Descoberto asteróide perigoso que passa na Terra dia 26

(dr) Detlev van Ravenswaay

-

Um astrónomo russo descobriu um novo asteróide que pode representar uma ameaça para a Terra. Devido ao seu tamanho e proximidade com a Terra, o asteróide deve ser considerado “potencialmente perigoso”.

O asteróide LK24 foi descoberto no passado dia 14 pelo astrónomo Leonid Elenin, investigador do Instituto Keldysh de Matemática Aplicada, revela a TASS .

“O tamanho do LK24 é de cerca de 160 metros, e a sua trajectória vai aproximá-lo da Terra no dia 26 de Junho, dia em que chegará a uma distância segura, de cerca 4,7 milhões de quilómetros”, diz o cientista.

“A trajectória do asteróide muda de acordo com a influência dos planetas de que se aproxima. O LK24 move-se numa órbita alongada, aproximando-se primeiro do sol, para em seguida se acercar da órbita de Júpiter”, acrescenta Elenin, citado pela RT.

“Não sabemos se nas futuras aproximações à Terra o asteróide passará mais perto ou mais longe do planeta”, diz o astrónomo.

Leonid Elenin tem estado a observar o período orbital do asteróide em torno do seu eixo, em colaboração com colegas do Cazaquistão.

O facto de o asteróide ter sido descoberto a aproximar-se da Terra dá aos astrónomos uma oportunidade rara de o observar no momento de maior proximidade, e de determinar com maior rigor a sua dimensão e trajectória.

O LK24 está dentro dos critérios de tamanho e proximidade com a Terra dos asteróides “potencialmente perigosos”, cuja colisão potencial com a Terra no futuro não pode ser descartada.

No dia 26, data em que o asteróide estará mais próximo da Terra, os astrónomos poderão observar o movimento do corpo celestial a partir do hemisfério sul.

A observação do asteróide a olho nu será improvável, uma vez que a sua luminosidade é apenas de cerca de 1/17 da de uma estrela.

ZAP / RT

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …

ONU envia ajudas para estabilizar falta de alimentos no Líbano

A Organização das Nações Unidas já começou a ajudar o Líbano, através do envio de farinha de trigo. O objetivo é começar a colmatar a falta de alimentos destruído pelas explosões. Segundo o The Washington Post, …