Exumação do ditador Franco aprovada. PP e Ciudadanos abstiveram-se

Sigils / Wikimedia

El Valle de los Caídos, Espanha

O Congresso dos Deputados espanhol aprovou esta quinta-feira o decreto que vai permitir exumar os restos do ditador Francisco Franco (1892-1975) do Vale dos Caídos, monumento que o próprio mandou construir.

Durante a, a maioria dos deputados revalidou o decreto aprovado previamente pelo governo socialista de Pedro Sánchez, embora tanto o conservador Partido Popular (PP) como o Ciudadanos se tenham abstido na votação.

Além disso, o Congresso aprovou que o decreto seja tramitado como projeto de lei, o que permitirá propor alterações ao texto, tal como sugeriram alguns grupos que ontem apoiaram o governo.

Em defesa do decreto-lei, a vice-presidente do governo, Carmen Calvo, alertou que não haverá “paz sem justiça” enquanto se mantiver a “atroz anomalia” que representa o facto de o ditador estar enterrado junto das suas próprias vítimas. A vice-presidente criticou ainda o PP e o Ciudadanos por “olhar para o lado” quando o assunto é a ditadura.

Por seu turno, PP e Ciudadanos criticaram que a exumação de Franco seja feita através decreto, já que não se trata de uma questão urgente, uma vez que esteve 43 anos sepultado no Vale dos Caídos.

Ambos os partidos acusaram Sánchez de usar este assunto como uma “cortina de fumo” para encobrir a sua incompetência e fraqueza no Parlamento, já que os socialistas contam com 84 cadeiras das 350 da Câmara.

Após a votação que aprovo o decreto, os deputados que o apoiaram o aplaudiram e dirigiram os seus olhares para a tribuna de convidados, onde vítimas da ditadura e o hispanista e historiador irlandês Ian Gibson acompanhavam o debate.

A exumação dos restos mortais do ditador – que governou Espanha de 1939 a 1975 após uma guerra civil (1936-1939) – é polémica entre os que consideram que é uma amostra do reconhecimento da memória histórica e os que pensam que abre velhas feridas e prejudica a reconciliação.

Por diversas vezes, a família do ditador mostrou-se contra a sua exumação.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Trump está a "ter o seu próprio Brexit": tirar os EUA da União Postal Universal

Os EUA podem estar prestes a sair de um tratado misterioso que governa a entrega global de correspondências, deixando os remetentes comerciais, gerentes de correspondência militar e milhões de americanos estrangeiros preocupados. A Casa Branca diz …

Ativista Greta Thunberg arrasa congressista republicano nos EUA

Com tranquilidade e humor, a ambientalista sueca de 16 anos Greta Thunberg mostrou na quarta-feira que é um osso duro de roer em pleno Congresso dos Estados Unidos (EUA), ao devolver o argumento usado por …

Conselho de Disciplina nega recurso e confirma suspensão de Bruno Fernandes

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pelo Sporting relativo à expulsão de Bruno Fernandes, tendo mantido a partida de suspensão aplicada ao médio leonino. Em …

Mães acusam escola em Lisboa de racismo na divisão de turma

A Escola Básica S. Vicente, em Telheiras, Lisboa, foi acusada de fomentar a divisão racial e está a ser investigada pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).  Foi Sandra Monteiro, de 36 anos, assistente técnica num …

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …