Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Queensland Museum

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália.

Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma megafauna extinta, que viveu há 40 mil anos no norte da Austrália. Entre os achados estava o fóssil do maior canguru do mundo, com 2,5 metros de altura e um peso de 274 quilogramas.

“Enquanto o resto do mundo tinha carnívoros gigantes como tigres dentes-de-sabre, ursos e hienas, os predadores da Austrália eram principalmente répteis gigantes, incluindo um crocodilo extinto de água doce com cerca de sete metros de comprimento”, disse Scott Hocknull, paleontólogo do Museu de Queensland e da Universidade de Melbourne.

“Havia também dois lagartos gigantes, incluindo um lagarto com seis metros de comprimento, chamado Megalania, e outro lagarto gigante, semelhante em tamanho ao dragão de Komodo”, acrescentou, citado pelo Futurity.

O estudo foi publicado, esta semana, na revista científica Nature. Os investigadores realçam que as extremas alterações climáticas foram responsáveis pela extinção destes animais, desculpabilizando qualquer eventual influência humana.

“A megafauna em South Walker Creek era exclusivamente tropical, dominada por enormes carnívoros répteis e mega herbívoros que foram extintos há cerca de 40 mil anos, muito depois de os humanos chegaram à Austrália”, salienta. Hocknull.

“Descobrimos que a sua extinção coincide com uma grande deterioração climática e ambiental, tanto local quanto regionalmente, incluindo aumento de incêndios, redução de pastagens e perda de água doce. Juntas, essas mudanças foram simplesmente demais para o maior dos animais da Austrália”, acrescentou num comunicado divulgado pela Universidade de Melbourne.

South Walker Creek foi o ponto de partida para uma grande variedade de megafauna, incluindo várias novas espécies, que os cientistas ainda não descreveram formalmente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Malásia, os tubarões estão a ser alvo de uma doença de pele misteriosa

Os biólogos marinhos estão a investigar uma doença misteriosa de pele que está a atacar os tubarões-de-pontas-brancas dos recifes da Malásia. Alguns relatórios sugerem que o aumento da temperatura da água do mar pode ser …

A origem da cratera Darvaza, no Turquemenistão, é um mistério secreto do domínio soviético

No Turquemenistão, mais precisamente no deserto de Karakum, uma cratera cospe fogo há décadas, mas a sua origem é considerada ultrassecreta. Nos áridos 350 mil km² do deserto de Karakum, que cobre cerca de 70% do …

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …