Descoberta em Atenas vala comum com 80 esqueletos de jovens algemados

(dr) Ministério da Cultura de Atenas

-

Duas valas comuns foram descobertas na região de Falirikon Delta, no sul de Atenas, contendo os esqueletos de 80 homens jovens, muitos dos quais algemados nas mãos e pés. Os esqueletos foram datados entre 675 e 650 aC.

Os túmulos encontravam-se num cemitério antigo na periferia de Atenas. A descoberta aconteceu quando trabalhadores preparavam as bases para a construção da nova Biblioteca Nacional da Grécia.

As autoridades atenienses vão agora lançar uma investigação para decidir se o local será mesmo usado para a construção da Biblioteca Nacional, ou se deverá ser preservado.

Quando as sepulturas foram descobertas, os arqueólogos chamados a analisar o achado encontraram os esqueletos todos alinhados – alguns de estômago para cima, outros para baixo.

Dos 80 esqueletos, 36 estavam algemados com ferros. Os seus dentes estavam em boas condições, o que indica que os homens eram jovens e saudáveis.

Dois pequenos vasos decorativos colocados ao lado dos esqueletos permitiram que os cientistas datassem os restos com bastante precisão: cerca da segunda metade do século 7 aC, um período de grande turbulência política na região.

Segundo a Science Alert, os arqueólogos estão a considerar a hipótese de que os homens mortos fossem seguidores de Cylon, um nobre da Grécia Antiga que tentou sem sucesso assumir o controle da capital, há quase 3.000 anos atrás.

Os homens foram, provavelmente, feitos como prisioneiros aproximadamente na altura da morte de Cylon, o que dá peso à hipótese de que fossem seus seguidores.

Nessa época, Cylon liderou um golpe fracassado em Atenas, que foi relatado pelos historiadores gregos Heródoto e Tucídides. Cylon julgava que poderia ser um belo líder tirano – mas os atenienses não concordaram.

Cylon teve que procurar auxílio na cidade vizinha de Megara.

Após a captura da Acrópole durante o Festival de Zeus, em 632 aC,  Cylon foi perseguido, tendo conseguido fugir com o irmão – ao contrário dos seus seguidores, que ficaram em Megara.

Os seguidores de Cylon foram encurralados pelos atenienses e forçados a refugiar-se no Templo de Atena, onde permaneceram até ficarem sem comida, tendo acabado finalmente por se entregar aos 9 arcontes – os magistrados de Atenas.

Megacles, o líder dos arcontes, tinha prometido que a vida dos seguidores de Cylon seria poupada, mas assim que os jovens deixaram o templo, foram condenados à morte.

Os 80 esqueletos agora podem assim ser os restos desses jovens soldados, que até agora não tinham sido encontrados.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …