/

79 anos depois, foi descoberto o navio-hospital soviético afundado pelos nazis

Soviet Government / Wikimedia

HS Armenia, o navio-hospital soviético afundado pelos nazis em 1941

Mais de 70 anos depois, o Arménia, navio-hospital soviético afundado pelos alemães durante a II Guerra Mundial, foi encontrado na Crimeia.

Em novembro de 1941, em plena II Guerra Mundial, o navio-hospital soviético Armenia foi surpreendido no mar Negro por um ataque da aviação alemã, tendo morrido entre cinco mil e dez mil pessoas que se encontravam a bordo.

De acordo com o jornal ABC, desde então que o paradeiro do naufrágio era desconhecido. Mas, agora, a Sociedade Geográfica Russa acaba de informar que, com o apoio de especialistas do Ministério da Defesa, o encontraram a 15 milhas da costa da Crimeia.

“No fundo do mar Negro foi encontrado o navio Armenia, afundado pela aviação alemã no dia 7 de novembro de 1941. Para um exame detalhado do naufrágio, que está localizado a 15 milhas náuticas da costa, a uma profundidade de 1500 metros, foi utilizado um veículo submersível não-tripulado de controlo remoto que permitiu obter as primeiras filmagens”, diz o comunicado citado pela Sputnik News.

Segundo o jornal espanhol, os trabalhos para localizar o navio-hospital ficaram a cargo do Centro de Pesquisa Subaquática da Sociedade Geográfica Russa, depois de, em 2017, o Ministério da Defesa ter detetado uma anomalia magnética no fundo do mar Negro.

A partir daí, foram realizados vários estudos e, em março deste ano, foi detetado com um sonar uma forma que poderia corresponder a uma parte do casco deste navio.

Agora, após um extenso mergulho de seis horas do robô submarino, os investigadores localizaram várias estruturas e detalhes dos destroços, confirmando que se trata mesmo do Armenia.

Entretanto, conta o ABC, um capelão militar realizou uma cerimónia em memória das vítimas que perderam a vida naquele trágico dia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.