Descobertas rochas brilhantes no lado oculto da Lua

CNSA / CLEP

O veículo lunar chinês Yutu-2 encontrou “rochas brilhantes” relativamente jovens durante as suas expedições de exploração no lado oculto da Lua.

De acordo com o portal de divulgação científica Our Space (de língua chinesa), citado pela agência noticiosa espanhola Europa Press, o veículo lunar que integra a missão Chang’e-4 fotografou as rochas espalhadas, que aparentam ter uma cor mais clara do que o solo que as alberga, em meados de dezembro de 2019.

As rochas agora encontradas são bastante diferentes das já encontradas pelo rover chinês e podem ajudar os cientistas a melhor compreender a história geológica e a evolução desta área específica do lado oculto da Lua, a cratera Von Kármán, que tem cerca de 180 quilómetros e 3.600 milhões de anos.

Uma análise mais detalhada destas rochas foi levada a cabo pela equipa de cientistas, revelando que as rochas sofreram pouca erosão, que na Lua é causada por micro-meteoritos e grandes mudanças de temperatura em longos dias e noites lunares.

Esta anomalia sugere que os fragmentos encontrados são relativamente jovens.

O brilho relativo das rochas indicou ainda que estas podem ter-se formado numa área muito diferente daquela que é agora explorada pela sonda chinesa.

Em declarações ao portal Space.com, Dan Moriarty, bolseiro de um programa de pós-doutoramento da agência espacial norte-americana (NASA) no Goddard Space Flight Center no estado norte-americano de Maryland, revelou que o tamanho, a forma e a cor das rochas trazem novas pistas sobre a sua origem.

“Como as rochas parecem ser muito semelhantes na sua forma e cor, é razoável supor que todas as rochas possam estar relacionadas”, disse.

E continuou: “Chang’e-4 alunou numa área de basalto e estes materiais vulcânicos são muito mais escuros do que a crosta normal das montanhas lunares. Se estas rochas são realmente mais brilhantes do que o solo, isto pode significar que estas são formadas por componentes e materiais de crosta mais elevados do que os solos circundantes”.

No dia 8 de dezembro de 2019, a China lançou com sucesso a sonda da missão Chang’e-4, tornando-se no primeiro país a realizar uma alunagem bem sucedida no lado oculto da Lua. Chang’e-4 e Yutu-2 estão a realizar várias medições e a recolher rochas que podem revelar novos detalhes sobre esta área inexplorada do nosso satélite natural.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. DEIXEM A LUA EM PAZ, NÃO DESTRUAM MAIS O PLANETA TERRA COMO J´+A ESTÁ.
    TERRA ESTÁ INFECTADA DE TANTO VIRUS E OUTRAS QUE ASSIM DESTROEM O SER HUMANO…
    A LEMBRAR O QUE FAZEM NA LUA NÃO É SAUDÁVÉL PARA MULHERES GRAVIDAS E SEU FETO.
    A TERRA PEDE QUE A CUIDEM SENÃO HÁ A REVOLTA DA MESMA E ASSIM A RAÇA HUMANA UM DIA PERECERÁ…
    A TERRA PRECISA DE SER SAUDÁVÉL, OS PLANETAS E OS ASTROS E AS ESTRELAS SÃO PRECISAS PARA A VIDA HUMANA.
    DEUS DEU A TERRA PARA OS SERES HUMANOS E NÃO OUTRO QUALQUER PLANETA.

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …