Exumação do ditador Franco aprovada. PP e Ciudadanos abstiveram-se

Sigils / Wikimedia

El Valle de los Caídos, Espanha

O Congresso dos Deputados espanhol aprovou esta quinta-feira o decreto que vai permitir exumar os restos do ditador Francisco Franco (1892-1975) do Vale dos Caídos, monumento que o próprio mandou construir.

Durante a, a maioria dos deputados revalidou o decreto aprovado previamente pelo governo socialista de Pedro Sánchez, embora tanto o conservador Partido Popular (PP) como o Ciudadanos se tenham abstido na votação.

Além disso, o Congresso aprovou que o decreto seja tramitado como projeto de lei, o que permitirá propor alterações ao texto, tal como sugeriram alguns grupos que ontem apoiaram o governo.

Em defesa do decreto-lei, a vice-presidente do governo, Carmen Calvo, alertou que não haverá “paz sem justiça” enquanto se mantiver a “atroz anomalia” que representa o facto de o ditador estar enterrado junto das suas próprias vítimas. A vice-presidente criticou ainda o PP e o Ciudadanos por “olhar para o lado” quando o assunto é a ditadura.

Por seu turno, PP e Ciudadanos criticaram que a exumação de Franco seja feita através decreto, já que não se trata de uma questão urgente, uma vez que esteve 43 anos sepultado no Vale dos Caídos.

Ambos os partidos acusaram Sánchez de usar este assunto como uma “cortina de fumo” para encobrir a sua incompetência e fraqueza no Parlamento, já que os socialistas contam com 84 cadeiras das 350 da Câmara.

Após a votação que aprovo o decreto, os deputados que o apoiaram o aplaudiram e dirigiram os seus olhares para a tribuna de convidados, onde vítimas da ditadura e o hispanista e historiador irlandês Ian Gibson acompanhavam o debate.

A exumação dos restos mortais do ditador – que governou Espanha de 1939 a 1975 após uma guerra civil (1936-1939) – é polémica entre os que consideram que é uma amostra do reconhecimento da memória histórica e os que pensam que abre velhas feridas e prejudica a reconciliação.

Por diversas vezes, a família do ditador mostrou-se contra a sua exumação.

ZAP ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Partidos concordam em desconfinar. PSD diz “haver condições” para abrir “grande parte do território”

Vários especialistas estiveram reunidos com o Governo esta segunda-feira em mais uma reunião do Infarmed. O objetivo foi avaliar a situação epidemiológica e definir diretrizes para o desconfinamento, cujo plano será apresentado na quinta-feira. De …

EUA ponderam retirada militar total no Afeganistão, mas pedem “garantias“

Os EUA põe a hipótese de uma retirada militar no Afeganistão. Contudo, Anthony Blinken assumiu que está preocupado com a possibilidade de os taliban aproveitarem a retirada de tropas na NATO e dos Estados Unidos …

Santos Silva diz que notícia sobre “despesas supérfluas” da presidência da UE é “ridícula“

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros considera “ridícula” a notícia avançada na quinta-feira pelo jornal Politico que dava conta de “despesas supérfluas e contratos de patrocínio” durante a presidência portuguesa do Conselho da União …

UE tem de libertar-se da "má vontade" e negociar entre iguais, diz Reino Unido

A União Europeia (UE) deve libertar-se da sua má vontade e construir uma boa relação com o Reino Unido como soberanias iguais, disse no domingo o conselheiro do Governo britânico David Frost, prometendo defender os …

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançada somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …