Descobertas no Chile três múmias com mais de 900 anos

Dois trabalhadores agrícolas chilenos protagonizaram uma das descobertas arqueológicas mais importantes daquele país sul-americano, ao descobrirem três múmias com mais de 900 anos.

A polícia chilena revelou esta quinta-feira aos jornalistas que dois trabalhadores encontraram uma sepultura que continha os restos mumificados de duas crianças e as ossadas de uma mulher com idade estimada entre os 50 e 60 anos, além de alguns utensílios como vasos de cerâmica e brinquedos.

As duas crianças parecem ter entre os 5 e 7 anos.

O achado tem presumivelmente origem na cultura copiapó, um grupo pré-hispânico que habitou na região de Atacama, o deserto mais alto do mundo, entre os anos 1000 e 1400.

“Nunca tinham sido encontrados corpos mumificados em Atacama”, disse a antropóloga Marcela Urízar, investigadora da Universidade de Atacama, ao jornal Diário de Atacama.

As três múmias, num estado de conservação bastante bom, foram encontradas a cerca de 800 quilómetros a norte da capital chilena, Santiago do Chile.

Os corpos estavam envolvidos em fibras vegetais e peles de animais, o que poderia explicar o seu estado de conservação.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Palha e peles! Não sei como alguém no seu perfeito juízo e dois dedos de testa pode pensar que isso chega para conservar corpos ao longo de anos ou, neste caso, séculos. Simplesmente, acontece como no Egito. É a ausência de humidade que os conserva.

RESPONDER

Chefe do Governo Hong Kong revela ter "pilhas de dinheiro" em casa por causa das sanções norte-americanas

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, revelou esta semana ter "pilhas de dinheiro" em casa por causa das sanções norte-americanas. Em declarações à International Business Channel, a líder do Executivo de Hong Kong …

António Mexia e Manso Neto vão deixar gestão da EDP

Os presidentes executivos da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e Manso Neto, ambos suspensos de funções, manifestaram-se indisponíveis para voltar a integrar os órgãos sociais do grupo num novo mandato. Em comunicado à Comissão …

João Ferreira desafia Marcelo a assumir candidatura "o quanto antes"

  João Ferreira, candidato comunista às presidenciais, acredita, como os "todos" os portugueses, que Marcelo Rebelo de Sousa será recandidato, mas desafiou-o esta segunda-feira a dizê-lo "quanto antes", por "uma questão de transparência". “Já todos perceberam o …

Irão. Líder Supremo pede punição pela morte de cientista que liderou programa nuclear

O líder supremo do Irão, o Ayatollah Ali Khamenei, exigiu no sábado punição pela morte do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que liderou o programa nuclear de Teerão, enquanto a República Islâmica culpa Israel pelo assassinato. Israel, há muito …

Portugal é o país da UE mais próximo de atingir metas climáticas para 2030

Portugal é o país da União Europeia (UE) mais perto de atingir as suas metas climáticas de redução de emissões até 2030, relativamente aos níveis de 2005, segundo um relatório esta segunda-feira publicado pela Comissão …

Novos casos aumentam mais de 50% em oito concelhos do Norte

O número de novos casos de infeção no Norte aumentou mais de 50% em oito concelhos da região, seis dos quais no distrito de Vila Real e dois em Bragança, segundo o relatório da Administração …

União Europeia convida Joe Biden para cimeira presencial durante presidência portuguesa em 2021

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convidou o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma cimeira presencial no primeiro semestre de 2021, durante a presidência portuguesa da União Europeia. Fontes europeias informaram que …

Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus, diz Cabrita

O ministro da Administração Interna considerou esta segunda-feira que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da pandemia, não foi eficaz para conter o novo coronavírus. “Ao nível das fronteiras …

Hospitais de Coimbra estão "muito próximos" do limite de capacidade

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está "muito próximo do limite de capacidade" de resposta à covid-19, devido à falta de recursos humanos, disse esta segunda-feira o presidente do conselho de administração da …

Médico de Maradona apresenta-se voluntariamente às autoridades judiciais

O médico Leopoldo Luque apresentou-se esta segunda-feira voluntariamente às autoridades judiciais para explicar as circunstâncias em que ocorreu a morte do ex-futebolista Diego Maradona, depois de a sua casa e o seu consultório terem sido …