Descoberto um túnel secreto para o “submundo” debaixo da Pirâmide da Lua

Pixabay

Complexo arqueológico de Teotihuacán (México) que testemunha o esplendor da civilização Asteca.

Complexo arqueológico de Teotihuacán (México) que testemunha o esplendor da civilização Asteca.

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) da Cidade do México identificaram um túnel secreto, por baixo da superfície da antiga cidade de Teotihuacan, próximo da Pirâmide da Lua, que terá sido construído para “imitar o submundo”.

A passagem secreta foi encontrada 10 metros abaixo da grandiosa Pirâmide da Lua, com recurso a tomografias, e estende-se até à área conhecida como “quadrado central”, usada para sacrifícios humanos e outros rituais perdidos.

Esta pirâmide é a estrutura mais alta da capital mexicana e está cercada por uma versão menor, onde os arqueólogos acreditam que o público assistiria em pé aos sacrifícios que ocorriam.

O túnel agora encontrado estende-se desde o centro da Praça da Lua até à Pirâmide da Lua, conforme notam os arqueólogos envolvidos nas escavações.

Acredita-se que este túnel terá sido construído para “imitar o submundo”, “um lugar onde se pensava que seriam criadas a vida, as plantas e a comida”, refere a arqueóloga Verónica Ortega, directora do Projecto de Conservação Integral da Praça da Lua, conforme cita o site Live Science.

O túnel

O túnel assemelha-se a outros encontrados na região, muitas vezes cobertos com oferendas e projectados para imitarem passagens para o submundo.

Há também a possibilidade de que se trate da coluna central de uma rede de túneis escondidos, por debaixo da superfície da antiga cidade mexicana.

A própria pirâmide, construída para honrar o criador, a Grande Deusa de Teotihuacan, está cheia de sacrifícios humanos e pessoas enterradas vivas, juntamente com fragmentos de materiais como obsidiana, pedra verde e vários esqueletos de animais.

Como o túnel ainda não foi escavado, os arqueólogos não têm a certeza do que é que ele contém exactamente, mas é provável que abrigue objectos e cadáveres semelhantes.

Teotihuacan

A origem dos fundadores de Teotihuacan continua a ser uma história misteriosa, mas a teoria mais plausível é de que a cidade começou a ser construída por volta de 300 a 100 anos a.C..

Quando o primeiro milénio d.C. chegou, era a maior cidade das Américas pré-colombianas, contendo cerca de 125 mil habitantes, um dado que também a tornaria a sexta metrópole mais populosa do mundo, naquela época.

Não está claro se era o centro de um império ou mais uma cidade-estado. De qualquer forma, as suas influências arquitectónicas e culturais podem ser vistas em toda a América Central – os seus milhares de murais já foram comparados, em beleza, aos dos pintores da Florença renascentista, em Itália.

História

Na altura em que a influência de Teotihuacan começou a espalhar-se pela região, a cidade era aparentemente governada por um homem que, com base nas descrições feitas pelos maias, os arqueólogos apelidaram de “Coruja Lançadora de Lança”.

Durante algum tempo, não houve, provavelmente, ameaças ao seu governo, já que nenhuma guarnição ou fortificação militar de qualquer tipo foi encontrada ao redor do sítio arqueológico. Eventualmente, porém, como parece ser sempre o caso, a civilização entrou em colapso e a cidade caiu em ruínas.

As evidências encontradas revelam que a cidade foi queimada por volta do ano 500 d.C.. Como a maior parte dos danos foram feitos em edifícios que alojavam a classe dominante, é possível que a destruição da capital tenha sido induzida pelo povo.

Os Astecas chegaram a Teotihuacan no Século XIV e reivindicaram uma ascendência compartilhada com o seu povo, tomando o local para si. Foram eles que baptizaram os templos com os nomes comummente usados, incluindo a Pirâmide da Lua.

Provavelmente, os Astecas não conheciam os túneis que estavam escondidos debaixo dela.

Património Mundial

Após a transformação do México através da colonização, da conquista e da globalização, a área tornou-se Património Mundial da UNESCO.

Agora, os arqueólogos têm muito trabalho pela frente para descobrirem os muitos segredos de Teotihuacan, enterrados por camadas e camadas de história.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fantastico para nós, a assistir aos relatos no sofá, para eles devia ser um inferno!
    O mundo dá muitas voltas, está provado que nunca pára, nem sei como nao fica louco(?)

RESPONDER

Covid-19. Estado de saúde de português retido em navio no Japão piorou

O estado de saúde de Adriano Maranhão, o português infetado com o novo coronavírus que está retido no navio Diamond Princess, no Japão, piorou, de acordo com a sua mulher, que ainda não obteve qualquer …

Peixe vegetariano pode ser a nova carne branca na nossa alimentação

Cientistas descobriram um peixe vegetariano e, através da análise do seu genoma, perceberam que pode ser uma nova solução alimentar à medida que a  criação de gado se torna menos sustentável. Com o agravamento do aquecimento …

A caminho da destruição. Encontrado exoplaneta que orbita a sua estrela em apenas 18 horas

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram um exoplaneta com o mais pequeno período orbital de qualquer exoplaneta conhecido. Chamado de NGTS-10b, o recordista completa uma rotação em torno da sua estrela em apenas 18 horas. O …

Como seria o Universo sem matéria escura? Os cientistas simularam-no (e ficaram surpreendidos)

Há quase meio século que os astrónomos estão convencidos de que a maior parte do Universo é formado por matéria escura, invisível para os nossos instrumentos e que só conseguimos detetar através da gravidade. Mas …

Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente. Os cientistas capturaram 39 espécimes de …

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção. A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia …

FC Porto 1-0 Portimonense | Génio de Telles garante triunfo

O FC Porto sofreu bastante para vencer o Portimonense, 17º classificado da Liga NOS, por 1-0. Naturalmente dominadores e donos da iniciativa atacante desde os primeiros minutos, os “dragões” terminaram com uma superioridade estatística à prova …

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço …

Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores "mantiveram" átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas. Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram "segurar" átomos individuais num local fixo …

Sporting 2-0 Boavista | Plata fez xeque-mate às panteras

O Sporting venceu e convenceu. Os “leões” venceram neste domingo o Boavista por 2-0, num duelo relativo à 22ª jornada da Liga NOS. Numa espécie de jogo de xadrez, os comandados de Jorge Silas fizeram xeque-mate …