Descobertas estranhas estruturas gigantes nas profundezas da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, encontrou uma “vasta estrutura” com “um denso material”, cuja existência era até agora desconhecida, entre o núcleo e o manto da Terra.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Science, a equipa da universidade norte-americana chegou a esta conclusão graças a pesquisas anteriores sobre o comportamento das ondas sísmicas.

Os cientistas utilizaram o mesmo algoritmo que é aplicado para analisar galáxias distantes, tal como refere o portal de Ciência New Scientist.

A estrutura em causa foi encontrada sob as ilhas Marquesas, um dos cinco arquipélagos da Polinésia Francesa, no Pacífico Sul, que são de tipo vulcânico. A investigação revelou ainda que a estrutura é muito maior do que se pensava anteriormente.

Os cientistas não sabem ainda o que compõe esta estrutura, mas acreditam que este “oferece uma oportunidade para melhor entender os intrincados processos que permitiram ao nosso planeta evoluir e mudar ao longo do tempo”.

“Observando milhares de ecos da fronteira do manto central de uma só vez, em vez de analisar alguns de cada vez, como costuma ser feito, ganhamos uma perspetiva totalmente nova“, explicou Doyeon Kim, autor principal do estudo, em comunicado.

“[A descoberta] mostra-nos que a região de fronteira do núcleo do manto tem muitas estruturas que podem produzir estes ecos [agora descritos], mas isto era algo que não tínhamos percebido antes porque só tínhamos uma visão estreita”.

Doyeon Kim/University of Maryland

Vedran Lekić, geólogo da universidade de Maryland e co-autor do estudo, completou: “Ficamos surpresos por encontrar um recurso tão grande nas Ilhas Marquesas que nem sabíamos que existia antes (…) É realmente empolgante, porque mostra como é que o algoritmo Sequencer pode ajudar-nos a contextualizar dados sismográficos em todo o mundo de uma forma que não podíamos antes”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …

Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente …