Cientistas estão a desvendar os mistérios da origem da fotossíntese

Um novo estudo planeia desvendar os mistérios da origem da fotossíntese. Embora seja um processo pré-histórico, ainda pouco se sabe sobre as suas origens.

Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar em energia química para realização da síntese de compostos orgânicos, como plantas ou algas.

Há dois tipos de fotossíntese: oxigénica e anoxigénica, ou produtora e não produtora de oxigénio. Para entender a origem da fotossíntese, os cientistas devem primeiro fazer a distinção entre esses dois tipos. Ambos os processos são antigos, tendo talvez até dois mil milhões de anos.

Um novo estudo do Imperial College London visa desvendar os mistérios que cercam as origens da fotossíntese.

Segundo o Tech Explorist, os cientistas estão a tentar usar culturas de cianobactérias multigeracionais de longa data para revelar a origem da fotossíntese. Os autores vão cultivar as suas próprias cianobactérias para determinar a velocidade da sua evolução.

“É assim que ganhamos uma compreensão mais conclusiva das origens da fotossíntese, usando dados validados experimentalmente”, sublinhou Tanai Cardona, líder do Laboratório de Evolução Molecular do Imperial College London, em comunicado.

Os cientistas vão deixar as cianobactérias crescer e evoluir ao longo do tempo, usando depois técnicas de sequenciamento de genoma para rastrear as mudanças no genoma em intervalos regulares. Isto vai ajudar a determinar quão rápido os diferentes tipos de cianobactérias evoluem.

Além disso, os cientistas vão medir a taxa de mudança do genoma. Isto permite que eles determinem as diferenças na mudança evolutiva em diferentes estirpes ou espécies de cianobactérias.

“Diferentes grupos de cianobactérias surgiram em diferentes pontos no tempo ao longo de mil milhões de anos, e alguns podem ter mais semelhanças com os seus ancestrais primordiais. Nunca é correto considerar qualquer espécie existente como mais “primitiva” do que outra, já que todas as espécies surgiram do mesmo ancestral”, começou por dizer Cardona.

“No entanto, algumas dessas espécies de cianobactérias retêm características que são consideradas bastante antigas e que podem elucidar sobre como é que essas espécies evoluíram em primeiro lugar”, acrescentou.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …