Descoberto um paraíso pré-histórico à beira de uma estrada em Israel

Arqueólogos israelitas descobriram um local pré-histórico raro próximo da cidade de Telavive. Trata-se de um antigo “paraíso” para caçadores-colectores que viveram há 500 mil anos.

O local, próximo de uma estrada movimentada na cidade de Jaljulia, perto de Telavive, em Israel, abrigava centenas de eixos de pedras e de outros artefactos pré-históricos. Os especialistas dizem que a área tinha um rio e vegetação e animais em abundância – ou seja, era o local perfeito para os humanos primitivos.

O responsável de arqueologia da Universidade de Telavive, Ran Barkai, refere que o espaço está “incrivelmente preservado”, revela a BBC. O local “era como um paraíso”, sublinha Barkai, notando que os humanos primitivos se deslocavam até lá “repetidas vezes”.

“A água trazia pedaços de pedras das montanhas que eram usados para fazer ferramentas”, realça o arqueólogo, frisando que “também atraía animais” que eram “caçados e abatidos”.

“O local tinha tudo o que as pessoas pré-históricas precisavam“, salienta.

O sítio arqueológico foi encontrado entre Jaljulia e a auto-estrada 6, a cerca de cinco metros da superfície. As descobertas indicam que foi usado pelos antepassados dos humanos modernos, os chamados Homo erectus – a primeira espécie humana a caminhar completamente em pé.

Essa espécie era formada por homens um pouco maiores e mais fortes do que os humanos modernos, mas os seus cérebros não eram evoluídos.

A Autoridade de Antiguidades de Israel, IAA, que realizou a escavação que levou à descoberta, em conjunto com a Universidade de Telavive, refere que as descobertas lançam uma nova luz sobre o período pré-histórico.

“A descoberta é incrível pelo estado de preservação das peças e pelas suas implicações na nossa compreensão dessa cultura material”, destaca à BBC o director de escavações da IAA, Maayan Shemer.

“Não há dúvida de que analisar estes achados em profundidade contribuirá significativamente para a compreensão do estilo de vida e do comportamento dos humanos durante o período”, acrescenta Shemer.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …