Descoberto objecto da Idade da Pedra e ninguém sabe para que serve

d.r. Trond Meling, Universitetet i Stavanger

Objecto com cerca de 6.000 anos, com 20cm, em madeira, encontrado na Noruega

É uma ferramenta? Um objecto decorativo? É uma “coisa” de madeira, com cerca de 6.000 anos, com 20cm, encontrado na Noruega

Um misterioso objecto da Idade da Pedra foi encontrado num sítio arqueológico em Sømmevågen, perto de Stavanger, a terceira maior cidade da Noruega. Os arqueólogos que o analisaram não fazem a mínima ideia do que seja.

Arqueólogos da Universidade de Stavenger que exploravam um sítio arqueológico da Idade da Pedra estão perplexos com um objecto de madeira, com cerca de 6.000 anos, encontrado num leito rochoso de forma oval, coberto com pedras planas.

“O magnífico artefacto que encontrámos é um objecto com cerca de 20cm, em madeira, minuciosamente construído – com que propósito, não sabemos”, disse ao Science Nordic o líder da equipa de cientistas, Trond Meling, investigador do Museu de Arqueologia da Universidade de Stavenger.

“Até agora não conseguimos perceber o que é este objecto – se é uma uma ferramenta, ou um objecto decorativo”, acrescentou Meling.

“Ainda não o datámos, mas tudo indica que seja do Neolítico, o mesmo período do sítio onde foi encontrado”, estima o arqueólogo.

Mas esta não é a primera descoberta interessante da equipa no local.

d.r. Trond Meling, Universitetet i Stavanger

Uma sepultura com 4.000 anos encontrada no sítio arqueológico de Sømmevågen

Uma sepultura com 4.000 anos encontrada no sítio arqueológico de Sømmevågen

Um braço e alguns dentes

Os arqueólogos já tinham descoberto no local um braço, que terá 6.000 anos de idade.

Inicialmente, foi encontrada a parte superior do braço, mais tarde o antebraço e o pulso – mas estranhamente, o resto do indivíduo a que pertencia não foi encontrado.

Meling e a sua equipa têm mais perguntas do que respostas acerca deste achado. “Não parece ser uma sepultura, é provavelmente uma lixeira, uma vez que encontrámos também ossos de animais”.

Mas durante a escavação foram também encontrados molares humanos, no que já parece ser uma sepultura rectangular, com dois metros de comprimento e um de largura.

“É raro encontrar este tipo de sepulturas na Noruega”, explica Meling.

Não tão raro quanto uma estranha coisa de madeira com 20cm e utilidade desconhecida.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se esses nórdicos não comessem só arenques fumados e soubessem o que são enlatados Portugueses, já teriam descoberto que isso servia para abrir latas de sardinha (faltava lá a lata para chegarem lá – mas enferrujou e desapareceu)!!!

  2. Não percebem mesmo nada. Trata-se de um ‘scanner’ de cartões de crédito ao meio quando aqueles mediam 10cm (altura) e no topo bojudo leitor de código de barras… Ambos wireless (sem fios). Como as coisas evoluem!!!

  3. Se estava numa lixeira com restos de animais deve ser o corpo de um criminoso e talvez o objecto fosse a arma dos crimes.

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …