Descoberto objecto da Idade da Pedra e ninguém sabe para que serve

d.r. Trond Meling, Universitetet i Stavanger

Objecto com cerca de 6.000 anos, com 20cm, em madeira, encontrado na Noruega

É uma ferramenta? Um objecto decorativo? É uma “coisa” de madeira, com cerca de 6.000 anos, com 20cm, encontrado na Noruega

Um misterioso objecto da Idade da Pedra foi encontrado num sítio arqueológico em Sømmevågen, perto de Stavanger, a terceira maior cidade da Noruega. Os arqueólogos que o analisaram não fazem a mínima ideia do que seja.

Arqueólogos da Universidade de Stavenger que exploravam um sítio arqueológico da Idade da Pedra estão perplexos com um objecto de madeira, com cerca de 6.000 anos, encontrado num leito rochoso de forma oval, coberto com pedras planas.

“O magnífico artefacto que encontrámos é um objecto com cerca de 20cm, em madeira, minuciosamente construído – com que propósito, não sabemos”, disse ao Science Nordic o líder da equipa de cientistas, Trond Meling, investigador do Museu de Arqueologia da Universidade de Stavenger.

“Até agora não conseguimos perceber o que é este objecto – se é uma uma ferramenta, ou um objecto decorativo”, acrescentou Meling.

“Ainda não o datámos, mas tudo indica que seja do Neolítico, o mesmo período do sítio onde foi encontrado”, estima o arqueólogo.

Mas esta não é a primera descoberta interessante da equipa no local.

d.r. Trond Meling, Universitetet i Stavanger

Uma sepultura com 4.000 anos encontrada no sítio arqueológico de Sømmevågen

Uma sepultura com 4.000 anos encontrada no sítio arqueológico de Sømmevågen

Um braço e alguns dentes

Os arqueólogos já tinham descoberto no local um braço, que terá 6.000 anos de idade.

Inicialmente, foi encontrada a parte superior do braço, mais tarde o antebraço e o pulso – mas estranhamente, o resto do indivíduo a que pertencia não foi encontrado.

Meling e a sua equipa têm mais perguntas do que respostas acerca deste achado. “Não parece ser uma sepultura, é provavelmente uma lixeira, uma vez que encontrámos também ossos de animais”.

Mas durante a escavação foram também encontrados molares humanos, no que já parece ser uma sepultura rectangular, com dois metros de comprimento e um de largura.

“É raro encontrar este tipo de sepulturas na Noruega”, explica Meling.

Não tão raro quanto uma estranha coisa de madeira com 20cm e utilidade desconhecida.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se esses nórdicos não comessem só arenques fumados e soubessem o que são enlatados Portugueses, já teriam descoberto que isso servia para abrir latas de sardinha (faltava lá a lata para chegarem lá – mas enferrujou e desapareceu)!!!

  2. Não percebem mesmo nada. Trata-se de um ‘scanner’ de cartões de crédito ao meio quando aqueles mediam 10cm (altura) e no topo bojudo leitor de código de barras… Ambos wireless (sem fios). Como as coisas evoluem!!!

  3. Se estava numa lixeira com restos de animais deve ser o corpo de um criminoso e talvez o objecto fosse a arma dos crimes.

RESPONDER

Plano Outono-Inverno prevê hospitais covid free, testes rápidos e task-force para doentes não-covid

O Plano de Outono-Inverno do Ministério da Saúde foi divulgado esta segunda-feira. O documento será revisto a cada dois meses. O Plano da Saúde para o Outono-Inverno, divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), revela …

Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível. Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no …

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …