unidos, divulgado esta …

Arqueólogos descobriram milhares de moedas antigas numa quinta na Hungria

No século XVI, um ataque do Império Otomano pode ter levado húngaros a enterrar valiosas moedas de prata e ouro num esconderijo. Agora, uma equipa de arqueólogos descobriu este tesouro numa quinta. Em 2019, uma equipa de …

Novo trailer foi feito à mão (e possui um composto ultra-leve derivado de penas de galinhas)

A startup Earth Traveller, com sede no Novo México, apresentou o seu novo trailer T250LX Teardrop. Trata-se de um trailer personalizado feito à mão e que possui um composto ultra-leve derivado de penas de galinha. O …

Um duplo homicídio transformou esta casa numa pousada. Agora, está à venda por dois milhões

Foi nesta casa que, em 1892, Lizzie Borden alegadamente matou o pai e a madrasta com uma machada. Agora, a propriedade está à venda como uma mistura de "bed and breakfast" e museu por dois …

Benfica com mais um jogador infetado. Já são oito os casos no plantel

O guarda-redes Helton Leite teve um teste positivo para o novo coronavírus, que provoca a covid-19, aumentando para oito o número de casos de infeção no plantel de futebol do Benfica, informou esta quinta-feira o …

Pequim sacode culpas da origem do SARS-Cov-2 (e garante que o vírus escapou de laboratório nos EUA)

O Governo chinês está a divulgar alegações infundadas que ligam um laboratório militar norte-americano à pandemia de covid-19, numa altura em que especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) estão a investigar as origens do …

100 milhões em 100 dias. Amazon oferece ajuda a Biden para cumprir meta de vacinação

A gigante tecnológica Amazon ofereceu-se para ajudar a administração do recém-empossado Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a cumprir a meta de vacinar 100 milhões de pessoas nos próximos 100 dias. "A nossa escala permite-nos ajudar …

Voos entre Portugal e Reino Unido suspensos a partir de sábado

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho Europeu, que as ligações aéreas de e para o Reino Unido ficarão suspensas a partir das zero horas deste sábado, visando diminuir o risco de …

PSD pede ao Governo que organize o ato eleitoral com segurança (e apela ao voto em Marcelo)

O presidente do PSD apelou ao Governo que organize o ato eleitoral de domingo de forma a que as pessoas “sintam segurança” e pediu aos portugueses que vão votar, recordando, contudo, que defendeu o adiamento …