“Desrespeito total“. Governo chinês goza com a crise de covid-19 que assola a Índia

Jewel Samad / AFP

Familiares abraçados observam piras funerárias de mortos por covid-19 na Índia

Para grande parte da população da China, o lançamento do primeiro módulo da estação espacial, que ocorreu na semana passada, foi um momento de orgulho. No entanto, para o Partido Comunista, foi uma forma de gozar com a tragédia que a Índia está a atravessar devido à covid-19.

Na plataforma Weibo, a conta, associada ao Partido Comunista Chinês, partilhou uma foto do foguete chinês Longa Marcha-5B a descolar, ao lado de uma foto onde se podem observar vários corpos a serem cremados na Índia.

“China a acender fogo contra a Índia”, dizia a legenda, acompanhada por uma hashtag que afirmava que os casos de covid-19 na Índia ultrapassaram os 400.000 por dia.

A conta que partilhou a imagem está vinculada à Comissão Central para Assuntos Políticos e Jurídicos, um poderoso órgão do Partido Comunista, que supervisiona os tribunais do país e órgãos de aplicação da lei. Várias outras contas do governo administradas pela polícia e tribunais locais partilharam as fotos.

Embora o sentimento nacionalista contra a Índia tenha aumentado nos últimos meses, devido a disputas na fronteira, muitos utilizadores ficaram chocados com a partilha.

“Não acredito que isto foi partilhado por uma conta do governo. É preciso usar o sofrimento dos outros para destacar o orgulho nacional?”, pode ler-se num dos comentários.

“Como isto pode ser aprovado? É um desrespeito total à vida humana”, dizia outro.

Hu Xijin, o editor-chefe do Global Times, um jornal estatal conhecido pela sua postura nacionalista, também criticou o post: “Não acho que seja apropriado certas instituições oficiais chinesas gozarem com a Índia neste momento”.

Devido à controvérsia que gerou, a imagem acabou por ser removida do Weibo.

Segundo a CNN, dias antes, o presidente Xi Jinping enviou uma mensagem de condolências ao primeiro-ministro indiano Narendra Modi e ofereceu ajuda ao país, após uma série de promessas semelhantes de autoridades chinesas.

Contudo, o incidente é o exemplo mais recente de como uma tentativa de atiçar o nacionalismo pode representar um tom insensível não só para o país em questão, como para a comunidade internacional.

Embora estas partilhas possam ganhar o apoio de nacionalistas chineses – e talvez o reconhecimento de alguns chefes do Partido -, é a imagem internacional da China que paga o preço das suas atitudes menos diplomáticas.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Só a aniquilação da China como um todo permitirá o reequilíbrio Mundial. Espero que Biden (um Presidente USA Democrata começa sempre uma Guerra) e Modi se encarreguem disso depressa ….

    • Neste momento arrisco-me a dizer que muito provavelmente até os EUA poderão não ter equipamento suficiente para “arrumar” com a China. Para além de maior potência económica, já deverá estar próximo de ser a maior potência militar. Pesquise nos novos armamentos do exército chinês e vai perceber o que lhe estou a referir.

    • ZAP: Este senhor está a incitar a aniquilação de um país e a uma guerra. Isto está, óbviamente, contra os valores e regras deste espaço. Não é aceitável que tal esteja ainda publicado! Obrigado.

  2. É incrivel o quanto as pessoas são extremamente preconceituosas. Alguém terá publicado uma fotografia ofensiva que, supostamente, estaria ligada ao Partido Comunista Chinês (uma conta de uma plataforma digital que qualquer bicho careta cria…). Nem sequer poem em causa a “fonte” dessa imagem. Partem imediatamente do principio que quem é comunista é má pessoa. Que quem é chinês é comunista e, por consequência, é má pessoa. E ainda dizem que Portugal não é racista… Vergonha!!!

  3. Isto do vírus tornou-se num bom negócio para os chineses e agora até gozam com o mal alheio, os pategos europeus vão continuando a encher-lhes os bolsos fechando as fábricas por cá e indo a comprar lá e arredores, depois chamem-lhes parvos!

RESPONDER

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …

Presidente do Atlético diz que "Félix será um dos melhores da Europa"

O presidente do Atlético de Madrid garantiu que, "dentro de meses", o jovem português "será um dos melhores jogadores da Europa". Numa entrevista à Cadena Cope e Rádio Marca, Enrique Cerezo abordou vários assuntos sobre o …