Descoberta nova espécie de tardígrados que usa um “escudo fluorescente” para resistir à radiação

Uma equipa de cientistas do Indian Institute of Science acaba de descobrir uma nova espécie de tardígrados que é capaz de sobreviver à radiação ultravioleta (UV) durante dias recorrendo a um “escudo fluorescente”.

Os tardígrados, popularmente conhecidos como ursos de água, são seres extremófilos, capazes de sobreviver em situações extremas, no vácuo do espaço e em temperaturas abaixo de zero, sendo mesmo considerado o animal mais resistente do mundo.

Sob stress ambiental, como desidratação ou temperaturas extremas, estes minúsculos seres vivos encolhem para um estado de “tun” através do qual o seu organismo fica quase totalmente inativo. Neste estado, podem sobreviver sem água durante décadas, tolerar altas doses de radiação e sobreviver a temperaturas entre os -272 ° C a 150 ° C.

Uma nova espécie foi agora encontrada numa amostra de musgo encontrada numa parede de cimento na cidade de Bengaluru, na Índia, detalha o portal Science Mag.

Os cientistas testaram a nova espécie, batizada de Paramicrobiotus BLR, e descobriram que esta estripe sobreviveu a níveis de radiação ultravioleta que são capazes de matar uma outra espécie de ursos de água menos resistente e normalmente utilizada em procedimentos experimentais, a H. exelaris, em apenas 24 horas.

Por norma, a radiação UV é capaz de causar danos no ADN destes organismos, separando o material genético e fazendo com as células morram. Contudo, a Paramicrobiotus sobreviveu a exposição a esta radiação durante 30 dias, escreveram os autores no novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Biology Letters.

Os ursos de água conseguiram resistir recorrendo a um “escudo fluorescente”, que os cientistas dizem ter descoberto totalmente por acidente.

Enquanto estudavam estes seres sob luzes ultravioleta, a equipa notou que os tubos de ensaio repletos de Paramicrobiotus brilhavam ou “floresciam”, situação que não se verificou nas amostras de H. exelaris colocadas também em tubos de ensaio

Os cientistas descobriram então, depois de levar a cabo mais testes com as duas espécies para perceber as taxas de sobrevivência dos diferentes ursos de água, que a fluorescência confere a estes micro-organismos proteção contra os efeitos nocivos da radiação UV.

O composto químico fluorescente utilizado pelos espécimes da espécie Paramicrobiotus não foi ainda determinado, frisa ainda o mesmo estudo.Os cientistas acreditam que estes ursos de água terão desenvolvido este escudo fluorescente para neutralizar os altos níveis de radiação UV do sul tropical da Índia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autárquicas: Coimbra muda de mãos com maioria absoluta de José Manuel Silva

Segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD à Câmara Municipal de Coimbra José Manuel Silva conquistou a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável Segundo a projeção …

Autárquicas: Rui Moreira reeleito no Porto com maioria absoluta

A sondagem ICS-ISCTE, divulgada pela SIC, projeta uma vitória confortável de Rui Moreira no Porto. A sondagem indica que o atual autarca terá entre 39,2 e 44,2%. De acordo com as primeiras projeções, o resultado obtido …

Autárquicas: Sondagens dão empate entre Medina e Moedas em Lisboa

As primeiras projeções da SIC dão um empate entre o presidente da Câmara, Fernando Medina, e o candidato do PSD, Carlos Moedas. O resultado é ainda incerto. Também a projeção RTP/Universidade Católica dá resultados muito próximos …

Ummu tem 25 anos e é rosto das negociações com o Boko Haram

Com a Nigéria a enfrentar uma crise de raptos, Ummu Kalthum é uma das mais jovens — e mais bem-sucedidas — mediadoras a negociar acordos para libertar reféns do Boko Haram no país. Na última década, …

Liveblog Autárquicas. Primeiras projeções com empate em Lisboa, Coimbra muda de mãos

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …