Recente descoberta pode abrir caminho a novos tratamentos contra o Parkinson

Uma pequena proteína, previamente associada à disfunção celular, tem, afinal, uma função crítica na reparação de ruturas no ADN.

A recente investigação levada a cabo por cientistas da Oregon Health & Science University (OHSU), nos Estados Unidos, e publicada esta segunda-feira na Scientific Reports, é a primeira demonstração de que a alfa-sinucleína desempenha um papel crucial na prevenção da morte de neurónios em doenças cerebrais como o Parkinson.

Graças a estes resultados, poderá ser possível desenvolver novas terapia para substituir a função da alfa-sinucleína ou aumentá-la em pessoas com doença de Parkinson e outros distúrbios neurodegenerativos.

Segundo o EurekAlert, agregados de alfa-sinucleína, conhecidos como corpos de Lewy, têm sido relacionados há muito tempo ao Parkinson e a outras formas de demência. No entanto, este novo estudo lança uma nova luz sobre este processo.

As descobertas sugerem que os corpos de Lewy são problemáticos, uma vez que extraem a proteína alfa-sinucleína do núcleo das células cerebrais. O estudo, que examinou as células de ratos vivos e o tecido cerebral em humanos após a morte, revela que essas proteínas desempenham uma função crucial ao reparar as quebras que ocorrem ao longo das vastas cadeias de ADN presentes no núcleo de cada célula do corpo.

O papel da alfa-sinucleína na reparação do ADN pode ser muito importante na prevenção da morte celular. Esta função pode ser perdida em doenças cerebrais, como o Parkinson, levando à morte generalizada dos neurónios. “Pode ser a perda dessa função a causa da morte da célula”, disse o autor principal Vivek Unni, professor de neurologia na OHSU.

Os cientistas descobriram que a proteína alfa-sinucleína foi rapidamente para o local do dano no ADN nos neurónios das cobaias. Além disso, a equipa descobriu ruturas de fita dupla no ADN de tecidos humanos e de ratos, nos quais a proteína foi agregada, na forma de corpos de Lewy, no citoplasma em torno do núcleo da célula.

Em conjunto, os resultados sugerem que a alfa-sinucleína desempenha um papel crucial na ligação de cadeias quebradas de ADN dentro do núcleo da célula.

“É a primeira vez que alguém descobre que uma das suas funções é a reparação do ADN. “Os cientistas esperam que estes resultados levem ao desenvolvimento de novos métodos para fornecer proteínas alfa-sinucleína no núcleo das células ou métodos para substituir a sua função.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afastado juiz que disse que "fechar as pernas" impedia agressão sexual

Um juiz de Nova Jersey, nos Estados Unidos (EUA), que disse que fechar as pernas poderia evitar uma agressão sexual foi impedido de presidir um tribunal, tendo sido afastado da Suprema Corte do Estado. Segundo noticiou …

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …