Descoberto filme perdido da Disney de 1928

BFI / Walt Disney Animation Studios Ltd

-

Um desenho animado com o primeiro personagem de Walt Disney, Oswald the Lucky Rabbit (Oswaldo, o Coelho Sortudo), será exibido pela primeira vez em 87 anos.

Uma cópia restaurada de Sleigh Bells (Sinos do Trenó, em tradução livre, de 1928) terá estreia mundial no Instituto Britânico de Cinema (BFI, na sigla em inglês), em Londres, em dezembro.

O BFI diz que a descoberta do filme mudo de seis minutos, perdido há muito tempo nos seus arquivos, foi uma “agradável surpresa”.

Outros filmes do personagem sobreviveram ao tempo, mas Sleigh Bells não era visto desde o lançamento original.

Oswaldo foi criado por Walt Disney e Ub Iwerks em 1927 para os estúdios Universal, antes de a dupla criar o seu personagem mais famoso, o Rato Mickey.

A única cópia existente de Sleigh Bells estava nos arquivos do BFI e foi “redescoberta” por um investigador que trabalhava no arquivo online do instituto.

A restauração foi feita pelos estúdios de animação da Disney, e a nova cópia será exibida a 12 de dezembro em Londres como parte de um programa sobre curta-metragens de Natal da Disney.

“Que agradável surpresa foi descobrir um filme de Walt Disney há muito tempo perdido no arquivo do BFI e poder exibi-lo a uma nova audiência, 87 anos depois da sua criação“, afirmou Robin Baker, chefe dos curadores do arquivo nacional do BFI.

“A restauração deste filme irá apresentar muitas pessoas ao trabalho de Walt Disney na era do cinema mudo – o trabalho mostra a vitalidade e a imaginação das suas animações num ponto-chave do início da sua carreira.”

Andrew Millstein, presidente dos estúdios de animação da Disney, supervisionou a restauração e disse que os filmes de Oswaldo são uma parte importante da história da Disney.

“Temos trabalhado com arquivos de cinema e colecionadores particulares por todo o mundo à procura dos títulos ainda desaparecidos.”

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.