Há um sistema planetário junto da “vizinha” Luyten. É complexo e pode abrigar vida

(cv) ESA/Hubble

Uma equipa de cientistas da Universidade de Granada, em Espanha, descobriu um sistema planetário a orbitar a estrela Luyten, uma das mais próximas da Terra.

De acordo com os cientistas, a estrela GJ 273, uma das mais próximas da Terra e conhecida como Luyten, alberga um sistema planetário que pode ser tão complexo como o Sistema Solar, havendo a hipótese de poder abrigar vida.

Na nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Astronomy & Astrophysics, os cientistas frisam a complexidade do sistema planetário,  formado por múltiplos mundos e depósitos de corpos menores.

“Pode até abrigar água, devido às estatísticas e simulações que realizados, embora não tenhamos ainda evidências diretas [que o comprovem]”, disse Francisco J. Pozuelos, autor principal do estudo, citado pela agência espanhola Europa Press.

A complexidade deste sistema, semelhante à do Sistema Solar, faz deste um excelente candidato para a procura de traços ou evidências de vida em futuras missões espaciais.

O sistema planetário da estrela Luyten é especialmente interessante, uma vez que é o quarto sistema planetário mais próximo do Sol que orbita em torno de uma estrela do tipo anã M, a 12,23 anos-luz de distância, e alberga um planeta na zona habitável, logo depois de Proxima Centauri (4,24 anos-luz), Ross-128 (10,99) e GJ 1061 (11,96).

Até agora, os cientistas conseguiram confirmar dois planetas, batizados de GJ 273b e GJ 273c, faltando confirmar outros dois, cujos nomes são GJ 273d e GJ 273e.

Entre os planetas confirmados, GJ 273c tem uma massa semelhante à da Terra, enquanto o GJ 273b é considerado uma super-Terra, um planeta com uma massa maior do que a Terra, mas menor do que a dos gigantes gelados Urano e Neptuno.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Milhares de aves estão a morrer em parques solares (e não se sabe porquê)

As centrais de energia fotovoltaica, ou parques solares, têm vantagens na economia de energia e no uso de fontes limpas de eletricidade. Porém, nos Estados Unidos, têm trazido um problema que afeta o meio ambiente: …

Horta, piscina e quarto para a ama. O que querem os europeus ricos numa casa de férias após a quarentena

Com a chegada do coronavírus, os europeus com mais posses perceberam que as casas de férias são o refúgio perfeito para passar a quarentena. Casas em lugares tranquilos e perto da Natureza são os principais …

Tuk-tuks parados com a pandemia: “Tem sido um bocado complicado”

São como as formigas: trabalham de verão para guardar para o inverno. A analogia é feita por um condutor de tuk-tuk, operadores de animação turística cujo setor assistiu a uma “destruição massiva” do posto de …

Estudar com vista para o mar. Resort no México quer reinventar o ensino à distância

Estudar nem sempre é divertido. Mas a coisa muda de figura quando o podemos fazer num resort de luxo, no México, com vista para o mar, piscinas e gelados. De acordo com o site Business Insider, …

Migrantes que destruíram equipamentos no Aeroporto do Porto ficam em prisão preventiva

Os 11 marroquinos que na quinta-feira destruíram equipamentos no centro de acolhimento temporário no aeroporto do Porto vão ficar em prisão preventiva, disse à agência Lusa fonte do Serviço de estrangeiros e Fronteiras (SEF). Segundo a …

Crewlink e Ryanair não estão a declarar tudo à Segurança Social

O dirigente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) Diogo Dias afirma que vários tripulantes da Ryanair estão a apresentar queixas-crime contra a empresa por falhas nas declarações à Segurança Social. “Vários …

Canadá autorizou quatro pacientes terminais a usar cogumelos mágicos

Quatro canadianos com cancros incuráveis receberam permissão para usar psilocibina para os ajudar a lidar com o sofrimento psicológico e emocional associado à doença. De acordo com o site IFLScience, a psilocibina, geralmente encontrada em cogumelos …

PSD chama ministra da Segurança Social e da Saúde ao Parlamento

O PSD vai chamar as ministras da Segurança Social e da Saúde ao Parlamento, para Ana Mendes Godinho explicar a situação num lar de Reguengos de Monsaraz, e Marta Temido falar sobre o plano de …

Pentágono cria unidade para investigar OVNIs

O Pentágono anunciou esta sexta-feira a criação de uma unidade encarregue de estudar objetos voadores não identificados (OVNIs) que vai-se focar em detetar possíveis manobras de espionagem realizadas por adversários dos Estados Unidos. Com a criação …

O distanciamento físico evitou 600.000 casos de covid-19 nos Estados Unidos

O distanciamento físico decretado pelo Governo evitou que 600.000 casos de covid-19 nos Estados Unidos, concluiu uma nova investigação levada a cabo por médicos do Massachusetts General Hospital (MGH). De acordo com o novo estudo, cujos …