Descoberta uma quarta tribo ancestral na origem dos Europeus

Eppie R. Jones et al.

O estudo foi baseado na análise de DNA extraído de um dente molar deste esqueleto, com mais de 10.000 anos, encontrado no leste da Geórgia

O estudo foi baseado na análise de DNA extraído de um dente molar deste esqueleto, com mais de 10.000 anos, encontrado no leste da Geórgia

Sempre se pensou que os genes dos europeus fossem uma mistura dos de três tribos ancestrais – mas uma pesquisa recente revelou que uma quarta tribo deixou a sua herança na pool genética dos Europeus contemporâneos.

Até agora, os antropólogos acreditavam que a herança genética europeia tinha origem em três tribos ancestrais, sendo uma mistura dos genes de caçadores indígenas, de agricultores do Médio Oriente, e de uma tribo com origem na Idade do Bronze.

Mas uma nova análise de DNA a restos fossilizados de ossadas humanas com mais de 10 mil anos, encontradas no leste da Geórgia mostrou que há uma quarta tribo na origem dos genes dos Europeus.

De acordo com o estudo, publicado na revista Nature, a quarta contribuição para a herança genética europeia provém de uma tribo de pastores Yamnaya que se separaram da sua população original há 3.000 anos e chegaram à Europa provenientes das regiões mais orientais das antigas estepes, onde actualmente se encontram a Rússia e a Ucrânia.

Eppie R. Jones, investigador do Trinity College de Dublin, na Irlanda, e principal autor do estudo, acredita que terá sido esta tribo a trazer para a Europa os dialectos indo-europeus, que deram origem à maior parte das línguas actualmente faladas no Velho Continente.

“A questão de saber de onde vieram os próprios Yamnaya era até agora um mistério“, diz ao EurekAlert! o investigador Andrea Manica, do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge.

“Os nosso resultados permitiram descobrir que metade dos genes desta tribo teriam raízes em tribos de caçadores-recolectores anteriores ao surgimento das populações de agricultores na região”, diz o biólogo, especializado em Ecologia Evolucionária e co-autor do estudo.

“A outra metade dos genes parece ter origem em migrantes do Oriente Médio, fundadores das primeiras tribos agrícolas na Europa”, acrescenta Andrea Manica.

De acordo com os resultados do estudo, as duas populações ter-se-ão miscigenado há mais de 25 mil anos, antes da última Idade do Gelo, dando origem às tribos de pastores Yamnaya das estepes orientais.

A tribo perdida que há 3.000 anos deixou as estepes transformou as populações da Europa central e setentrional – e os cientistas estimam que a herança genética dos Noruegueses, por exemplo, possa ter até 50% de contributo Yamnaya.

O estudo lança assim uma nova luz acerca da origem ancestral dos Europeus – e clarifica que a nossa pool genética é afinal mais rica do que se pensava.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …