Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito.

Em conferência de imprensa na passada quinta-feira, o ministério egípcio esclareceu que não foram encontrados túmulos reais, tal como precisa o portal Live Science.

Para além das múmias, foram encontradas nas proximidades várias oficinas que revelam com mais detalhe a vida dos trabalhadores que construíram o majestoso complexo, localizado perto da cidade de Luxor.

As novas descobertas revelam áreas de armazenamento para o equipamentos dos trabalhadores, escritos nos quais se discutem as vidas dos mesmos e até um artefacto incomum que pode ter sido utilizado para mover móveis.

O complexo agora descoberto inclui oficinas utilizadas para colorir cerâmicas, fabricar móveis, limpar ouro e produzir jóias para adornar os enterros da elite egípcia, adiantou o líder da equipa de escavações Zahi Hawass, que é também o antigo ministro egípcio das antiguidades, dando conta que a produção de cerâmicas se dava a uma “escala industrial”.

Estas descobertas ajudarão os arqueólogos a melhor compreender a vida e o trabalho daqueles que construíram o complexo e os túmulos, disse ainda Hawass.

“Esta é uma descoberta é sem precedentes. Até agora, tudo o que sabíamos [sobre a região de Luxor] estava relacionado com os próprios túmulos, mas o novo achado nos permitirá lançar luz sobre as ferramentas e técnicas usadas para produzir os caixões e móveis reais colocados nos enterros”, disse Hawass em declarações à CNN.

O atual ministro das Antiguidades do Egito, Khaled al-Anani, disse ainda não descartar a possibilidade de serem encontrados túmulos reais. “Esperamos que um dia possamos encontrar túmulos reais ou privados” no Vale (…) Espera-se que a escavação leve mais anos”, rematou o responsável egípcio.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa dara Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …