Deputado do PCP Francisco Lopes sai do Parlamento e cede lugar a Bruno Dias

O deputado comunista Francisco Lopes vai ser substituído pelo seu colega de bancada até ao fim da anterior legislatura Bruno Dias, para se dedicar mais às funções de direção do partido, anunciou esta terça-feira o PCP em comunicado.

Desta forma, Bruno Dias já vai ter assento nos dois dias de debate do programa de Governo nesta XIV Legislatura, na quarta e na quinta-feira, segundo fonte comunista, que justificou a alteração com a “maior exigência no trabalho de direção do partido”.

Francisco Lopes, que pertence à comissão política e ao secretariado do Comité Central comunista, órgão dirigente alargado entre congressos, foi eleito deputado consecutivamente desde a X Legislatura, há 14 anos, sempre pelo círculo eleitoral de Setúbal, como voltou a acontecer nas eleições legislativas de 6 de outubro, como cabeça-de-lista.

Os comunistas justificam a mudança na bancada parlamentar com “o quadro político, as perspetivas de evolução da situação nacional e a concretização dos objetivos, projeto e papel do PCP ao serviço dos trabalhadores, do povo e do país, que colocam acrescidas exigências ao trabalho de direção, à intervenção geral do PCP e também ao trabalho do grupo parlamentar do PCP na Assembleia da República, que vão ser respondidas por um menor número de deputados”.

O operário eletricista, de 64 anos, muito ligado às estruturas sindicais, já foi candidato presidencial do PCP em 2011, tendo obtido 7% dos votos, face a 14% de Fernando Nobre, 20% de Manuel Alegre e 53% de Cavaco Silva, eleito chefe de Estado.

“Francisco Lopes manterá no plano do secretariado do Comité Central a responsabilidade pelo trabalho do grupo parlamentar do PCP na Assembleia da República”, lê-se ainda no comunicado.

Bruno Dias, licenciado em Ciências da Comunicação, de 43 anos e técnico da administração local, tinha vindo a ser eleito deputado há seis legislaturas seguidas por Setúbal, mas ficara agora de fora do parlamento ao estar no quarto posto da lista do distrito sadino.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …