/

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Queensland Museum

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália.

Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma megafauna extinta, que viveu há 40 mil anos no norte da Austrália. Entre os achados estava o fóssil do maior canguru do mundo, com 2,5 metros de altura e um peso de 274 quilogramas.

“Enquanto o resto do mundo tinha carnívoros gigantes como tigres dentes-de-sabre, ursos e hienas, os predadores da Austrália eram principalmente répteis gigantes, incluindo um crocodilo extinto de água doce com cerca de sete metros de comprimento”, disse Scott Hocknull, paleontólogo do Museu de Queensland e da Universidade de Melbourne.

“Havia também dois lagartos gigantes, incluindo um lagarto com seis metros de comprimento, chamado Megalania, e outro lagarto gigante, semelhante em tamanho ao dragão de Komodo”, acrescentou, citado pelo Futurity.

O estudo foi publicado, esta semana, na revista científica Nature. Os investigadores realçam que as extremas alterações climáticas foram responsáveis pela extinção destes animais, desculpabilizando qualquer eventual influência humana.

“A megafauna em South Walker Creek era exclusivamente tropical, dominada por enormes carnívoros répteis e mega herbívoros que foram extintos há cerca de 40 mil anos, muito depois de os humanos chegaram à Austrália”, salienta. Hocknull.

“Descobrimos que a sua extinção coincide com uma grande deterioração climática e ambiental, tanto local quanto regionalmente, incluindo aumento de incêndios, redução de pastagens e perda de água doce. Juntas, essas mudanças foram simplesmente demais para o maior dos animais da Austrália”, acrescentou num comunicado divulgado pela Universidade de Melbourne.

South Walker Creek foi o ponto de partida para uma grande variedade de megafauna, incluindo várias novas espécies, que os cientistas ainda não descreveram formalmente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.