Desvio de fundos comunitários pode ter financiado campanha eleitoral em Barcelos

ACIB Barcelos / Facebook

O presidente da ACIB, João Albuquerque, e o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

A Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) está no meio de uma teia de suspeitas que envolvem o actual presidente da entidade, João Albuquerque, mas também o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

Estas suspeitas foram denunciadas às autoridades por uma fonte anónima e são tornadas públicas pela RTP1, no programa “Sexta às 9”.

O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Braga está a investigar o caso desde 2016, após o aparecimento dessas denúncias anónimas sobre alegadas irregularidades na formação profissional, mas o processo continua sem arguidos.

A RTP1 repara que a entidade de Utilidade Pública recebeu, nos últimos 10 anos, 40 milhões de euros de fundos comunitários, suspeitando-se do desvio de fundos através de um esquema que envolve várias empresas.

Uma ex-formadora da ACIB fala em “jogos ao nível da contabilidade”, nomeadamente com a emissão de donativos e notas de crédito, através de sobre-facturação, facturação fictícia ou contratos de aluguer fictícios, conforme apurou o “Sexta às 9”.

Estas operações seriam sempre feitas com as mesmas empresas, designadamente com a ALG, que se dedicava à venda de material informático e que era propriedade de José Santos Alves e da esposa Laura da Costa Gomes, a irmã do presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

Costa Gomes é actualmente presidente honorário da ACIB, depois de ter desempenhado cargos executivos na Associação. Já João Albuquerque foi director-geral da ACIB durante 20 anos, e foi depois escolhido para ser o chefe de gabinete de Costa Gomes na autarquia, chegando à presidência da Associação em 2012.

A RTP nota que entre 2009 e 2016, a ALG facturou mais de 1,6 milhões de euros à ACIB. Todavia, a empresa fechou portas no início de 2018 sem qualquer actividade declarada.

Acresce a curiosidade de a irmã do presidente da Câmara de Barcelos estar registada como empresária em nome individual na Colômbia, apresentando uma morada de um bairro social.

A investigação do “Sexta às 9” menciona a existência de várias operações que levantam dúvidas, nomeadamente de donativos feitos pela ALG à ACIB no valor de 51 mil euros, distribuídos por três cheques distintos, todos passados no mesmo mês, depois de a empresa ter recebido 115 mil euros da Associação.

Dinheiro usado para financiar campanha eleitoral

Na denúncia anónima apresentada à justiça em 2016, referem-se “fraudes sucessivas de vários milhões de euros”, com o “dinheiro distribuído em numerário, entre os envolvidos”, como cita a RTP1. Essas verbas terão também sido utilizadas para “o financiamento da campanha eleitoral” do actual presidente da Câmara de Barcelos, eleito pelo PS.

O “Sexta às 9” refere a coincidência de em 2009, precisamente o ano da campanha eleitoral, as contas da ACIB registarem os valores mais elevados de sempre com gastos de representação, deslocação, estadias e publicidade – quase 150 mil euros.

As partes sob suspeita asseguram que é “falso que a ACIB tenha financiado a campanha”.

João Albuquerque também esteve envolvido num esquema de angariação de militantes para o PS, em 2011, que passava pela oferta de iPhones e de computadores portáteis, conforme o número de pessoas angariadas.

A RTP1 lembra, ainda, que uma auditoria feita pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) apurou que João Albuquerque recebeu indevidamente cerca de 200 mil euros, a título de salários como coordenador pedagógico de projectos da ACIB. Todavia, o IEFP não reclamou essas verbas pagas indevidamente durante dois e anos e 8 meses, nota a reportagem, realçando que o dinheiro acabou por ser devolvido pela ACIB em 2017.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Olha a novidade!
    Senhores da PJ e outros, vão ver as “empresas” privadas e também as municipais, que “dão” formação, às vezes a formandos “fantasma”, e alugam salas, etc a coisas que nunca foram feitas!
    Muito autarca dito “sério” se andou e anda a “abotoar” com fundos, que desviam para si e familiares e amigos.
    Escrutinem, auditem, investiguem tudo o que for fundos comunitários, mas com INSPETORES a sério e vão descobrir muitos fundos desviados.
    Mudem a porra do ónus da prova…da forma como isto está só serve aos corruptos!

  2. e não só, as ipss que tem socios que já morreram ou que já não são socios e continuam la inscritos para poder receber mais alguns junto a segurança social

  3. A ACIB (associação onde o actual presidente da Câmara da Barcelos foi presidente durante 20 anos!), já há muito que era notada, quer pelas suspeitas de formação fraudulenta (até presidente actual se intitula engenheiro, quando nem licenciado é!), mas, principalmente, porque apareciam em todo o lado e com um nível de ostentação incompressível para uma suposta associação de comerciantes – há uns anos, numa feira na Exponor, tinham o maior stand (com um palco enorme onde foi atcuar a “cantor” Angélico)!!
    Portanto, estes nem sequer disfarçavam!…
    .
    Hoje, mais do que nunca, há que passar todas essas supostas associações a pente fino!!

RESPONDER

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …