/

Cientistas estão a desvendar os mistérios da origem da fotossíntese

Um novo estudo planeia desvendar os mistérios da origem da fotossíntese. Embora seja um processo pré-histórico, ainda pouco se sabe sobre as suas origens.

Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar em energia química para realização da síntese de compostos orgânicos, como plantas ou algas.

Há dois tipos de fotossíntese: oxigénica e anoxigénica, ou produtora e não produtora de oxigénio. Para entender a origem da fotossíntese, os cientistas devem primeiro fazer a distinção entre esses dois tipos. Ambos os processos são antigos, tendo talvez até dois mil milhões de anos.

Um novo estudo do Imperial College London visa desvendar os mistérios que cercam as origens da fotossíntese.

Segundo o Tech Explorist, os cientistas estão a tentar usar culturas de cianobactérias multigeracionais de longa data para revelar a origem da fotossíntese. Os autores vão cultivar as suas próprias cianobactérias para determinar a velocidade da sua evolução.

“É assim que ganhamos uma compreensão mais conclusiva das origens da fotossíntese, usando dados validados experimentalmente”, sublinhou Tanai Cardona, líder do Laboratório de Evolução Molecular do Imperial College London, em comunicado.

Os cientistas vão deixar as cianobactérias crescer e evoluir ao longo do tempo, usando depois técnicas de sequenciamento de genoma para rastrear as mudanças no genoma em intervalos regulares. Isto vai ajudar a determinar quão rápido os diferentes tipos de cianobactérias evoluem.

Além disso, os cientistas vão medir a taxa de mudança do genoma. Isto permite que eles determinem as diferenças na mudança evolutiva em diferentes estirpes ou espécies de cianobactérias.

“Diferentes grupos de cianobactérias surgiram em diferentes pontos no tempo ao longo de mil milhões de anos, e alguns podem ter mais semelhanças com os seus ancestrais primordiais. Nunca é correto considerar qualquer espécie existente como mais “primitiva” do que outra, já que todas as espécies surgiram do mesmo ancestral”, começou por dizer Cardona.

“No entanto, algumas dessas espécies de cianobactérias retêm características que são consideradas bastante antigas e que podem elucidar sobre como é que essas espécies evoluíram em primeiro lugar”, acrescentou.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.