Descoberto o ponto continental mais profundo da Terra. É maior do que o México e os EUA juntos

Mathieu Morlighem / UCI

Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu o ponto continental mais profundo da Terra enquanto elaborava o “retrato mais preciso” dos contornos da Antártida.

Durante o mapeamento, os cientistas descobriram o ponto continental mais profundo da Terra. Trata-se de um fosso sob o glaciar Denman, na Antártida Oriental, que fica 3,5 quilómetros abaixo do nível do mar.

A título de comparação, a área continental menos exposta do planeta, que se localiza na costa do Mar Morto, fica a 413 metros abaixo do nível do mar.

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na na revista científica especializada Nature Geoscience, o ponto tem cerca de 100 quilómetros de comprimento e 20 quilómetros de largura.

É maior do que os Estados Unidos e o México juntos“, disse Mathieu Morlighem, professor associado do departamento de Ciências do Sistema Terrestre da Universidade da Califórnia em Irvine, que liderou a investigação, citado pelo Diário de Notícias.

Para mapear a região, os cientistas utilizador dados sobre a espessura de gelo recolhidos por 19 instituições de pesquisa. Estes números foram depois combinados com valores da Operação IceBridge da NASA e com informações sísmicas.

A investigação agora apresentada é fruto de décadas de pesquisa e, inicialmente, os cientistas não estava a conseguir levar a cabo o projeto porque a área que tentavam mapear era muito grande. “Após meses de investigação, percebemos que não estávamos a conseguir mapear a área porque a topografia do leito sob o gelo estava a perder características importantes, como vales, cordilheiras”, explicou o cientista.

“Aplicámos essa técnica de mapeamento [com técnicas combinadas] em toda a camada de gelo e descobrimos um vale muito profundo escondido sob a camada de gelo”, acrescentou Mathieu Morlighem, dando conta que o grande desafio passou por reunir toda a informação possível, que era oriunda de vários países e instituições.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não admira que Trump queira construir um muro na fronteira com o México, afinal de contas não deve ser fácil meter 2 países com aquela população toda num quintal de 100x20km, é um pouco mais pequeno que o Algarve… Noticia é indecifrável…

  2. A notícia parece ser muito confusa, mas não fugindo muito ao assunto e como estamos a chegar ao final do ano, recordo-me que em determinada altura veio uma notícia que os defensores da ideia de que a Terra é plana tinham uma viagem programada para o comprovarem e que a mesma terminaria por volta do final deste ano, por onde andam esses senhores? Notícias nunca mais deram, será que não tenham meios de comunicação para dar notícias ou que já tenham caído no precipício? Penso que muitos de nós estamos na expectativa de ver as provas pelo menos na TV.

RESPONDER

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …

Há mais pessoas em quarentena do que vivas durante a 2ª Guerra Mundial

Um terço da população mundial - 2,6 mil milhões de pessoas - está em quarentena. São mais seres humanos em isolamento do que aqueles que estavam vivos para testemunhar a 2ª Guerra Mundial. Na terça-feira, o …

Biblioteca virtual no Minecraft dá voz a jornalistas censurados de todo o mundo

Enquanto governos de todo o mundo reprimem a liberdade jornalística e censuram a sua imprensa nacional, a Reporters Without Borders está a trabalhar para chegar ao público através de um canal improvável: uma enorme biblioteca …

Há mais 19 mortos em Portugal. Número de casos confirmados perto dos 6.000

Portugal registou, este domingo, mais 19 mortes devido ao surto de covid-19. O número de casos confirmados é de 5.962, mais 792 em relação aos números de sábado. A Direção-Geral de Saúde revelou este domingo o …

Criança de 14 anos morre com covid-19 no Hospital da Feira

Uma criança de 14 anos morreu, este domingo, no Hospital de São Sebastião, na Feira, vítima de covid-19. Sofria de psoríase, doença que pode debilitar o sistema imunitário. O rapaz era morador em Ovar e tinha …

A Estação Matternet é um "portal seguro de drones" para hospitais

O sistema é simples: a equipa médica do hospital coloca as amostras que precisam de ser testadas no interior da estação, e esta encarrega-se automaticamente de as colocar num drone. Depois, o topo da torre …

Espanha atinge recorde: Morreram 838 pessoas nas últimas 24 horas

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 838 mortos com o novo coronavírus, voltando a aumentar o número de falecidos num só dia e elevando o balanço total para 6.528, de acordo com a última atualização …