Descodificado genoma da papoila do ópio, uma planta essencial na medicina

A papoila-do-Oriente, ou papoila do ópio, é uma planta essencial na medicina. Agora, os cientistas descobriram como a planta evoluiu para produzir compostos com um poderoso efeito analgésico.

É da papoila-do-Oriente, ou papoila do ópio, que se extraem os compostos mais utilizados na produção dos analgésicos mais poderosos. Agora, os cientistas descodificaram o genoma desta planta, que pode ajudar a compreender melhor a resistência de algumas doenças aos seus efeitos, contribuindo para novas estratégias para contornar esse problema.

Ian Graham, principal autor do estudo publicado esta quinta-feira na revista Science, adianta que “há décadas que os bioquímicos se perguntam como as plantas evoluíram para se tornarem uma das fontes mais ricas da diversidade química na Terra”.

“Com o nosso estudo descobrimos como isso aconteceu na papoila do ópio”, refere o cientista que, em conjunto com uma equipa internacional de cientistas da Austrália, China, Estados Unidos e Reino Unido conseguiu decifrar cerca de 95% de toda a informação genética da planta, que se distribui por 11 cromossomas.

Segundo o Diário de Notícias, uma das descobertas mais emocionantes é o agregado de 15 genes que codificam as enzimas envolvidas na síntese e produção da noscapina e dos compostos que entram na constituição da codeína e da morfina.

Além disso, a própria evolução do genoma desta planta é uma particularidade que mereceu a atenção dos cientistas. As plantas conseguem fazer a duplicação dos seus próprios genomas, conseguindo pôr os mesmos genes a fazer coisas diferentes, como produzir compostos químicos diferentes para os mais diversos objetivos.

No caso desta papoila, os cientistas descobriram que há 7,8 milhões de anos se operou no seu genoma uma dessas duplicações, que foi a responsável pela possibilidade de aquele agregado de genes passar a produzir aquela diversidade de compostos químicos.

Apesar de existirem mais de 80 espécies de papoilas, esta é a principal produtora destas substâncias alcaloides, como a morfina ou a codeína, além de se extrair desta planta o ópio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …

Alzheimer ataca regiões do cérebro que nos mantêm acordados durante o dia

Demasiadas sonecas durante o dia são um dos primeiros sinais externos do Alzheimer, embora seja difícil dizer por que isso acontece. Alguns cientistas sugeriram que a doença perturba as regiões do cérebro que promovem o …

Caminhar e correr torna-se agora mais fácil com estes novos calções robóticos

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram uns calções robóticos que nos fazem sentir até sete quilos mais leves quando estamos a caminhar ou a correr. Esta invenção poderá ajudar pessoas que caminhem …

Imagens da NASA mostram que a Lua brilha mais do que o Sol

Se os nossos olhos pudessem ver radiação altamente energética chamada raios-gama, a Lua pareceria mais brilhante do que o Sol. É assim que o Telescópio Espacial de Raios-gama Fermi da NASA tem visto o nosso …

Novo estudo adensa mistério sobre "Lago dos Esqueletos" nos Himalaias

Esqueletos humanos encontrados no lago Roopkund, na Índia, pertenceram a pessoas de origens várias, algumas do Mediterrâneo, que morreram em eventos separados por mil anos. O lago Roopkund, na Índia, é famoso por terem sido descobertos …

Livro que pertencia à biblioteca particular de Fernando Pessoa vai a leilão

Um livro que pertenceu à biblioteca particular de Fernando Pessoa foi colocado à venda na leiloeira BestNet Leilões, que funciona apenas online. O leilão n.º 2291 só termina na segunda semana de setembro, mas o valor …