Descoberto objecto da Idade da Pedra e ninguém sabe para que serve

d.r. Trond Meling, Universitetet i Stavanger

Objecto com cerca de 6.000 anos, com 20cm, em madeira, encontrado na Noruega

É uma ferramenta? Um objecto decorativo? É uma “coisa” de madeira, com cerca de 6.000 anos, com 20cm, encontrado na Noruega

Um misterioso objecto da Idade da Pedra foi encontrado num sítio arqueológico em Sømmevågen, perto de Stavanger, a terceira maior cidade da Noruega. Os arqueólogos que o analisaram não fazem a mínima ideia do que seja.

Arqueólogos da Universidade de Stavenger que exploravam um sítio arqueológico da Idade da Pedra estão perplexos com um objecto de madeira, com cerca de 6.000 anos, encontrado num leito rochoso de forma oval, coberto com pedras planas.

“O magnífico artefacto que encontrámos é um objecto com cerca de 20cm, em madeira, minuciosamente construído – com que propósito, não sabemos”, disse ao Science Nordic o líder da equipa de cientistas, Trond Meling, investigador do Museu de Arqueologia da Universidade de Stavenger.

“Até agora não conseguimos perceber o que é este objecto – se é uma uma ferramenta, ou um objecto decorativo”, acrescentou Meling.

“Ainda não o datámos, mas tudo indica que seja do Neolítico, o mesmo período do sítio onde foi encontrado”, estima o arqueólogo.

Mas esta não é a primera descoberta interessante da equipa no local.

d.r. Trond Meling, Universitetet i Stavanger

Uma sepultura com 4.000 anos encontrada no sítio arqueológico de Sømmevågen

Uma sepultura com 4.000 anos encontrada no sítio arqueológico de Sømmevågen

Um braço e alguns dentes

Os arqueólogos já tinham descoberto no local um braço, que terá 6.000 anos de idade.

Inicialmente, foi encontrada a parte superior do braço, mais tarde o antebraço e o pulso – mas estranhamente, o resto do indivíduo a que pertencia não foi encontrado.

Meling e a sua equipa têm mais perguntas do que respostas acerca deste achado. “Não parece ser uma sepultura, é provavelmente uma lixeira, uma vez que encontrámos também ossos de animais”.

Mas durante a escavação foram também encontrados molares humanos, no que já parece ser uma sepultura rectangular, com dois metros de comprimento e um de largura.

“É raro encontrar este tipo de sepulturas na Noruega”, explica Meling.

Não tão raro quanto uma estranha coisa de madeira com 20cm e utilidade desconhecida.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se esses nórdicos não comessem só arenques fumados e soubessem o que são enlatados Portugueses, já teriam descoberto que isso servia para abrir latas de sardinha (faltava lá a lata para chegarem lá – mas enferrujou e desapareceu)!!!

  2. Não percebem mesmo nada. Trata-se de um ‘scanner’ de cartões de crédito ao meio quando aqueles mediam 10cm (altura) e no topo bojudo leitor de código de barras… Ambos wireless (sem fios). Como as coisas evoluem!!!

  3. Se estava numa lixeira com restos de animais deve ser o corpo de um criminoso e talvez o objecto fosse a arma dos crimes.

RESPONDER

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …