Descoberta proteína responsável por cancro da mama e metástases pulmonares

NASA

-

Investigadores espanhóis descobriram uma proteína, a TC21, que desempenha um papel essencial no desenvolvimento do cancro da mama e no crescimento de metástases pulmonares, dois processos malignos que são bloqueados quando se exclui ou inibe a referida proteína.

A pesquisa, liderada e apresentada pelo investigador do Conselho Superior de Pesquisas Científicas, no Centro de Pesquisa de Cancro de Salamanca, Xosé R. Bustelo, foi publicada no jornal científico Nature Communications.

«Com esta pesquisa, conseguimos demonstrar que esta proteína pode ser uma boa alternativa aos tradicionais tratamentos do cancro da mama, uma vez que a sua inibição não produz quaisquer efeitos secundários no organismo do paciente; pelo contrário, é muito eficiente para reduzir os tumores mamários e as metástases do pulmão», afirmou Bustelo.

Por isto mesmo, os esforços da investigação vão centrar-se no desenvolvimento de fármacos inibidores desta proteína. «É um caminho longo, que supõe anos de estudo e imensas fases até chegar a uma terapia efectiva». Porém, «vale a pena a aposta», assegurou o cientista, em comunicado de imprensa.

Durante a experiência, a equipa comprovou que a proteína TC21 desregula o crescimento celular, o que origina os denominados sarcomas. A equipa suspeitou de imediato que a proteína estava implicada no desenvolvimento destes tumores.

Através de testes em ratinhos, a equipa verificou que a eliminação da TC21 reduz drasticamente o crescimento dos tumores mamários e bloqueia o desenvolvimento de metáteses pulmonares.

A equipa de investigadores espanhóis verificou, porém, que a eliminação sistemática da proteína pode desenvolver mecanismos de resistência à terapia, um fenómeno comum em tratamentos oncológicos que Bustelo espera corrigir em breve.

De salientar que, em Portugal, são diagnosticados cerca de 4.500 novos casos de cancro da mama por ano.

CG/ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …