/

Descobertos ossos do rei Alfredo o Grande, fundador de Inglaterra

Wessex Archaeology / Flickr

-

Uma equipa de arqueólogos anunciou esta sexta-feira que pode ter encontrado um dos ossos do rei Alfredo, o Grande, que no século IX combateu os ‘viking’ e lançou as bases da Inglaterra como nação.

Testes indicaram que um osso pélvico descoberto numa caixa num museu em Winchester, sul da Inglaterra, pertence provavelmente ao monarca Alfredo o Grande, ou ao seu filho, o rei Eduardo, o Velho, referiram.

O osso esteve armazenado desde que foi descoberto em 1999 em escavações num parque de estacionamento, que tinha sido construído sobre o local de uma catedral anglo-saxónica.

Odejea / Wikimedia

Estátua de Alfredo o Grande em Winchester

Estátua de Alfredo o Grande em Winchester

Nick Thorpe, do departamento de arqueologia da Universidade de Winchester, afirma que os cientistas estão “muito animados por terem conseguido estabelecer uma ligação plausível entre aquele osso humano e uma daquelas duas figuras cruciais da história de Inglaterra”.

A descoberta foi feita alguns meses depois de investigadores dizerem que encontraram restos do rei Ricardo III, do século XV, sob outro parque de estacionamento na cidade de Leicester, no centro de Inglaterra.

Alfredo foi coroado rei de Wessex aos 22 anos e mais tarde uniu a Inglaterra. Governou de 871 até à sua morte com 50 anos, em 899.

Foi o único rei da sua dinastia a ser chamado “O Grande”, ou Magno, pelo seu povo. Foi também o primeiro rei de Wessex que se auto-proclamou rei de Inglaterra.

Os detalhes de vida de Alfredo são conhecidos graças ao irmão Asser, um cronista galês da época. Sendo um homem culto e letrado, ajudou muito a melhorar a educação e o sistema de leis do seu reino.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.