Descoberta uma quarta tribo ancestral na origem dos Europeus

Eppie R. Jones et al.

O estudo foi baseado na análise de DNA extraído de um dente molar deste esqueleto, com mais de 10.000 anos, encontrado no leste da Geórgia

O estudo foi baseado na análise de DNA extraído de um dente molar deste esqueleto, com mais de 10.000 anos, encontrado no leste da Geórgia

Sempre se pensou que os genes dos europeus fossem uma mistura dos de três tribos ancestrais – mas uma pesquisa recente revelou que uma quarta tribo deixou a sua herança na pool genética dos Europeus contemporâneos.

Até agora, os antropólogos acreditavam que a herança genética europeia tinha origem em três tribos ancestrais, sendo uma mistura dos genes de caçadores indígenas, de agricultores do Médio Oriente, e de uma tribo com origem na Idade do Bronze.

Mas uma nova análise de DNA a restos fossilizados de ossadas humanas com mais de 10 mil anos, encontradas no leste da Geórgia mostrou que há uma quarta tribo na origem dos genes dos Europeus.

De acordo com o estudo, publicado na revista Nature, a quarta contribuição para a herança genética europeia provém de uma tribo de pastores Yamnaya que se separaram da sua população original há 3.000 anos e chegaram à Europa provenientes das regiões mais orientais das antigas estepes, onde actualmente se encontram a Rússia e a Ucrânia.

Eppie R. Jones, investigador do Trinity College de Dublin, na Irlanda, e principal autor do estudo, acredita que terá sido esta tribo a trazer para a Europa os dialectos indo-europeus, que deram origem à maior parte das línguas actualmente faladas no Velho Continente.

“A questão de saber de onde vieram os próprios Yamnaya era até agora um mistério“, diz ao EurekAlert! o investigador Andrea Manica, do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge.

“Os nosso resultados permitiram descobrir que metade dos genes desta tribo teriam raízes em tribos de caçadores-recolectores anteriores ao surgimento das populações de agricultores na região”, diz o biólogo, especializado em Ecologia Evolucionária e co-autor do estudo.

“A outra metade dos genes parece ter origem em migrantes do Oriente Médio, fundadores das primeiras tribos agrícolas na Europa”, acrescenta Andrea Manica.

De acordo com os resultados do estudo, as duas populações ter-se-ão miscigenado há mais de 25 mil anos, antes da última Idade do Gelo, dando origem às tribos de pastores Yamnaya das estepes orientais.

A tribo perdida que há 3.000 anos deixou as estepes transformou as populações da Europa central e setentrional – e os cientistas estimam que a herança genética dos Noruegueses, por exemplo, possa ter até 50% de contributo Yamnaya.

O estudo lança assim uma nova luz acerca da origem ancestral dos Europeus – e clarifica que a nossa pool genética é afinal mais rica do que se pensava.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …