Descoberta uma super-Terra rochosa com 3 sóis vermelhos

Universidade Nacional da Austrália / Instituto Niels Bohr

O LTT 1445, também conhecido como TIC 98796344, TOI 455, L 730-18 ou BD-17 588, é um trio hierárquico de estrelas anãs vermelhas a aproximadamente 22,5 anos-luz de distância.

O mundo recém-descoberto orbita o LTT 1445A, o membro mais brilhante do sistema. Chamado de LTT 1445Ab, o planeta é cerca de 1,35 vezes maior que a Terra, cerca de 8,4 vezes mais massivo, sendo rochoso na composição. De acordo com o estudo publicado na revista Astronomical Journal, tem um período orbital de 5,36 dias e uma temperatura de superfície de cerca de 155ºC.

“A distância orbital do LTT 1445Ab aproxima-o mais da sua estrela hospedeira do que o anel da zona habitável da estrela, onde recebe 5,1 vezes a irradiação do Sol da sua estrela hospedeira”, disse a autora principal, Jennifer Winters, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, ao Sci News.

O LTT 1445Ab é o segundo exoplaneta em trânsito mais próximo encontrado até ao momento, o mais próximo conhecido em que a estrela primária é uma anã vermelha, e pode ser o planeta rochoso mais acessível espectroscopicamente para estudos atmosféricos até hoje detetado. “A profundidade do trânsito planetário é significativa (0,2%) e a estrela hospedeira é brilhante”, disseram os astrónomos.

NASA / ESA / Hubble / Sci-News.com / Winters et al.

Esta imagem do LTT 1445 foi obtida pelo telescópio espacial Hubble em 2003

“O sistema planetário em trânsito mais próximo é o HD 219134, a uma distância de 21 anos-luz. Mas enquanto a sua estrela hospedeira é mais brilhante que o LTT 1445A, as profundidades de trânsito planetário são quase uma ordem de magnitude menor”.

“Em contraste, o sistema TRAPPIST-1 de múltiplos planetas a 41 anos-luz exibe profundidades de trânsito planetárias que são, em média, três vezes maiores que a do LTT 1445Ab, mas a estrela hospedeira é fraca.”

“O LTT 1445 é particularmente favorável para observações terrestres para estudar a atmosfera do planeta, já que o par misturado LTT 1445BC pode fornecer uma valiosa fonte de calibração com o mesmo tipo espectral que a estrela primária, embora a sua utilidade como fonte de comparação possa ser limitada”, disseram.

O Transiting Exoplanet Survey Satellite, também conhecido como TESS, descobriu recentemente que algumas estrelas próximas têm muitos planetas fascinantes as orbitá-las. A missão TESS já dura há mais de um ano.

A missão da TESS indica a presença de exoplanetas comparando o brilho de cada uma das 200 mil estrelas que segue. A sonda espacial concentra-se nas estrelas próximas, uma vez que são as mais brilhantes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Basta utilizarem esta imagem (imagem do LTT 1445 foi obtida pelo telescópio espacial Hubble em 2003) no p.h.o.t.o.s.h.o.p na opção imagem/ajuste/níveis ou exposição e o CGI se revelará. Numa foto verdadeira isso nunca aconteceria.

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …