Autoridades deslocam cerca de 300 mil devido a chegada de ciclone à Índia

STR / EPA

Cerca de 300.000 pessoas serão levadas para abrigos temporários devido à aproximação à costa oeste da Índia de um ciclone “muito severo” com rajadas de vento de 170 quilómetros por hora, anunciaram hoje as autoridades.

As autoridades de Gujarate anunciaram hoje que aproximadamente 280.000 pessoas serão movidas para refúgios temporários durante a passagem do ciclone. O ministro-chefe de Gujarate, Vijay Rupani, pediu através das redes sociais que os turistas saiam das zonas costeiras até hoje à tarde, noticia a Associated Press.

O Departamento de Meteorologia da Índia prevê que a tempestade se mova mais de 13 quilómetros por hora e atravesse a costa do estado de Gujarate e a ilha de Diu, com ventos de entre 145 e 170 quilómetros por hora na manhã de quinta-feira, indicou hoje um repórter.

As autoridades também preveem “chuvas muito intensas” sobre as várias regiões de Gujarate, com precipitações torrenciais entre os 115 e os 204 mililitros diários.

A intempérie deverá inundar as zonas baixas da costa em vários distritos do oeste, podendo “causar a destruição total” das casas rurais e os ventos provocarão a explosão de objetos pesados e a destruição das infraestruturas de telecomunicações.

Estão previstos danos nas estradas, nas ferrovias e nas plantações, assim como também foi pedido aos pescadores que suspendessem a atividade no mar.

De acordo com o Departamento de Meteorologia, às 13:00 locais (10:00 em Lisboa), o ciclone encontrava-se a 290 quilómetros da costa da cidade de Bombaim. As catástrofes meteorológicas são habituais no sul da Ásia e a passagem de tempestades geralmente atravessa de forma brusca a costa da Índia, causando mortes.

A tempestade coincide com a onda de calor no norte e no sul do país, onde foram registadas, nas últimas semanas, temperaturas recorde.

De acordo com os registos meteorológicos, Nova Deli registou temperaturas de 48 graus centígrados na segunda-feira, a temperatura mais alta registada nesta época do ano. Em alguns locais, como a cidade de Churu, no deserto de Thar, com registos acima dos 50 centígrados, ultrapassando os valores históricos nacionais.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …