Descobertas rochas brilhantes no lado oculto da Lua

CNSA / CLEP

O veículo lunar chinês Yutu-2 encontrou “rochas brilhantes” relativamente jovens durante as suas expedições de exploração no lado oculto da Lua.

De acordo com o portal de divulgação científica Our Space (de língua chinesa), citado pela agência noticiosa espanhola Europa Press, o veículo lunar que integra a missão Chang’e-4 fotografou as rochas espalhadas, que aparentam ter uma cor mais clara do que o solo que as alberga, em meados de dezembro de 2019.

As rochas agora encontradas são bastante diferentes das já encontradas pelo rover chinês e podem ajudar os cientistas a melhor compreender a história geológica e a evolução desta área específica do lado oculto da Lua, a cratera Von Kármán, que tem cerca de 180 quilómetros e 3.600 milhões de anos.

Uma análise mais detalhada destas rochas foi levada a cabo pela equipa de cientistas, revelando que as rochas sofreram pouca erosão, que na Lua é causada por micro-meteoritos e grandes mudanças de temperatura em longos dias e noites lunares.

Esta anomalia sugere que os fragmentos encontrados são relativamente jovens.

O brilho relativo das rochas indicou ainda que estas podem ter-se formado numa área muito diferente daquela que é agora explorada pela sonda chinesa.

Em declarações ao portal Space.com, Dan Moriarty, bolseiro de um programa de pós-doutoramento da agência espacial norte-americana (NASA) no Goddard Space Flight Center no estado norte-americano de Maryland, revelou que o tamanho, a forma e a cor das rochas trazem novas pistas sobre a sua origem.

“Como as rochas parecem ser muito semelhantes na sua forma e cor, é razoável supor que todas as rochas possam estar relacionadas”, disse.

E continuou: “Chang’e-4 alunou numa área de basalto e estes materiais vulcânicos são muito mais escuros do que a crosta normal das montanhas lunares. Se estas rochas são realmente mais brilhantes do que o solo, isto pode significar que estas são formadas por componentes e materiais de crosta mais elevados do que os solos circundantes”.

No dia 8 de dezembro de 2019, a China lançou com sucesso a sonda da missão Chang’e-4, tornando-se no primeiro país a realizar uma alunagem bem sucedida no lado oculto da Lua. Chang’e-4 e Yutu-2 estão a realizar várias medições e a recolher rochas que podem revelar novos detalhes sobre esta área inexplorada do nosso satélite natural.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …