/

“Desastre”: Euro é má notícia para os croatas

19

Moeda única chegou à Croácia – e o aumento dos preços também. “Estão a encobrir os aumentos com o Euro”. 

A kuna foi embora e o Euro chegou. A Croácia substituiu oficialmente a sua moeda quando 2023 começou.

Desde o dia 1 de Janeiro que a Croácia aumentou para 20 a lista de países que aderiram à moeda única europeia.

Um Euro era equivalente a sensivelmente 7,5 kunas, num país onde se prevê que o Produto Interno Bruto e a dívida pública desçam ao longo do novo ano.

Também se prevê que a inflação desça. Depois de uma taxa elevada (também na Croácia) de 10,1% no ano passado, com recorde de 13,5% em Novembro, para 2023 a Comissão Europeia prevê abrandamento para 6,5%.

Mas não é isso que os croatas estão a sentir nos primeiros dias do ano, avisa o canal Euronews.

Ir às compras ficou substancialmente mais caro mas comerciante e consumidora admitiram que o Euro não é a única causa.

“O que dita o mercado é a lei da oferta e da procura. Está escrito em algum lado que não se pode aumentar o preço? Agora vão encobrir tudo com o Euro e a culpa não é do Euro”, avisa uma vendedora.

“Quem aumentou os preços deveria voltar atrás. Não está certo porque isto é um desastre“, lamenta uma cliente.

Há vendedores que admitem que houve arredondamentos por causa da nova moeda. Mas avisam que conversão não é sinónimo obrigatório de subida; também pode haver descidas de preços em alguns casos.

No geral, os croatas “ainda têm dificuldades em gerir a moeda única“, apontou outro comerciante.

Dalibor Kratohvil, presidente da Câmara do Comércio e Artesanato, admite aumento dos preços, desde que tenham justificação: “Os comerciante têm uma razão válida para aumentar os preços. Outra coisa é se eles não cumpriram a lei mas arredondaram os preços: então erraram aí.”

Centenas de inspectores andam pela Croácia a visitar estabelecimentos comerciais e mercados, para fiscalizar estás alterações.

ZAP //

19 Comments

  1. A farsa que é o euro está à vista há muitos anos. Serve para alimentar os interesses políticos e económicos das grandes famílias que julgam que mandam na Europa e no mundo. Serve apenas para isso.
    Todos sabemos que o poder de compra dos portugueses caiu para metade com a entrada do euro. Em troca recebemos dinheiro da União Europeia com a condição de acabar com parte da agricultura, da indústria… era Cavaco primeiro-ministro na altura.
    Ora os benefícios foram apenas para uma minoria de pessoas. A grande maioria das pessoas ficou cada vez mais prejudicada. O euro serviu também para dar carta verde à corrupção na Europa e ao livre trânsito da corrupção e do crime.

    • Enfim… disparates. Essa cassete é repetida até à exaustão e é um disparate pegado. Não propague mentiras! Se não sabe do que fala, é simples: não fale. Qualquer pessoa que está por dentro do assunto sabe que o que é uma palermice total. Se soubesse quantos milhões entraram ao longo dos anos vindos da Europa para a pesca, agricultura e indústria estaria calado .

  2. Em 1975 os trabalhadores agrícolas do Alentejo e Ribatejo, ocuparam herdades, tendo nas bocas de alguns pseudo- democratas tratar-se de um crime, quando a única coisa que esses trabalhadores queriam era cultivar o pão que há muitas décadas lhe tinha sido roubado. Lutando contra os grandes latifundiários que viviam de pança cheia, enquanto os pobres trabalhadores agrícolas e suas famílias passavam fome. Hoje essas mesmas terras estão ao abandono, não criam emprego, transformaram-se em cotadas, onde são largados animais criados em cativeiro, sem instinto para se defenderem na vida selvagem, ocorrendo criminosas matanças em série praticadas por gente sem escrúpulos que continuam a encher os bolsos dos mesmos de antigamente. Só que agora, sem despesas por parte dos donos das terras, porque estás estão cobertas de mato . Este é o crime que os verdadeiros democratas que sempre amaram e amam o nosso país, sentem a revolta e principalmente dando voz àqueles que amando a sua terra, tiveram que partir por não terem nesta, forma de sobrevivência. 25 de abril sempre, Abril há-de vencer.

  3. Hoje essas mesmas terras estão ao abandono, não criam emprego, transformaram-se em cotadas …

    Sabe porque? O espirito comunista só leva a pobreza e miséria.

    O estado novo tinha apenas 2 Grandes males, O proibir a emigração/imigração, e a forma como tratou das colonias.

    O resto é blã, blá comunista!

    • Nem diz o que sabe nem sabe o que diz, então não foi o PSD que disse para Emigrarem? Então não foi Cavaco que fez com que abandonassem os Campos?

      • E sabe porque é que o país chegou a esse estado?! Porque tivemos um bando de ladrões que deixaram o país sem dinheiro nem para pagar os salários da função pública!!! Não seja pateta e deixe-se dessas palermices! E quanto ao Cavaco, e ao setor agrícola, o que o amigo teve foi uma modernização da agricultura. Era totalmente inviável a agricultura que Portugal tinha , assente em não de obra. Hoje em dia temos uma agricultura moderna. Foi com o Cavaco que esse processo foi iniciado.

    • Não eram colónias .. era o Portugal de além mar , povoadas pelos brancos portugueses na rotas do caminho maritimo para a India. Os fortes estavam voltados para o mar Éramos um País independente que não precisávamos da Europa. No nosso espaço económico tinhamos tudo. E isso nem a Europa aceitava.
      Perguntaram aos auctótones se queriam deixar de ser portugueses?
      Estados que se tornaram comunistas, a quem as tropas comunistas de cá entregaram o poder.
      Infelizmente o nosso pouco saber não permitiu transmitir mais conhecimento.
      Respeitávamos o negro como o negro respeitava o branco, sentando-se no banco da escola lado a lado
      O povo vive melhor e em democracia?
      Ainda hoje Cabinda é um protectorado Português.
      Coitado de Portugal , hoje um protectorado da Europa., que se não fosse umas esmolas andámos descalços.
      E foi assim o golpe comunista de 25 de Abril, cuja democracia só se deve aos Homens do 11 de Novembro.
      data que a ninguém ainda hoje parece ligar.
      Com os meus longos anos sou forçado a comparar o antes e depois

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.