Descobertas rochas brilhantes no lado oculto da Lua

CNSA / CLEP

O veículo lunar chinês Yutu-2 encontrou “rochas brilhantes” relativamente jovens durante as suas expedições de exploração no lado oculto da Lua.

De acordo com o portal de divulgação científica Our Space (de língua chinesa), citado pela agência noticiosa espanhola Europa Press, o veículo lunar que integra a missão Chang’e-4 fotografou as rochas espalhadas, que aparentam ter uma cor mais clara do que o solo que as alberga, em meados de dezembro de 2019.

As rochas agora encontradas são bastante diferentes das já encontradas pelo rover chinês e podem ajudar os cientistas a melhor compreender a história geológica e a evolução desta área específica do lado oculto da Lua, a cratera Von Kármán, que tem cerca de 180 quilómetros e 3.600 milhões de anos.

Uma análise mais detalhada destas rochas foi levada a cabo pela equipa de cientistas, revelando que as rochas sofreram pouca erosão, que na Lua é causada por micro-meteoritos e grandes mudanças de temperatura em longos dias e noites lunares.

Esta anomalia sugere que os fragmentos encontrados são relativamente jovens.

O brilho relativo das rochas indicou ainda que estas podem ter-se formado numa área muito diferente daquela que é agora explorada pela sonda chinesa.

Em declarações ao portal Space.com, Dan Moriarty, bolseiro de um programa de pós-doutoramento da agência espacial norte-americana (NASA) no Goddard Space Flight Center no estado norte-americano de Maryland, revelou que o tamanho, a forma e a cor das rochas trazem novas pistas sobre a sua origem.

“Como as rochas parecem ser muito semelhantes na sua forma e cor, é razoável supor que todas as rochas possam estar relacionadas”, disse.

E continuou: “Chang’e-4 alunou numa área de basalto e estes materiais vulcânicos são muito mais escuros do que a crosta normal das montanhas lunares. Se estas rochas são realmente mais brilhantes do que o solo, isto pode significar que estas são formadas por componentes e materiais de crosta mais elevados do que os solos circundantes”.

No dia 8 de dezembro de 2019, a China lançou com sucesso a sonda da missão Chang’e-4, tornando-se no primeiro país a realizar uma alunagem bem sucedida no lado oculto da Lua. Chang’e-4 e Yutu-2 estão a realizar várias medições e a recolher rochas que podem revelar novos detalhes sobre esta área inexplorada do nosso satélite natural.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. DEIXEM A LUA EM PAZ, NÃO DESTRUAM MAIS O PLANETA TERRA COMO J´+A ESTÁ.
    TERRA ESTÁ INFECTADA DE TANTO VIRUS E OUTRAS QUE ASSIM DESTROEM O SER HUMANO…
    A LEMBRAR O QUE FAZEM NA LUA NÃO É SAUDÁVÉL PARA MULHERES GRAVIDAS E SEU FETO.
    A TERRA PEDE QUE A CUIDEM SENÃO HÁ A REVOLTA DA MESMA E ASSIM A RAÇA HUMANA UM DIA PERECERÁ…
    A TERRA PRECISA DE SER SAUDÁVÉL, OS PLANETAS E OS ASTROS E AS ESTRELAS SÃO PRECISAS PARA A VIDA HUMANA.
    DEUS DEU A TERRA PARA OS SERES HUMANOS E NÃO OUTRO QUALQUER PLANETA.

RESPONDER

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …

"Não é completamente de loucos" pensar que há vida em Mercúrio

Há a possibilidade, ainda que pequena, de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possa abrigar vida, concluiu uma nova investigação. "É possível que, enquanto houver água, as temperaturas [no planeta] sejam apropriadas para …

O porta-aviões mais avançado do mundo tem um problema inesperado nas suas casas de banho

O porta-aviões de propulsão nuclear USS Gerald R. Ford, o mais avançado da Marinha dos Estados Unidos, tem um problemas nas suas casas de banho, que precisam de ser lavadas com ácido regularmente. De acordo com …

Retirada dos ricos, colapso dos transportes e medo do contacto. As cidades no pós-pandemia

Mesmo depois de a pandemia do novo coronavírus diminuir e voltar a ser seguro estar com outras pessoas, a sociedade pode nunca mais ser a mesma. A atual pandemia de Covid-19 está a mudar rapidamente a …

"Quando a Alemanha disser que há eurobonds, os holandeses vão pastar para outras paragens"

Ana Gomes mostrou-se satisfeita com a atuação de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa durante esta pandemia. A ex-eurodeputada deixou ainda duras críticas aos holandeses, que diz irem pastar para outras paragens quando os …

Coreia do Norte diz não ter casos de covid-19 (mas terá pedido ajuda secretamente)

Apesar de negar ter casos de infeção por covid-19, o novo coronavírus oriundo da China, a Coreia do Norte terá discretamente solicitado ajuda a outros países no combate da doença. As autoridades do país asiático terão …

Seguranças chineses usam óculos inteligentes que detetam pessoas com febre

Os seguranças do Parque Hongyuan, em Hangzhou, na China, conseguem detetar a temperatura corporal de todos os visitantes à distância de até um metro. Como? Graças a uns óculos inteligentes. De acordo com o jornal South …

"O cisne negro de todos os cisnes negros". Vírus é global, mas Portugal e Itália serão mais prejudicados

A grande pandemia motivada pelo coronavírus vai ser económica, consideram especialistas que acreditam que no pós Covid-19, o mundo mudará de forma significativa em várias áreas. Certo é que a crise económica vai afectar os …

"Tiro da rua muitos miúdos". Ex-Benfica cria clube com ajuda de Saviola, Di María e Maxi

O ex-Benfica José Shaffer criou um clube na Argentina, onde diz que tira muitos miúdos da rua. O antigo futebolista conta com o apoio de Saviola, Di María e Maxi Pereira. José Shaffer foi campeão nacional …

Mapa mostra queda abrupta da poluição na Península Ibérica

Um mapa desenvolvido por uma equipa da Universidade Politécnica de Valencia, em Espanha, mostra a diminuição da poluição do ar na Península Ibérica em 10 dias. Com as fábricas encerradas, menos automóveis nas estradas e as …