Desvio de fundos comunitários pode ter financiado campanha eleitoral em Barcelos

ACIB Barcelos / Facebook

O presidente da ACIB, João Albuquerque, e o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

A Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) está no meio de uma teia de suspeitas que envolvem o actual presidente da entidade, João Albuquerque, mas também o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

Estas suspeitas foram denunciadas às autoridades por uma fonte anónima e são tornadas públicas pela RTP1, no programa “Sexta às 9”.

O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Braga está a investigar o caso desde 2016, após o aparecimento dessas denúncias anónimas sobre alegadas irregularidades na formação profissional, mas o processo continua sem arguidos.

A RTP1 repara que a entidade de Utilidade Pública recebeu, nos últimos 10 anos, 40 milhões de euros de fundos comunitários, suspeitando-se do desvio de fundos através de um esquema que envolve várias empresas.

Uma ex-formadora da ACIB fala em “jogos ao nível da contabilidade”, nomeadamente com a emissão de donativos e notas de crédito, através de sobre-facturação, facturação fictícia ou contratos de aluguer fictícios, conforme apurou o “Sexta às 9”.

Estas operações seriam sempre feitas com as mesmas empresas, designadamente com a ALG, que se dedicava à venda de material informático e que era propriedade de José Santos Alves e da esposa Laura da Costa Gomes, a irmã do presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

Costa Gomes é actualmente presidente honorário da ACIB, depois de ter desempenhado cargos executivos na Associação. Já João Albuquerque foi director-geral da ACIB durante 20 anos, e foi depois escolhido para ser o chefe de gabinete de Costa Gomes na autarquia, chegando à presidência da Associação em 2012.

A RTP nota que entre 2009 e 2016, a ALG facturou mais de 1,6 milhões de euros à ACIB. Todavia, a empresa fechou portas no início de 2018 sem qualquer actividade declarada.

Acresce a curiosidade de a irmã do presidente da Câmara de Barcelos estar registada como empresária em nome individual na Colômbia, apresentando uma morada de um bairro social.

A investigação do “Sexta às 9” menciona a existência de várias operações que levantam dúvidas, nomeadamente de donativos feitos pela ALG à ACIB no valor de 51 mil euros, distribuídos por três cheques distintos, todos passados no mesmo mês, depois de a empresa ter recebido 115 mil euros da Associação.

Dinheiro usado para financiar campanha eleitoral

Na denúncia anónima apresentada à justiça em 2016, referem-se “fraudes sucessivas de vários milhões de euros”, com o “dinheiro distribuído em numerário, entre os envolvidos”, como cita a RTP1. Essas verbas terão também sido utilizadas para “o financiamento da campanha eleitoral” do actual presidente da Câmara de Barcelos, eleito pelo PS.

O “Sexta às 9” refere a coincidência de em 2009, precisamente o ano da campanha eleitoral, as contas da ACIB registarem os valores mais elevados de sempre com gastos de representação, deslocação, estadias e publicidade – quase 150 mil euros.

As partes sob suspeita asseguram que é “falso que a ACIB tenha financiado a campanha”.

João Albuquerque também esteve envolvido num esquema de angariação de militantes para o PS, em 2011, que passava pela oferta de iPhones e de computadores portáteis, conforme o número de pessoas angariadas.

A RTP1 lembra, ainda, que uma auditoria feita pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) apurou que João Albuquerque recebeu indevidamente cerca de 200 mil euros, a título de salários como coordenador pedagógico de projectos da ACIB. Todavia, o IEFP não reclamou essas verbas pagas indevidamente durante dois e anos e 8 meses, nota a reportagem, realçando que o dinheiro acabou por ser devolvido pela ACIB em 2017.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Olha a novidade!
    Senhores da PJ e outros, vão ver as “empresas” privadas e também as municipais, que “dão” formação, às vezes a formandos “fantasma”, e alugam salas, etc a coisas que nunca foram feitas!
    Muito autarca dito “sério” se andou e anda a “abotoar” com fundos, que desviam para si e familiares e amigos.
    Escrutinem, auditem, investiguem tudo o que for fundos comunitários, mas com INSPETORES a sério e vão descobrir muitos fundos desviados.
    Mudem a porra do ónus da prova…da forma como isto está só serve aos corruptos!

  2. e não só, as ipss que tem socios que já morreram ou que já não são socios e continuam la inscritos para poder receber mais alguns junto a segurança social

  3. A ACIB (associação onde o actual presidente da Câmara da Barcelos foi presidente durante 20 anos!), já há muito que era notada, quer pelas suspeitas de formação fraudulenta (até presidente actual se intitula engenheiro, quando nem licenciado é!), mas, principalmente, porque apareciam em todo o lado e com um nível de ostentação incompressível para uma suposta associação de comerciantes – há uns anos, numa feira na Exponor, tinham o maior stand (com um palco enorme onde foi atcuar a “cantor” Angélico)!!
    Portanto, estes nem sequer disfarçavam!…
    .
    Hoje, mais do que nunca, há que passar todas essas supostas associações a pente fino!!

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …