/

Descoberto objecto da Idade da Pedra e ninguém sabe para que serve

8

d.r. Trond Meling, Universitetet i Stavanger

Objecto com cerca de 6.000 anos, com 20cm, em madeira, encontrado na Noruega

É uma ferramenta? Um objecto decorativo? É uma “coisa” de madeira, com cerca de 6.000 anos, com 20cm, encontrado na Noruega

Um misterioso objecto da Idade da Pedra foi encontrado num sítio arqueológico em Sømmevågen, perto de Stavanger, a terceira maior cidade da Noruega. Os arqueólogos que o analisaram não fazem a mínima ideia do que seja.

Arqueólogos da Universidade de Stavenger que exploravam um sítio arqueológico da Idade da Pedra estão perplexos com um objecto de madeira, com cerca de 6.000 anos, encontrado num leito rochoso de forma oval, coberto com pedras planas.

“O magnífico artefacto que encontrámos é um objecto com cerca de 20cm, em madeira, minuciosamente construído – com que propósito, não sabemos”, disse ao Science Nordic o líder da equipa de cientistas, Trond Meling, investigador do Museu de Arqueologia da Universidade de Stavenger.

“Até agora não conseguimos perceber o que é este objecto – se é uma uma ferramenta, ou um objecto decorativo”, acrescentou Meling.

“Ainda não o datámos, mas tudo indica que seja do Neolítico, o mesmo período do sítio onde foi encontrado”, estima o arqueólogo.

Mas esta não é a primera descoberta interessante da equipa no local.

d.r. Trond Meling, Universitetet i Stavanger

Uma sepultura com 4.000 anos encontrada no sítio arqueológico de Sømmevågen

Uma sepultura com 4.000 anos encontrada no sítio arqueológico de Sømmevågen

Um braço e alguns dentes

Os arqueólogos já tinham descoberto no local um braço, que terá 6.000 anos de idade.

Inicialmente, foi encontrada a parte superior do braço, mais tarde o antebraço e o pulso – mas estranhamente, o resto do indivíduo a que pertencia não foi encontrado.

Meling e a sua equipa têm mais perguntas do que respostas acerca deste achado. “Não parece ser uma sepultura, é provavelmente uma lixeira, uma vez que encontrámos também ossos de animais”.

Mas durante a escavação foram também encontrados molares humanos, no que já parece ser uma sepultura rectangular, com dois metros de comprimento e um de largura.

“É raro encontrar este tipo de sepulturas na Noruega”, explica Meling.

Não tão raro quanto uma estranha coisa de madeira com 20cm e utilidade desconhecida.

ZAP

8 Comments

  1. Se esses nórdicos não comessem só arenques fumados e soubessem o que são enlatados Portugueses, já teriam descoberto que isso servia para abrir latas de sardinha (faltava lá a lata para chegarem lá – mas enferrujou e desapareceu)!!!

  2. Não percebem mesmo nada. Trata-se de um ‘scanner’ de cartões de crédito ao meio quando aqueles mediam 10cm (altura) e no topo bojudo leitor de código de barras… Ambos wireless (sem fios). Como as coisas evoluem!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.