O deputado do PS André Pinotes Batista está a ser investigado depois de uma denúncia de violação feita por uma mulher ucraniana que vive na Polónia. Ele fala em sexo “consentido” e a Polícia Judiciária (PJ) não encontrou provas de crime.
Os factos em investigação remontam a Julho de 2021 quando a alegada vítima estaria a passar férias na casa de um amigo de infância do deputado do PS. Este amigo também foi denunciado, conforme relata O Novo que divulga o caso.
A alegada violação terá ocorrido na casa do deputado, mas André Pinotes Batista assegura que foi sexo “consentido”.
O “inquérito-crime que decorre há dez meses tem sido mantido em elevados níveis de secretismo“, aponta O Novo, salientando que nem “a maioria dos funcionários” do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Barreiro, onde decorre, lhe podem aceder.
A investigação foi delegada pelo Ministério Público na PJ de Setúbal que já recomendou o arquivamento do inquérito, sem acusação, por não encontrar indícios de crime, como avança a CNN Portugal.
“Tive uma relação ocasional e consentida”
“Não sou arguido de nada nem conheço nenhuma acusação, apenas tive uma relação ocasional com uma mulher e foi consentida”, salienta André Pinotes Batista em declarações ao Correio da Manhã (CM).
“Estou indignadíssimo. Estou a tentar perceber o que posso fazer para defender o meu bom nome e o exercício da minha actividade profissional e política”, vinca ainda o socialista, salientando que ele e a mulher que o denunciou conviveram “várias vezes”.
Pinotes Batista também nota que já instruiu o seu advogado “para agir em conformidade com os direitos que a lei consagra”.
O deputado só pode ser ouvido como testemunha ou como arguido no caso se o Ministério Público pedir o levantamento da sua imunidade parlamentar.
Uma eventual condenação por violação levaria André Pinotes Batista a perder o mandato de deputado.
Além do lugar na Assembleia da República, Pinotes Batista é membro da Comissão Política Nacional do PS e presidente da Assembleia Municipal do Barreiro. O deputado é ainda comentador desportivo na CMTV.
Se é comentador da bola (ainda por cima na CMTV), não é de fiar…
Concordo da CMTV só aldrabice e trafulhice
Foi consentido. Ela podia sair de baixo… se conseguisse.
Foi com sentido…
Quem diria que este que até parece serio nos comentários tambem se veria nestas andanças mais vale ser que parecer