Moeda única chegou à Croácia – e o aumento dos preços também. “Estão a encobrir os aumentos com o Euro”.
A kuna foi embora e o Euro chegou. A Croácia substituiu oficialmente a sua moeda quando 2023 começou.
Desde o dia 1 de Janeiro que a Croácia aumentou para 20 a lista de países que aderiram à moeda única europeia.
Um Euro era equivalente a sensivelmente 7,5 kunas, num país onde se prevê que o Produto Interno Bruto e a dívida pública desçam ao longo do novo ano.
Também se prevê que a inflação desça. Depois de uma taxa elevada (também na Croácia) de 10,1% no ano passado, com recorde de 13,5% em Novembro, para 2023 a Comissão Europeia prevê abrandamento para 6,5%.
Mas não é isso que os croatas estão a sentir nos primeiros dias do ano, avisa o canal Euronews.
Ir às compras ficou substancialmente mais caro mas comerciante e consumidora admitiram que o Euro não é a única causa.
“O que dita o mercado é a lei da oferta e da procura. Está escrito em algum lado que não se pode aumentar o preço? Agora vão encobrir tudo com o Euro e a culpa não é do Euro”, avisa uma vendedora.
“Quem aumentou os preços deveria voltar atrás. Não está certo porque isto é um desastre“, lamenta uma cliente.
Há vendedores que admitem que houve arredondamentos por causa da nova moeda. Mas avisam que conversão não é sinónimo obrigatório de subida; também pode haver descidas de preços em alguns casos.
No geral, os croatas “ainda têm dificuldades em gerir a moeda única“, apontou outro comerciante.
Dalibor Kratohvil, presidente da Câmara do Comércio e Artesanato, admite aumento dos preços, desde que tenham justificação: “Os comerciante têm uma razão válida para aumentar os preços. Outra coisa é se eles não cumpriram a lei mas arredondaram os preços: então erraram aí.”
Centenas de inspectores andam pela Croácia a visitar estabelecimentos comerciais e mercados, para fiscalizar estás alterações.
Nao sei porquê , mas já vi este filme à uns anos atrás aqui em Portugal
E nem assim aprendeste a escrever…
Pê esse!
Eu também já viste este filme há uns anos aqui em Portugal, quando em 31 de dezembro de 2001 um café custava 50 escudos e em 1 de janeiro de 2002 passou a custar 50 cêntimos. Para os mais distraídos, 50 cêntimos equivale a 100 escudos, ou seja, o dobro do que custava na véspera.
isso não é verdade!…
Não é verdade? É verdade verdadíssima! No dia 1 de janeiro de 2002 fui ao café e tive que pagar 50 cêntimos, quando na véspera um café no mesmo local era 50 escudos!
E para os outros países não foi?! Pelo menos já deveriam saber ao que vinham…
A farsa que é o euro está à vista há muitos anos. Serve para alimentar os interesses políticos e económicos das grandes famílias que julgam que mandam na Europa e no mundo. Serve apenas para isso.
Todos sabemos que o poder de compra dos portugueses caiu para metade com a entrada do euro. Em troca recebemos dinheiro da União Europeia com a condição de acabar com parte da agricultura, da indústria… era Cavaco primeiro-ministro na altura.
Ora os benefícios foram apenas para uma minoria de pessoas. A grande maioria das pessoas ficou cada vez mais prejudicada. O euro serviu também para dar carta verde à corrupção na Europa e ao livre trânsito da corrupção e do crime.
Subscrevo!
Subscrevo!
Enfim… disparates. Essa cassete é repetida até à exaustão e é um disparate pegado. Não propague mentiras! Se não sabe do que fala, é simples: não fale. Qualquer pessoa que está por dentro do assunto sabe que o que é uma palermice total. Se soubesse quantos milhões entraram ao longo dos anos vindos da Europa para a pesca, agricultura e indústria estaria calado .
Em 1975 os trabalhadores agrícolas do Alentejo e Ribatejo, ocuparam herdades, tendo nas bocas de alguns pseudo- democratas tratar-se de um crime, quando a única coisa que esses trabalhadores queriam era cultivar o pão que há muitas décadas lhe tinha sido roubado. Lutando contra os grandes latifundiários que viviam de pança cheia, enquanto os pobres trabalhadores agrícolas e suas famílias passavam fome. Hoje essas mesmas terras estão ao abandono, não criam emprego, transformaram-se em cotadas, onde são largados animais criados em cativeiro, sem instinto para se defenderem na vida selvagem, ocorrendo criminosas matanças em série praticadas por gente sem escrúpulos que continuam a encher os bolsos dos mesmos de antigamente. Só que agora, sem despesas por parte dos donos das terras, porque estás estão cobertas de mato . Este é o crime que os verdadeiros democratas que sempre amaram e amam o nosso país, sentem a revolta e principalmente dando voz àqueles que amando a sua terra, tiveram que partir por não terem nesta, forma de sobrevivência. 25 de abril sempre, Abril há-de vencer.
Subscrevo totalmente!
Bem se vê que és comunista. As terras estão ao abandono porque o tal povo unido não foi capaz de as trabalhar. E hoje do que vivem ? Dos que trabalham para os sustentar…
Hoje essas mesmas terras estão ao abandono, não criam emprego, transformaram-se em cotadas …
Sabe porque? O espirito comunista só leva a pobreza e miséria.
O estado novo tinha apenas 2 Grandes males, O proibir a emigração/imigração, e a forma como tratou das colonias.
O resto é blã, blá comunista!
Nem diz o que sabe nem sabe o que diz, então não foi o PSD que disse para Emigrarem? Então não foi Cavaco que fez com que abandonassem os Campos?
E sabe porque é que o país chegou a esse estado?! Porque tivemos um bando de ladrões que deixaram o país sem dinheiro nem para pagar os salários da função pública!!! Não seja pateta e deixe-se dessas palermices! E quanto ao Cavaco, e ao setor agrícola, o que o amigo teve foi uma modernização da agricultura. Era totalmente inviável a agricultura que Portugal tinha , assente em não de obra. Hoje em dia temos uma agricultura moderna. Foi com o Cavaco que esse processo foi iniciado.
Não eram colónias .. era o Portugal de além mar , povoadas pelos brancos portugueses na rotas do caminho maritimo para a India. Os fortes estavam voltados para o mar Éramos um País independente que não precisávamos da Europa. No nosso espaço económico tinhamos tudo. E isso nem a Europa aceitava.
Perguntaram aos auctótones se queriam deixar de ser portugueses?
Estados que se tornaram comunistas, a quem as tropas comunistas de cá entregaram o poder.
Infelizmente o nosso pouco saber não permitiu transmitir mais conhecimento.
Respeitávamos o negro como o negro respeitava o branco, sentando-se no banco da escola lado a lado
O povo vive melhor e em democracia?
Ainda hoje Cabinda é um protectorado Português.
Coitado de Portugal , hoje um protectorado da Europa., que se não fosse umas esmolas andámos descalços.
E foi assim o golpe comunista de 25 de Abril, cuja democracia só se deve aos Homens do 11 de Novembro.
data que a ninguém ainda hoje parece ligar.
Com os meus longos anos sou forçado a comparar o antes e depois
Um cheiro a mofo que não se aguenta.
É só fascismo puro e duro.