/

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito.

Em conferência de imprensa na passada quinta-feira, o ministério egípcio esclareceu que não foram encontrados túmulos reais, tal como precisa o portal Live Science.

Para além das múmias, foram encontradas nas proximidades várias oficinas que revelam com mais detalhe a vida dos trabalhadores que construíram o majestoso complexo, localizado perto da cidade de Luxor.

As novas descobertas revelam áreas de armazenamento para o equipamentos dos trabalhadores, escritos nos quais se discutem as vidas dos mesmos e até um artefacto incomum que pode ter sido utilizado para mover móveis.

O complexo agora descoberto inclui oficinas utilizadas para colorir cerâmicas, fabricar móveis, limpar ouro e produzir jóias para adornar os enterros da elite egípcia, adiantou o líder da equipa de escavações Zahi Hawass, que é também o antigo ministro egípcio das antiguidades, dando conta que a produção de cerâmicas se dava a uma “escala industrial”.

Estas descobertas ajudarão os arqueólogos a melhor compreender a vida e o trabalho daqueles que construíram o complexo e os túmulos, disse ainda Hawass.

“Esta é uma descoberta é sem precedentes. Até agora, tudo o que sabíamos [sobre a região de Luxor] estava relacionado com os próprios túmulos, mas o novo achado nos permitirá lançar luz sobre as ferramentas e técnicas usadas para produzir os caixões e móveis reais colocados nos enterros”, disse Hawass em declarações à CNN.

O atual ministro das Antiguidades do Egito, Khaled al-Anani, disse ainda não descartar a possibilidade de serem encontrados túmulos reais. “Esperamos que um dia possamos encontrar túmulos reais ou privados” no Vale (…) Espera-se que a escavação leve mais anos”, rematou o responsável egípcio.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa dara Hosni Mubarak.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.