Descoberta manteiga do tempo de Jesus ainda comestível (mas muito suja)

(dr) Cavan County Museum

Funcionários de Museu irlandês com pedaço de manteiga de 2 mil anos desenterrado de um pântano.

Funcionários de Museu irlandês com pedaço de manteiga de 2 mil anos desenterrado de um pântano.

Um pedaço de manteiga de quase dez quilos e dois mil anos de idade foi recentemente descoberto em Co Meath, num pântano na Irlanda.  E, “teoricamente”, ainda é comestível.

Especialistas acreditam que o alimento foi oferecido aos deuses. Além disso, “teoricamente”, ainda é comestível, de acordo com Andy Halpin, um dos assistentes do Museu Nacional da Irlanda.

Se a idade desta manteiga ou o potencial de irritar alguns deuses não forem razões suficientes para não experimentar este naco, considere que o grande pedaço foi descoberto no fundo de um pântano coberto de sujidade.

O pântano de Emlagh, onde a manteiga foi encontrada, ficava no cruzamento de três reinos diferentes na época em que o alimento foi aparentemente enterrado. Ou seja, ninguém frequentava o local, que Halpin descreveu como “inacessível” e “terra de ninguém”.

Presumivelmente, a bola de manteiga foi atirada para dentro do pântano destinada a nunca ser tocada e permaneceu ali até agora ser desenterrada.

Preservar alimentos em pântanos era algo surpreendentemente comum naqueles tempos porque sem o sal para curar a comida, os bens alimentares estragavam-se rapidamente.

Por outro lado, o ambiente frio e a baixa concentração de oxigénio do pântano agiam como uma espécie de refrigerador. Os povos antigos chegaram até a usar este tipo de terreno para preservar cadáveres.

Aparentemente, o gosto desta manteiga não é nada mau. O famoso chef Kevin Thornton disse já ter provado uma manteiga de quatro mil anos de idade, também desenterrada de um pântano, e até decidiu fabricar um pouco para si (sim, é o que está a pensar – ele enterrou manteiga num pântano, mas algo me diz que não vai esperar milhares de anos para a resgatar).

No entanto, ninguém vai comer a manteiga de Emlagh – os seus dias serão passados num casulo refrigerado no Cavan County Museum, um museu na Irlanda.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Bolhas domésticas" e celebrações online. As sugestões de Bruxelas para o Natal

A Comissão Europeia pediu esta quarta-feira aos países da União Europeia (UE) para definirem “critérios claros” relativamente ao Natal, devendo estipular um número máximo de pessoas por ajuntamento, incentivar “bolhas domésticas” para passar as festividades …

PSD ouviu empresários em greve de fome e apela a Governo que os receba

O líder do grupo parlamentar do PSD apelou esta quarta-feira ao Governo para que receba os empresários da restauração e da animação noturna em greve de fome em frente ao Parlamento, depois de se ter …

China acusada de violar sanções à Coreia do Norte. EUA oferecem recompensa de 5 milhões

A China está a ser acusação de uma “violação flagrante” da obrigação de aplicar sanções internacionais à Coreia do Norte. Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações. De …

Fabricante de aeronaves Embraer revela ter sido vítima de ataque informático

A fabricante aeronáutica brasileira Embraer informou esta terça-feira, em comunicado, que sofreu um ataque informático aos seus sistemas. A Embraer frisou, em comunicado divulgado aos acionistas, que o ataque “resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos …

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …

Portugal com mais 68 mortos e 3.384 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 68 mortos relacionados com a covid-19 e 3.384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.645 …

Tribunal de Contas usa inteligência artificial para controlar entidades

O Tribunal de Contas (TdC) começou a utilizar um sistema baseado em inteligência artificial para controlar as contas de cerca de 6.500 entidades que estão sob a sua alçada. Segundo noticiou esta quarta-feira o Correio da …