Despedido autor de blogue chinês que se encontrou com John Kerry

americanprogressaction / Flickr

O secretário de Estado americano, John Kerry

O secretário de Estado americano, John Kerry

O autor de um blogue chinês que apelou ao secretário de Estado norte-americano, John Kerry, para impulsionar a liberdade na Internet na China foi despedido.

Zhang Jialong foi um dos quatro autores de blogues que se encontraram com John Kerry, em fevereiro, tendo exortado os Estados Unidos a ajudar a “derrubar a ‘grande muralha’ da Internet“.

A empresa para a qual trabalha – a Tencent – despediu-o na sexta-feira por “divulgar segredos comerciais e outras informações confidenciais e sensíveis”, disse hoje o próprio à agência AFP, para quem o despedimento figura como uma represália pelo seu encontro com o chefe da diplomacia norte-americana.

Zhang Jialong disse que responsáveis da Tencent – uma das empresas de serviços de Internet mais conhecidas do país – lhe indicaram que o despedimento foi motivado pelo encontro e por ter publicado ‘online’ ordens de censura emitidas pelo Governo chinês.

Entre as diretivas publicadas por Zhang Jialong estava uma instrução para portais na Internet para que apagassem o vídeo de um cantor de Taiwan por mostrar, por breves momentos, “um homem numa ambulância envergando um lenço com a mensagem ‘Libertem o Tibete'”.

“A Tencent disse-me que tomaram essa decisão depois de consultas com o governo, pelo que se trata de uma decisão política, apontou, acrescentando que “a situação da liberdade na Internet na China está cada vez pior”.

A China tem mais de 600 milhões de internautas, a maior população ‘online’ do mundo.

A crescente popularidade dos microblogues nos últimos anos desencadeou uma campanha apoiada pelo Governo para um maior controlo sobre os ‘media’ sociais.

O Supremo Tribunal da China decretou, no ano passado, que os utilizadores arriscam uma pena de três anos de prisão se informações “caluniosas” divulgadas ‘online’ forem vistas mais de 5.000 vezes e encaminhadas mais de 500.

Centenas de pessoas têm sido detidas ao abrigo das novas regras, de acordo com grupos de defesa dos direitos humanos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser “muito difíceis”

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas …

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais. Segundo anunciou esta …

Consumo de antibióticos desce 22% durante a pandemia. Menos 1,1 milhões de embalagens vendidas

O consumo de antibióticos registou uma descida na ordem dos 22% nos primeiros oito meses deste ano. Venderam-se menos 1,1 milhões de embalagens, quando comparado com igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste …

Portugal regista mais 2.447 casos e 27 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 2.447 casos positivos e 27 mortes por covid-19. A informação foi divulgada, esta segunda-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico divulgado hoje revela que …

Testes rápidos devem ser aplicados em surtos em escolas ou lares

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, hoje publicada, determina que em situações de surto em escolas, lares ou outras instituições devem ser utilizados preferencialmente testes rápidos no sentido de aplicar "rapidamente as medidas adequadas …

Em Berlim, Marta Temido defende reforma e reforço de poder da OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve ser alvo de uma reforma substancial que leve ao reforço do seu poder internacional na sequência da pandemia de Covid-19, defendeu esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta …

PJ faz buscas à Fiscalização e Contratação da Câmara de Barcelos

A investigação, relacionada com contractos efetuados no pelouro da vereadora Anabela Real, estão a ser investigados pela Polícia Judiciária. A Polícia Judiciária (PJ) fez hoje buscas na Câmara de Barcelos, tendo como alvo principal os serviços …

Governo ordena "encerramento compulsivo" do Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, determinou o "encerramento compulsivo" do Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria, instituição privada detida pelo grupo Lusófona, que deverá fechar portas até ao fim …

Em recuperação, Navalny fala sobre envenenamento. “Foi um projeto pessoal de Putin que falhou"

Em entrevista ao canal de televisão inependente Dozhd TV, Alexei Navalny, que se encontra em recuperação da tentativa de assassinato com o agente químico Novichok, garante que ninguém o vai parar e lança farpas a …

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …