Descoberta nova espécie de tardígrados que usa um “escudo fluorescente” para resistir à radiação

Uma equipa de cientistas do Indian Institute of Science acaba de descobrir uma nova espécie de tardígrados que é capaz de sobreviver à radiação ultravioleta (UV) durante dias recorrendo a um “escudo fluorescente”.

Os tardígrados, popularmente conhecidos como ursos de água, são seres extremófilos, capazes de sobreviver em situações extremas, no vácuo do espaço e em temperaturas abaixo de zero, sendo mesmo considerado o animal mais resistente do mundo.

Sob stress ambiental, como desidratação ou temperaturas extremas, estes minúsculos seres vivos encolhem para um estado de “tun” através do qual o seu organismo fica quase totalmente inativo. Neste estado, podem sobreviver sem água durante décadas, tolerar altas doses de radiação e sobreviver a temperaturas entre os -272 ° C a 150 ° C.

Uma nova espécie foi agora encontrada numa amostra de musgo encontrada numa parede de cimento na cidade de Bengaluru, na Índia, detalha o portal Science Mag.

Os cientistas testaram a nova espécie, batizada de Paramicrobiotus BLR, e descobriram que esta estripe sobreviveu a níveis de radiação ultravioleta que são capazes de matar uma outra espécie de ursos de água menos resistente e normalmente utilizada em procedimentos experimentais, a H. exelaris, em apenas 24 horas.

Por norma, a radiação UV é capaz de causar danos no ADN destes organismos, separando o material genético e fazendo com as células morram. Contudo, a Paramicrobiotus sobreviveu a exposição a esta radiação durante 30 dias, escreveram os autores no novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Biology Letters.

Os ursos de água conseguiram resistir recorrendo a um “escudo fluorescente”, que os cientistas dizem ter descoberto totalmente por acidente.

Enquanto estudavam estes seres sob luzes ultravioleta, a equipa notou que os tubos de ensaio repletos de Paramicrobiotus brilhavam ou “floresciam”, situação que não se verificou nas amostras de H. exelaris colocadas também em tubos de ensaio

Os cientistas descobriram então, depois de levar a cabo mais testes com as duas espécies para perceber as taxas de sobrevivência dos diferentes ursos de água, que a fluorescência confere a estes micro-organismos proteção contra os efeitos nocivos da radiação UV.

O composto químico fluorescente utilizado pelos espécimes da espécie Paramicrobiotus não foi ainda determinado, frisa ainda o mesmo estudo.Os cientistas acreditam que estes ursos de água terão desenvolvido este escudo fluorescente para neutralizar os altos níveis de radiação UV do sul tropical da Índia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …