Descoberto o segredo para um casamento feliz

Janesdead / Flickr

Não há necessidade de presentes caros, férias românticas ou grandes ramos de flores. Parece que o segredo para um casamento feliz é completamente grátis – uma boa noite de sono.

Um grupo investigadores da Universidade Estadual da Florida (FSU), nos EUA, afirma que dormir sete ou oito horas por noite é benéfico para o casamento, e que pode amortecer alguns aspetos negativos do casal, bem como aumentar o seu nível de felicidade.

De acordo com a equipa, o sono também ajuda a restaurar a função do córtex pré-frontal, a parte do cérebro que controla o auto-controle, que é pensado para melhorar a perceção das relações.

O estudo, publicado no Journal of Family Psychology, foi conduzido pela estudante de doutoramento Heather Maranges e por Jim McNulty, professor de psicologia.

A pesquisa, realizada através da análise de 68 casais recém-casados, ​​concluiu que os maridos que dormiam bem durante a noite, no dia seguinte estavam mais satisfeitos com seu casamento, enquanto que um terço dos participantes disse que o pouco descanso afetou negativamente o seu relacionamento.

Além disso, os investigadores destacam que um bom descanso é importante para a auto-regulação, a capacidade que ajuda a evitar a recordação de experiências indesejadas e que requer bastante energia, podendo apenas ser recarregada por uma boa noite de sono.

“Independentemente da fase em que um casal está, no seu relacionamento, cada parceiro pode ser afetado negativamente por não dormir o suficiente “, disse ao site da FSU a co-autora do estudo, Heather Maranges.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Então e se o companheiro andar a enganar a companheira, a roubar e a humilhar, uma boa noite de sono repara o mau carácter do gajo e é só felicidade?!! Que idiotice

  2. Claro que isto são estudos, ou melhor, pseudo estudos, que valem o que valem.
    Acho que é mais para encher papel que outra coisa.
    A confiança, a cumplicidade, o diálogo permanente são atributos absolutamente fundamentais para o sucesso duma relação conjugal. Nem sempre o casal está de acordo, e ainda bem, não temos que pensar igual em tudo e essas “divergências” conduzem a maior diálogo, o que é bom, até porque acaba na cama

RESPONDER

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …