Exumação do ditador Franco aprovada. PP e Ciudadanos abstiveram-se

Sigils / Wikimedia

El Valle de los Caídos, Espanha

O Congresso dos Deputados espanhol aprovou esta quinta-feira o decreto que vai permitir exumar os restos do ditador Francisco Franco (1892-1975) do Vale dos Caídos, monumento que o próprio mandou construir.

Durante a, a maioria dos deputados revalidou o decreto aprovado previamente pelo governo socialista de Pedro Sánchez, embora tanto o conservador Partido Popular (PP) como o Ciudadanos se tenham abstido na votação.

Além disso, o Congresso aprovou que o decreto seja tramitado como projeto de lei, o que permitirá propor alterações ao texto, tal como sugeriram alguns grupos que ontem apoiaram o governo.

Em defesa do decreto-lei, a vice-presidente do governo, Carmen Calvo, alertou que não haverá “paz sem justiça” enquanto se mantiver a “atroz anomalia” que representa o facto de o ditador estar enterrado junto das suas próprias vítimas. A vice-presidente criticou ainda o PP e o Ciudadanos por “olhar para o lado” quando o assunto é a ditadura.

Por seu turno, PP e Ciudadanos criticaram que a exumação de Franco seja feita através decreto, já que não se trata de uma questão urgente, uma vez que esteve 43 anos sepultado no Vale dos Caídos.

Ambos os partidos acusaram Sánchez de usar este assunto como uma “cortina de fumo” para encobrir a sua incompetência e fraqueza no Parlamento, já que os socialistas contam com 84 cadeiras das 350 da Câmara.

Após a votação que aprovo o decreto, os deputados que o apoiaram o aplaudiram e dirigiram os seus olhares para a tribuna de convidados, onde vítimas da ditadura e o hispanista e historiador irlandês Ian Gibson acompanhavam o debate.

A exumação dos restos mortais do ditador – que governou Espanha de 1939 a 1975 após uma guerra civil (1936-1939) – é polémica entre os que consideram que é uma amostra do reconhecimento da memória histórica e os que pensam que abre velhas feridas e prejudica a reconciliação.

Por diversas vezes, a família do ditador mostrou-se contra a sua exumação.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

9886 casos confirmados e 246 vítimas mortais em Portugal

O boletim epidemiológico da DGS desta sexta-feira revela que há mais 852 infetados pelo coronavírus em Portugal. face ao dia anterior. O número de vítimas mortais é agora de 246. Segundo o Relatório da Direção Geral …

Donos da ANA adiam investimentos e deixam Montijo em risco

O grupo Vinci Airports, que controla a gestora aeroportuária nacional, vai adiar investimentos e o novo aeroporto do Montijo poderá ser uma das baixas. Como seria de esperar, a pandemia de covid-19 está a ter um …

Bancos com mil milhões de euros em pedidos de moratórias em média numa semana

Uma semana depois de a legislação da moratória pública ter entrado em vigor, os bancos nacionais já têm uma estimativa do número de pedidos de particulares e de empresas. De acordo com o Jornal Económico, os …

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou …

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto oferece 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …