/

Deputado suíço renuncia após comparar porcos com judeus enviados para Auschwitz

Arquivo/EBC

Uma observação controversa custou a um membro do Partido Verde suíço o seu lugar no Conselho Nacional. Durante um debate sobre uma iniciativa de alimentação justa, o político disse que os porcos cultivados não têm hipótese de sobreviver, ao contrário dos judeus no campo de concentração de Auschwitz.

O caso aconteceu no debate do Conselho Nacional na semana passada, quando Jonas Fricker, de 40 anos, criticou o transporte dos animais enviados ao abate comparando-o com a deportação dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

“As pessoas deportadas tiveram apenas uma pequena hipótese de sobrevivência. Os porcos são condenados a uma morte certa“, observou Fricker na reunião, citada pela mídia suíça.

O deputado acrescentou ainda que a comparação veio à sua mente quando assistiu a um documentário sobre os animais de criação.

Mein Rücktritt aus dem Nationalrat ist das stärkste Zeichen der Entschuldigung.

Publicado por Jonas Fricker em Sábado, 30 de Setembro de 2017

O político mais tarde admitiu que a analogia era “ofensiva e inadequada”. Numa carta aberta ao seu partido, o deputado desculpou-se pela observação, dizendo que acredita que o Holocausto é um “crime horrível sem comparação”.

Fricker, atualmente membro do Comité de Ciência, Educação e Cultura, também anunciou a demissão do Conselho Nacional, ressaltando que “entregar o mandato é o sinal mais forte” que pode enviar.

Embora as desculpas tenham sido aceites pelos representantes oficiais das comunidades judaicas suíças no conselho, os companheiros de partido de Fricker aplaudiram a decisão de se demitir.

O líder do Partido Verde também anunciou que o bloco irá introduzir novas regras para os membros, garantindo a adesão aos princípios humanistas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.