Deslizamentos de terras fizeram 12 mortos na Indonésia

Dedi Sahputra / EPA

Familiares d euma das vítimas da queda de um avião militar numa zona residencial em Medan, Sumatra do Norte, Indonésia

Doze pessoas, incluindo crianças, morreram na sequência de deslizamentos de terras, que soterraram várias casas na ilha turística de Bali, anunciaram esta sexta-feira as autoridades indonésias.

O porta-voz da agência de gestão de desastres Sutopo Purwo Nugroho indicou que os deslizamentos de terras atingiram três aldeias em áreas montanhosas do distrito de Bangli e foram causados por chuvas torrenciais sustentadas.

Membros de duas famílias figuram entre as vítimas na aldeia de Songan, incluindo um menino de um ano, a sua irmã mais velha, de sete, e a sua mãe. Quatro pessoas morreram na aldeia de Awan e outra na de Sukawana.

A agência indicou que são esperadas mais chuvas torrenciais do género em Bali, pelo que advertiu a população para a possibilidade de novos desmoronamentos e inundações.

Duas pessoas foram hospitalizadas, com diversos tipos de ferimentos, na aldeia de Songan, enquanto outras duas sofreram ferimentos ligeiros depois de cinco casas terem ficado soterradas.

A ilha é o mais conhecido destino turístico da Indonésia devido nomeadamente às suas praias de areia branca.

As chuvas causam com frequência inundações e deslizamentos de terras na Indonésia, um arquipélago onde milhões de pessoas vivem em zonas montanhosas ou em áreas planas perto de rios.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …