Deputado chama pedófilo ao primeiro-ministro belga

 

“Obrigado senhor pedófilo… digo, primeiro-ministro”. Foi com este alegado lapsus linguae que o deputado belga independente Laurent Louis, numa sessão do parlamento, se dirigiu ao primeiro-ministro Elio Di Rupo.

O episódio ocorreu durante a troca de palavras entre o deputado e o primeiro-ministro, na qual Louis criticou os gastos públicos com a visita à Bélgica do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A acusação despertou uma veemente reacção dos deputados presentes, que apuparam imediatamente Laurent Louis e manifestaram o seu apoio com um forte aplauso ao chefe do Governo, que agradeceu o apoio entre um forte aplauso.

O primeiro-ministro belga, de 62 anos, assumiu publicamente a sua homossexualidade e não é a primeira vez que enfrenta uma acusação semelhante. Em 1996, foi acusado de pedofilia por um jovem belga no famoso “caso Dutroux”, mas conseguiu apresentar provas da sua inicência.

Laurent Louis, deputado independente ex-Partido Popular, é criticado por usar a luta contra a pedofilia para ganhar protagonismo. Alguns comentadores políticos belgas acusam-no de promover a homofobia entre a população francófona, para ganhar votos nas próximas eleições europeias de 25 de maio.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.