//

Descoberta a mais antiga biblioteca da Alemanha

Um grupo de arqueólogos descobriu acidentalmente em Colónia, na Alemanha, as ruínas da mais antiga biblioteca do país. O prédio terá sido construído pelos Romanos no século II. 

Segundo o diretor do departamento de conservação de monumentos de Colónia, Marcus Trier, as ruínas são do século II. Especialistas estimam que a biblioteca foi construída pelos romanos entre 150 e 200 depois de Cristo, a sudoeste do fórum romano que existia na cidade alemã.

A descoberta das ruínas ocorreu por acaso há um ano, durante as obras para a construção de um centro da Igreja Luterana na cidade. Desde então, especialistas têm vindo a trabalhar na escavação.

“Chegamos a um resultado que não podíamos determinar no início”, destacou Trier ao jornal local Kölner Stadt-Anzeiger, acrescentando que inicialmente os especialistas acreditavam que as ruínas seriam de um espaço público de reuniões.

Ao analisar a estrutura e compará-la com outras construções antigas em Éfeso, Alexandria ou Roma, os pesquisadores tiveram certeza de que ali existia uma biblioteca.

Os arqueólogos acreditam que o prédio tinha dois andares e uma altura entre sete a nove metros. Além do muro, as ruínas conservam ainda dois pequenos pedaços do chão da biblioteca.

Depois da descoberta, a Igreja Luterana mudou os planos da construção. As ruínas devem agora ser integradas ao centro religioso e, no futuro, serão abertas a visitantes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.