Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito.

Em conferência de imprensa na passada quinta-feira, o ministério egípcio esclareceu que não foram encontrados túmulos reais, tal como precisa o portal Live Science.

Para além das múmias, foram encontradas nas proximidades várias oficinas que revelam com mais detalhe a vida dos trabalhadores que construíram o majestoso complexo, localizado perto da cidade de Luxor.

As novas descobertas revelam áreas de armazenamento para o equipamentos dos trabalhadores, escritos nos quais se discutem as vidas dos mesmos e até um artefacto incomum que pode ter sido utilizado para mover móveis.

O complexo agora descoberto inclui oficinas utilizadas para colorir cerâmicas, fabricar móveis, limpar ouro e produzir jóias para adornar os enterros da elite egípcia, adiantou o líder da equipa de escavações Zahi Hawass, que é também o antigo ministro egípcio das antiguidades, dando conta que a produção de cerâmicas se dava a uma “escala industrial”.

Estas descobertas ajudarão os arqueólogos a melhor compreender a vida e o trabalho daqueles que construíram o complexo e os túmulos, disse ainda Hawass.

“Esta é uma descoberta é sem precedentes. Até agora, tudo o que sabíamos [sobre a região de Luxor] estava relacionado com os próprios túmulos, mas o novo achado nos permitirá lançar luz sobre as ferramentas e técnicas usadas para produzir os caixões e móveis reais colocados nos enterros”, disse Hawass em declarações à CNN.

O atual ministro das Antiguidades do Egito, Khaled al-Anani, disse ainda não descartar a possibilidade de serem encontrados túmulos reais. “Esperamos que um dia possamos encontrar túmulos reais ou privados” no Vale (…) Espera-se que a escavação leve mais anos”, rematou o responsável egípcio.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa dara Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobriram o segredo das pessoas que vivem mais de 110 anos

A longevidade excecional, como a das pessoas chegam a viver mais de 110 anos, pode dever-se a determinados glóbulos brancos raros no seu sangue. Um grupo de investigadores do Instituto Riken e da Universidade de Keio, …

Polícia do Chile suspende uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim

A polícia do Chile anunciou esta terça-feira a suspensão do uso armas de ar comprimido, que já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes, dias depois de um relatório ter revelado que os projéteis …

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …