Desvendado o mistério de pintura com 118 anos encontrada na Antárctida

O mistério em torno de uma aguarela com um pássaro morto que tinha sido descoberta numa antiga cabana na Antárctida foi finalmente, desvendado.

A pintura, de uma trepadeira-do-bosque, estava numa cabana construída por exploradores noruegueses e que depois foi usada pela trágica Expedição Terra Nova, empreendida em Janeiro de 1912, que resultou na morte do capitão britânico Robert Falcon Scott e de mais quatro exploradores, quando tentavam regressar do Pólo Sul.

A imagem foi encontrada numa pilha de papéis cobertos de mofo e de fezes de pinguins e acredita-se que tenha sido pintada por um dos elementos da equipa de Scott, o médico, ornitólogo e especialista em História Natural britânico Edward Wilson.

Para Josefin Bergmark-Jimenez, técnica de conservação da Antarctic Heritage Trust, ONG neozelandesa que se dedica à preservação da História dos grandes conquistadores da Antárctida, a descoberta foi o “maior momento” da sua carreira.

“Havia esta linda pintura, a minha surpresa foi tamanha que dei um salto. Então, levei-a para fora e não conseguia parar de olhar para ela – as cores, a vitalidade, é uma peça tão bonita”, destaca Bergmark-Jimenez, assumindo que “não podia acreditar que estivesse lá”.

Antarctic Heritage Trust

Aguarela pintada em 1899 foi descoberta numa cabana na Antárctida.

A aguarela, pintada em 1899, foi descoberta numa cabana na Antárctida.

A descoberta ocorreu em 2016, mas foi mantida em segredo para que os conservadores pudessem restaurar cerca de 1.500 artefactos de duas cabanas construídas por exploradores noruegueses em Cape Adare, em 1899.

A pintura tem a inscrição “1899 Tree Creeper” (ou seja, “1899 Trepadeira-do-bosque”) junto da inicial T. De início, os especialistas não conseguiram identificar o artista, mas após ir a uma palestra sobre Edward Wilson e ver outros trabalhos seus, Bergmark-Jimenez deu-se conta de que a pintura só poderia ser dele.

“Assim que vi a sua grafia característica, soube que ele tinha pintado o pássaro. Isto fez sentido, já que havia um artigo de jornal de 1911 sobre o grupo de Scott que foi para a Antárctida através da Nova Zelândia (na pilha de papéis)”, explica a técnica de conservação.

Antarctic Heritage Trust

Josefin Bergmark-Jimenez, técnica de conservação neo-zelandesa, com aquarela de 118 anos descoberta na Antárctida.

Josefin Bergmark-Jimenez, técnica de conservação neo-zelandesa, com aguarela de 118 anos descoberta na Antárctida.

Edward Wilson nasceu em 1872 em Cheltenham, em Inglaterra, onde uma galeria de arte e um museu têm o seu nome e exibem colecções permanentes do seu trabalho. A sua estátua de bronze, criada pela viúva de Scott, Kathleen Scott, fica em frente à Câmara da cidade e uma escola primária em Paddington, Londres, também tem o seu nome.

“Ele não era apenas um pintor talentoso, mas um cientista e um médico que foi integrante essencial das duas expedições de Scott (ao continente antárctico, em 1911 e 1912)”, conta Lizzie Meek, da Antarctic Heritage Trust.

Bergmark-Jimenez explica que a pintura está em condições tão boas, apesar de as aguarelas serem “muito susceptíveis à luz”, pelo facto de “ter passado 100 anos escondida entre outros papéis, no meio de condições de frio e escuridão“. O cenário “foi o ideal para conservá-la”, refere.

Não se sabe porquê, nem como é que a pintura foi deixada na cabana, já que a trepadeira-do-bosque é um pássaro do Hemisfério Norte. “É provável que Wilson tenha feito a pintura quando estava a recuperar de tuberculose na Europa“, refere a técnica de conservação.

Mas o pássaro nunca “voará” de regresso ao norte, já que o espaço já tem o estatuto de Área de Protecção Especial da Antárctida – e todos os artefactos serão devolvidos à cabana após o seu restauro.

Canterbury Museum

Edward Wilson morreu durante a expedição do capitão Robert Falcon Scott ao Polo Sul

Edward Wilson morreu durante a expedição do capitão Robert Falcon Scott ao Polo Sul

ZAP // BBC

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. -“artefactos de duas cabanas construídas por exploradores noruegueses em Cape Adare, em 1988.” ?
    Não será 1898 ? Ou 1889?

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …