Descoberto um túnel secreto para o “submundo” debaixo da Pirâmide da Lua

Pixabay

Complexo arqueológico de Teotihuacán (México) que testemunha o esplendor da civilização Asteca.

Complexo arqueológico de Teotihuacán (México) que testemunha o esplendor da civilização Asteca.

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) da Cidade do México identificaram um túnel secreto, por baixo da superfície da antiga cidade de Teotihuacan, próximo da Pirâmide da Lua, que terá sido construído para “imitar o submundo”.

A passagem secreta foi encontrada 10 metros abaixo da grandiosa Pirâmide da Lua, com recurso a tomografias, e estende-se até à área conhecida como “quadrado central”, usada para sacrifícios humanos e outros rituais perdidos.

Esta pirâmide é a estrutura mais alta da capital mexicana e está cercada por uma versão menor, onde os arqueólogos acreditam que o público assistiria em pé aos sacrifícios que ocorriam.

O túnel agora encontrado estende-se desde o centro da Praça da Lua até à Pirâmide da Lua, conforme notam os arqueólogos envolvidos nas escavações.

Acredita-se que este túnel terá sido construído para “imitar o submundo”, “um lugar onde se pensava que seriam criadas a vida, as plantas e a comida”, refere a arqueóloga Verónica Ortega, directora do Projecto de Conservação Integral da Praça da Lua, conforme cita o site Live Science.

O túnel

O túnel assemelha-se a outros encontrados na região, muitas vezes cobertos com oferendas e projectados para imitarem passagens para o submundo.

Há também a possibilidade de que se trate da coluna central de uma rede de túneis escondidos, por debaixo da superfície da antiga cidade mexicana.

A própria pirâmide, construída para honrar o criador, a Grande Deusa de Teotihuacan, está cheia de sacrifícios humanos e pessoas enterradas vivas, juntamente com fragmentos de materiais como obsidiana, pedra verde e vários esqueletos de animais.

Como o túnel ainda não foi escavado, os arqueólogos não têm a certeza do que é que ele contém exactamente, mas é provável que abrigue objectos e cadáveres semelhantes.

Teotihuacan

A origem dos fundadores de Teotihuacan continua a ser uma história misteriosa, mas a teoria mais plausível é de que a cidade começou a ser construída por volta de 300 a 100 anos a.C..

Quando o primeiro milénio d.C. chegou, era a maior cidade das Américas pré-colombianas, contendo cerca de 125 mil habitantes, um dado que também a tornaria a sexta metrópole mais populosa do mundo, naquela época.

Não está claro se era o centro de um império ou mais uma cidade-estado. De qualquer forma, as suas influências arquitectónicas e culturais podem ser vistas em toda a América Central – os seus milhares de murais já foram comparados, em beleza, aos dos pintores da Florença renascentista, em Itália.

História

Na altura em que a influência de Teotihuacan começou a espalhar-se pela região, a cidade era aparentemente governada por um homem que, com base nas descrições feitas pelos maias, os arqueólogos apelidaram de “Coruja Lançadora de Lança”.

Durante algum tempo, não houve, provavelmente, ameaças ao seu governo, já que nenhuma guarnição ou fortificação militar de qualquer tipo foi encontrada ao redor do sítio arqueológico. Eventualmente, porém, como parece ser sempre o caso, a civilização entrou em colapso e a cidade caiu em ruínas.

As evidências encontradas revelam que a cidade foi queimada por volta do ano 500 d.C.. Como a maior parte dos danos foram feitos em edifícios que alojavam a classe dominante, é possível que a destruição da capital tenha sido induzida pelo povo.

Os Astecas chegaram a Teotihuacan no Século XIV e reivindicaram uma ascendência compartilhada com o seu povo, tomando o local para si. Foram eles que baptizaram os templos com os nomes comummente usados, incluindo a Pirâmide da Lua.

Provavelmente, os Astecas não conheciam os túneis que estavam escondidos debaixo dela.

Património Mundial

Após a transformação do México através da colonização, da conquista e da globalização, a área tornou-se Património Mundial da UNESCO.

Agora, os arqueólogos têm muito trabalho pela frente para descobrirem os muitos segredos de Teotihuacan, enterrados por camadas e camadas de história.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fantastico para nós, a assistir aos relatos no sofá, para eles devia ser um inferno!
    O mundo dá muitas voltas, está provado que nunca pára, nem sei como nao fica louco(?)

RESPONDER

Bill Gates é o homem mais admirado do mundo. Ronaldo também está na lista

O cofundador da Microsoft já não é o homem mais rico do mundo, mas continua a ser o mais admirado. Cristiano Ronaldo é o 7.º. Na semana passada, Bill Gates perdeu o lugar que ocupava há …

Volvo vai chamar à oficina mais de 500 mil carros até ao fim do ano

O problema detetado no motor dos carros poderá afetar os automóveis a diesel de quatro cilindros, construídos entre 2014 e 2019, nas marcas V40, o V60, V70, S80 e XC60. A Volvo retirou cerca de 70 …

A baunilha é mais cara do que a prata (e há já quem mate pelo "ouro verde")

A baunilha, que era vendida em 2015 por cerca de 90 euros o quilograma, disparou no ano passado para 535 euros, ultrapassando assim o valor da prata. Esta subida que quase sextuplicou o valor da …

"Nova Expo". 300 milhões para requalificar zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada

O projeto que vai requalificar a zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada conta com um investimento de 300 milhões de euros. À zona ocidental de Lisboa já lhe chamam de "nova Expo". A zona ribeirinha …

Descoberta imensidão de tesouros arqueológicos ao largo da Galiza. São mais de 1.600 objetos

Trabalhos de arqueologia subaquática ao largo das costas galegas permitiram descobrir nas últimas três décadas um total de 1600 objetos arqueológicos. As peças afundaram-se ao longo dos séculos durante inúmeros naufrágios e ali se foram acumulando. …

27 anos depois, Clã anunciam saída de dois elementos

Mais de um quarto do século após a sua formação, a banda do Porto vê dois dos seus elementos fundadores partirem. Os Clã anunciaram a saída de dois dos seus elementos através de um comunicado publicado …

Reduzir o uso de ar condicionado pode ajudar a salvar vidas

Há muitas pessoas a precisar da ajuda preciosa do ar condicionado para sobreviver a temperaturas cada vez mais altas. Contudo, aquele que pensamos ser o nosso maior aliado pode ser, na verdade, o nosso pior …

Porto vai ter policiamento gratificado em "zonas particularmente sensíveis"

Rui Moreira diz que nos últimos 20 anos não houve investimento na polícia e afirma que o espaço público "não pode ser apropriado por gangues". O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta segunda-feira …

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca. A tarefa não foi propriamente fácil …

Quénia. Ministro das Finanças preso por suborno e fraude

O Ministro das Finanças do Quénia, Henry Rotich, e vários funcionários do seu ministério foram presos esta segunda-feira por suborno e fraude num projeto de construção de duas barragens que envolve milhões de dólares. Em declarações …