/

“Foi consentido”. Investigação a deputado do PS por violação deve ser arquivada

5

@aapbatista / Twitter

André Pinotes Batista

O deputado do PS André Pinotes Batista

O deputado do PS André Pinotes Batista está a ser investigado depois de uma denúncia de violação feita por uma mulher ucraniana que vive na Polónia. Ele fala em sexo “consentido” e a Polícia Judiciária (PJ) não encontrou provas de crime.

Os factos em investigação remontam a Julho de 2021 quando a alegada vítima estaria a passar férias na casa de um amigo de infância do deputado do PS. Este amigo também foi denunciado, conforme relata O Novo que divulga o caso.

A alegada violação terá ocorrido na casa do deputado, mas André Pinotes Batista assegura que foi sexo “consentido”.

O “inquérito-crime que decorre há dez meses tem sido mantido em elevados níveis de secretismo“, aponta O Novo, salientando que nem “a maioria dos funcionários” do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Barreiro, onde decorre, lhe podem aceder.

A investigação foi delegada pelo Ministério Público na PJ de Setúbal que já recomendou o arquivamento do inquérito, sem acusação, por não encontrar indícios de crime, como avança a CNN Portugal.

“Tive uma relação ocasional e consentida”

Não sou arguido de nada nem conheço nenhuma acusação, apenas tive uma relação ocasional com uma mulher e foi consentida”, salienta André Pinotes Batista em declarações ao Correio da Manhã (CM).

Estou indignadíssimo. Estou a tentar perceber o que posso fazer para defender o meu bom nome e o exercício da minha actividade profissional e política”, vinca ainda o socialista, salientando que ele e a mulher que o denunciou conviveram “várias vezes”.

Pinotes Batista também nota que já instruiu o seu advogado “para agir em conformidade com os direitos que a lei consagra”.

O deputado só pode ser ouvido como testemunha ou como arguido no caso se o Ministério Público pedir o levantamento da sua imunidade parlamentar.

Uma eventual condenação por violação levaria André Pinotes Batista a perder o mandato de deputado.

Além do lugar na Assembleia da República, Pinotes Batista é membro da Comissão Política Nacional do PS e presidente da Assembleia Municipal do Barreiro. O deputado é ainda comentador desportivo na CMTV.

ZAP //

5 Comments

  1. Quem diria que este que até parece serio nos comentários tambem se veria nestas andanças mais vale ser que parecer

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.