Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito.

Em conferência de imprensa na passada quinta-feira, o ministério egípcio esclareceu que não foram encontrados túmulos reais, tal como precisa o portal Live Science.

Para além das múmias, foram encontradas nas proximidades várias oficinas que revelam com mais detalhe a vida dos trabalhadores que construíram o majestoso complexo, localizado perto da cidade de Luxor.

As novas descobertas revelam áreas de armazenamento para o equipamentos dos trabalhadores, escritos nos quais se discutem as vidas dos mesmos e até um artefacto incomum que pode ter sido utilizado para mover móveis.

O complexo agora descoberto inclui oficinas utilizadas para colorir cerâmicas, fabricar móveis, limpar ouro e produzir jóias para adornar os enterros da elite egípcia, adiantou o líder da equipa de escavações Zahi Hawass, que é também o antigo ministro egípcio das antiguidades, dando conta que a produção de cerâmicas se dava a uma “escala industrial”.

Estas descobertas ajudarão os arqueólogos a melhor compreender a vida e o trabalho daqueles que construíram o complexo e os túmulos, disse ainda Hawass.

“Esta é uma descoberta é sem precedentes. Até agora, tudo o que sabíamos [sobre a região de Luxor] estava relacionado com os próprios túmulos, mas o novo achado nos permitirá lançar luz sobre as ferramentas e técnicas usadas para produzir os caixões e móveis reais colocados nos enterros”, disse Hawass em declarações à CNN.

O atual ministro das Antiguidades do Egito, Khaled al-Anani, disse ainda não descartar a possibilidade de serem encontrados túmulos reais. “Esperamos que um dia possamos encontrar túmulos reais ou privados” no Vale (…) Espera-se que a escavação leve mais anos”, rematou o responsável egípcio.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa dara Hosni Mubarak.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …