Descoberta nova espécie de tardígrados que usa um “escudo fluorescente” para resistir à radiação

Uma equipa de cientistas do Indian Institute of Science acaba de descobrir uma nova espécie de tardígrados que é capaz de sobreviver à radiação ultravioleta (UV) durante dias recorrendo a um “escudo fluorescente”.

Os tardígrados, popularmente conhecidos como ursos de água, são seres extremófilos, capazes de sobreviver em situações extremas, no vácuo do espaço e em temperaturas abaixo de zero, sendo mesmo considerado o animal mais resistente do mundo.

Sob stress ambiental, como desidratação ou temperaturas extremas, estes minúsculos seres vivos encolhem para um estado de “tun” através do qual o seu organismo fica quase totalmente inativo. Neste estado, podem sobreviver sem água durante décadas, tolerar altas doses de radiação e sobreviver a temperaturas entre os -272 ° C a 150 ° C.

Uma nova espécie foi agora encontrada numa amostra de musgo encontrada numa parede de cimento na cidade de Bengaluru, na Índia, detalha o portal Science Mag.

Os cientistas testaram a nova espécie, batizada de Paramicrobiotus BLR, e descobriram que esta estripe sobreviveu a níveis de radiação ultravioleta que são capazes de matar uma outra espécie de ursos de água menos resistente e normalmente utilizada em procedimentos experimentais, a H. exelaris, em apenas 24 horas.

Por norma, a radiação UV é capaz de causar danos no ADN destes organismos, separando o material genético e fazendo com as células morram. Contudo, a Paramicrobiotus sobreviveu a exposição a esta radiação durante 30 dias, escreveram os autores no novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Biology Letters.

Os ursos de água conseguiram resistir recorrendo a um “escudo fluorescente”, que os cientistas dizem ter descoberto totalmente por acidente.

Enquanto estudavam estes seres sob luzes ultravioleta, a equipa notou que os tubos de ensaio repletos de Paramicrobiotus brilhavam ou “floresciam”, situação que não se verificou nas amostras de H. exelaris colocadas também em tubos de ensaio

Os cientistas descobriram então, depois de levar a cabo mais testes com as duas espécies para perceber as taxas de sobrevivência dos diferentes ursos de água, que a fluorescência confere a estes micro-organismos proteção contra os efeitos nocivos da radiação UV.

O composto químico fluorescente utilizado pelos espécimes da espécie Paramicrobiotus não foi ainda determinado, frisa ainda o mesmo estudo.Os cientistas acreditam que estes ursos de água terão desenvolvido este escudo fluorescente para neutralizar os altos níveis de radiação UV do sul tropical da Índia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …