Descobertos restos mortais de acidente aéreo no Alasca em 1952

USAF / Wikimedia

Uma aeronave de transporte militar Douglas C-124C Globemaster II

Uma aeronave de transporte militar Douglas C-124C Globemaster II

Os restos mortais de 17 militares dos EUA, falecidos devido à queda de um avião no Estado do Alasca em 1952, foram recuperados mais de seis décadas depois, informaram fontes oficiais esta quarta-feira.

Outros 35 corpos continuam dados como desaparecidos e a ser procurados no local remoto da queda, adiantou o Departamento da Defesa, em comunicado.

O avião C-124 Globemaster despenhou-se em 22 de novembro de 1952, quando se dirigia do Estado de Washington para a base da força aérea em Elmendorf, no Alasca, com 41 passageiros e 11 tripulantes.

Condições meteorológicas adversas impediram operações de salvamento imediatas. Entre o final de novembro e o início de dezembro de 1952, várias equipas foram incapazes de localizar e recuperar qualquer dos envolvidos”, especificou-se no texto.

Em junho de 2012, um helicóptero da Guarda Nacional do Alasca detetou destroços do avião, enquanto fazia um voo de treino na zona a ocidente do Monte Gannett, e buscas subsequentes confirmaram que se tratava de restos do acidente de 1952.

“Os cientistas do Laboratório de Identificação de DNA das Forças Armadas, do Departamento da Defesa, usaram instrumentos forenses e provas circunstanciais na identificação dos 17 militares”, acrescentou-se no texto.

“As restantes pessoas continuam por localizar e o local do acidente vai continuar a ser monitorizado para futuras possíveis descobertas”, anunciou o Departamento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …