Atrás da Via Láctea, “mora” uma colossal estrutura cósmica com 1.400 milhões de anos luz de comprimento

D. Pomarede, R. B. Tully, R. Graziani, H. Courtois, Y. Hoffman, J. Lezmy

Um novo mapa tridimensional do Universo produzido por uma equipa de astrónomos internacionais de várias universidades permitiu descobrir uma enorme estrutura cósmica “logo atrás” da Via Láctea.

Trata-se de um gigantesco “muro cósmico” que se estende por 1.400 milhões de anos-luz e que contém milhares de galáxias, precisa o portal Science Alert. Um ano-luz, recorde-se para termos de comparação, equivale a 9,4 biliões de quilómetros.

A equipa, que detalhou recentemente a descoberta na revista científica especializada The Astrophysical Journal, batizou a estrutura de “Muro do Pólo Sul”.

A estrutura cósmica, uma das maiores já descobertas pelo Homem, esteve até agora oculta porque grande parte da sua composição está a 500 milhões de anos-luz de distância da Via Láctea. Na prática, sintetiza o jornal espanhol ABC, é a nossa própria galáxia que nos impede de ver este corpo de gigantes proporções.

No que toca ao tamanho, a  Muralha do Pólo Sul rivaliza com a Grande Muralha Sloan, a sexta maior estrutura cósmica descoberta até agora descoberta.

Os cientistas sabem já há muito tempo que as galáxias não se distribuem de forma aleatória pelo Universo, estando antes agrupadas de forma muito específica para dar origem à chamada “teia de aranha cósmica”, que consiste em gigantes cadeias de hidrogénio que se encadeiam como pérolas num colar.

O mapeamento destes fios intergalácticos faz parte da cosmografia, que é a “cartografia do Cosmos”, tal como explicou o cientista Daniel Pomarede, cosmógrafo da Universidade Paris-Saclay (França) ao portal Live Science.

O “trono” das maiores estruturas pertence à Coroa Hércules-Boreal da Grande Muralha, que abrange mais de 10.000 milhões de anos-luz, quase um décimo do Universo observável, tendo o seu diâmetro cerca 93 mil milhões de anos-luz.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pronto, até agora já tudo isto me metia medo, podemos ser engolidos por um mini buraco negro do tamanho de uma bola de pingue-pongue e isto não consta da minha apólice.
    Agora ja temos aneis estranhos e muralhas que fazem nem sabemos o quê.
    Vou voltar ao episódio no Netflix da ‘Colony’. Aí esta tudo certeirinho, organizado e cheio de paz
    A realidade é demasiada cruel

  2. Isto só vem provar que existe mais matéria visível no universo do que aquilo que se pensa. Descobriu-se agora esta estrutura colossal, para além de outras já descobertas, quantas mais se irão descobrir à medida que os meios para as detectar se tornarem mais sofesticados? A meu ver, os cientistas andam à procura de algo que não existe, que é a tão célebre matéria escura.

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …