Descoberto filme perdido da Disney de 1928

BFI / Walt Disney Animation Studios Ltd

-

Um desenho animado com o primeiro personagem de Walt Disney, Oswald the Lucky Rabbit (Oswaldo, o Coelho Sortudo), será exibido pela primeira vez em 87 anos.

Uma cópia restaurada de Sleigh Bells (Sinos do Trenó, em tradução livre, de 1928) terá estreia mundial no Instituto Britânico de Cinema (BFI, na sigla em inglês), em Londres, em dezembro.

O BFI diz que a descoberta do filme mudo de seis minutos, perdido há muito tempo nos seus arquivos, foi uma “agradável surpresa”.

Outros filmes do personagem sobreviveram ao tempo, mas Sleigh Bells não era visto desde o lançamento original.

Oswaldo foi criado por Walt Disney e Ub Iwerks em 1927 para os estúdios Universal, antes de a dupla criar o seu personagem mais famoso, o Rato Mickey.

A única cópia existente de Sleigh Bells estava nos arquivos do BFI e foi “redescoberta” por um investigador que trabalhava no arquivo online do instituto.

A restauração foi feita pelos estúdios de animação da Disney, e a nova cópia será exibida a 12 de dezembro em Londres como parte de um programa sobre curta-metragens de Natal da Disney.

“Que agradável surpresa foi descobrir um filme de Walt Disney há muito tempo perdido no arquivo do BFI e poder exibi-lo a uma nova audiência, 87 anos depois da sua criação“, afirmou Robin Baker, chefe dos curadores do arquivo nacional do BFI.

“A restauração deste filme irá apresentar muitas pessoas ao trabalho de Walt Disney na era do cinema mudo – o trabalho mostra a vitalidade e a imaginação das suas animações num ponto-chave do início da sua carreira.”

Andrew Millstein, presidente dos estúdios de animação da Disney, supervisionou a restauração e disse que os filmes de Oswaldo são uma parte importante da história da Disney.

“Temos trabalhado com arquivos de cinema e colecionadores particulares por todo o mundo à procura dos títulos ainda desaparecidos.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …