Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito.

Em conferência de imprensa na passada quinta-feira, o ministério egípcio esclareceu que não foram encontrados túmulos reais, tal como precisa o portal Live Science.

Para além das múmias, foram encontradas nas proximidades várias oficinas que revelam com mais detalhe a vida dos trabalhadores que construíram o majestoso complexo, localizado perto da cidade de Luxor.

As novas descobertas revelam áreas de armazenamento para o equipamentos dos trabalhadores, escritos nos quais se discutem as vidas dos mesmos e até um artefacto incomum que pode ter sido utilizado para mover móveis.

O complexo agora descoberto inclui oficinas utilizadas para colorir cerâmicas, fabricar móveis, limpar ouro e produzir jóias para adornar os enterros da elite egípcia, adiantou o líder da equipa de escavações Zahi Hawass, que é também o antigo ministro egípcio das antiguidades, dando conta que a produção de cerâmicas se dava a uma “escala industrial”.

Estas descobertas ajudarão os arqueólogos a melhor compreender a vida e o trabalho daqueles que construíram o complexo e os túmulos, disse ainda Hawass.

“Esta é uma descoberta é sem precedentes. Até agora, tudo o que sabíamos [sobre a região de Luxor] estava relacionado com os próprios túmulos, mas o novo achado nos permitirá lançar luz sobre as ferramentas e técnicas usadas para produzir os caixões e móveis reais colocados nos enterros”, disse Hawass em declarações à CNN.

O atual ministro das Antiguidades do Egito, Khaled al-Anani, disse ainda não descartar a possibilidade de serem encontrados túmulos reais. “Esperamos que um dia possamos encontrar túmulos reais ou privados” no Vale (…) Espera-se que a escavação leve mais anos”, rematou o responsável egípcio.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa dara Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo aberto para suspender pagamento por conta do IRC

O deputado do PEV José Luís Ferreira afirmou hoje que o Governo demonstrou abertura para suspender este ano o pagamento por conta do IRC e para criar um fundo de tesouraria destinado às pequenas e …

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …