Descoberto misterioso buraco na Antártida com 60 mil quilómetros quadrados

Mais uma enorme polynya foi descoberta este ano na Antártida

Um buraco misterioso, do tamanho de 2 terços de Portugal, foi descoberto na Antártida.

Um enorme buraco foi descoberto há cerca de um mês por uma equipa de investigadores da Universidade de Toronto e do SOCCOM, o Observatório para o Clima e Carbono nos Oceanos do Sul, enquanto monitorizava a área com tecnologia satélite. No ano passado, um buraco semelhante tinha já aparecido na Antártida.

O fenómeno é conhecido como “polynya”, uma área de água semelhante a um lago cercada por gelo oceânico. O buraco encontrado este ano tem cerca de 60 mil quilómetros quadrados, sendo a maior polynya descoberta no mar de Weddell na Antártida desde 1970.

“É o segundo ano seguido que esta polynya aparece aqui, o que é simplesmente notável, depois 40 anos sem a termos visto”, explica à Motherboard o meteorologista Kent Moore, professor de física da Universidade de Toronto e um dos membros da equipa de investigadores.

Encontrar e estudar buracos como este torna-se difícil devido à intensidade do inverno na região, mas depois de no ano passado a polynya ter surgido, os cientistas estavam a monitorizar o local – estando longe de imaginar que uma segunda polynya iria aparecer. A deste ano, no entanto, mereceu especial atenção pela sua enorme dimensão .

MODIS-Aqua / NASA

O fenómeno é explicado pelas características de certas águas profundas mais quentes e salgadas, derretem o gelo quando chegam à superfície, formando uma “polynya”. A criação de uma nova camada de gelo à superfície é dificultada pela presença da água mais quente, que arrefece depois de exposta às temperaturas atmosféricas mais baixas.

O processo entra em ciclo uma vez que, quando a água quente arrefece – por estar em contacto com as temperaturas frias da atmosfera – se afunda, voltando a ser aquecida nas áreas mais profundas.

Moore acha provável que os mamíferos marinhos usem esta abertura para respirar.

Os cientistas acreditam que ainda é cedo para relacionar este tipo de acontecimentos com o aquecimento global. Mas, diz Moore, “ainda não conseguimos entender realmente o impacto que esta polynya terá a longo prazo”.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …