/

Descoberto o ponto continental mais profundo da Terra. É maior do que o México e os EUA juntos

2

Mathieu Morlighem / UCI

Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu o ponto continental mais profundo da Terra enquanto elaborava o “retrato mais preciso” dos contornos da Antártida.

Durante o mapeamento, os cientistas descobriram o ponto continental mais profundo da Terra. Trata-se de um fosso sob o glaciar Denman, na Antártida Oriental, que fica 3,5 quilómetros abaixo do nível do mar.

A título de comparação, a área continental menos exposta do planeta, que se localiza na costa do Mar Morto, fica a 413 metros abaixo do nível do mar.

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na na revista científica especializada Nature Geoscience, o ponto tem cerca de 100 quilómetros de comprimento e 20 quilómetros de largura.

É maior do que os Estados Unidos e o México juntos“, disse Mathieu Morlighem, professor associado do departamento de Ciências do Sistema Terrestre da Universidade da Califórnia em Irvine, que liderou a investigação, citado pelo Diário de Notícias.

Para mapear a região, os cientistas utilizador dados sobre a espessura de gelo recolhidos por 19 instituições de pesquisa. Estes números foram depois combinados com valores da Operação IceBridge da NASA e com informações sísmicas.

A investigação agora apresentada é fruto de décadas de pesquisa e, inicialmente, os cientistas não estava a conseguir levar a cabo o projeto porque a área que tentavam mapear era muito grande. “Após meses de investigação, percebemos que não estávamos a conseguir mapear a área porque a topografia do leito sob o gelo estava a perder características importantes, como vales, cordilheiras”, explicou o cientista.

“Aplicámos essa técnica de mapeamento [com técnicas combinadas] em toda a camada de gelo e descobrimos um vale muito profundo escondido sob a camada de gelo”, acrescentou Mathieu Morlighem, dando conta que o grande desafio passou por reunir toda a informação possível, que era oriunda de vários países e instituições.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Não admira que Trump queira construir um muro na fronteira com o México, afinal de contas não deve ser fácil meter 2 países com aquela população toda num quintal de 100x20km, é um pouco mais pequeno que o Algarve… Noticia é indecifrável…

  2. A notícia parece ser muito confusa, mas não fugindo muito ao assunto e como estamos a chegar ao final do ano, recordo-me que em determinada altura veio uma notícia que os defensores da ideia de que a Terra é plana tinham uma viagem programada para o comprovarem e que a mesma terminaria por volta do final deste ano, por onde andam esses senhores? Notícias nunca mais deram, será que não tenham meios de comunicação para dar notícias ou que já tenham caído no precipício? Penso que muitos de nós estamos na expectativa de ver as provas pelo menos na TV.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.