Depressão pós-parto pode durar até três anos

(CC0/PD) StockSnap / Pexels

Um novo estudo descobriu que uma em cada quatro mães teve altos níveis de sintomas depressivos em algum momento nos três anos após o parto.

Uma investigação levada a cabo pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, na qual participaram 5 mil mulheres, concluiu que um quarto das inquiridas teve altos níveis de sintomas depressivos em algum momento nos três anos após o parto, enquanto que as restantes tiveram apenas sintomas leves.

De acordo com o estudo, publicado no início de outubro na Pediatrics, os sintomas foram avaliados através de um breve questionário, sendo que os cientistas não diagnosticaram clinicamente depressão nas participantes.

Além disso, a equipa identificou quatro trajetórias de sintomas pós-parto nas mulheres e avaliaram os fatores que podem aumentar os riscos de ter sintomas elevados.

Segundo o EurekAlert, as mães com condições subjacentes, como transtornos de humor e diabetes gestacional por exemplo, mostraram-se mais propensas a ter níveis mais elevados de sintomas depressivos.

Estes resultados sugerem que estender a triagem para sintomas depressivos pós-parto durante, pelo menos, dois anos após o nascimento dos filhos pode ser benéfico para as mulheres.

Seis meses podem não ser suficientes para avaliar os sintomas depressivos. Estes dados de longo prazo são essenciais para melhorar a nossa compreensão da saúde mental da mãe, que sabemos ser crítica para o bem-estar e desenvolvimento do filho”, explicou Diane Putnick, líder a investigação.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador português. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já …

Começou a "fotografia perfeita da população". Já pode responder aos Censos pela Internet

Os Censos 2021, a maior operação estatística nacional, já arrancou. Com as cartas com os códigos que os recenseadores distribuíram pelas casas dos portugueses, já é possível responder ao inquérito pela Internet. Os Censos são o …

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …

PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso. Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a …

Sindicato dos médicos alerta para possível "catástrofe" na Saúde

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alerta que os atrasos causados pela pandemia de covid-19 no Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem provocar uma “catástrofe” na Saúde. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou, este domingo, …

Anunciada criação da Superliga Europeia. UEFA entra em guerra aberta e ameaça banir clubes

Doze clubes anunciaram, este domingo, a criação da Superliga Europeia. O FC Porto pode ser uma das equipas convidadas. A UEFA ameaça banir clubes das competições nacionais e internacionais. Depois de muita especulação, doze clubes anunciaram …

Luz solar pode neutralizar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava

Uma nova investigação sugere que a luz solar pode inativar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava anteriormente. Uma equipa de cientistas internacional - composta por investigadores da UC Santa Barbara, da Oregon …

Restaurantes, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off

Esta segunda-feira, Portugal dá mais um passo no desconfinamento. Restaurantes, cafés, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off simplificado. Restaurantes, centros comerciais, cafés, lojas, cinemas e teatros deixam de estar submetidos ao dever de encerramento …

CDS quer forçar reestruturação do SEF a passar pelo Parlamento

O CDS-PP defende que a reestruturação dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem de passar pela Assembleia da República e não pode ser concretizada através de legislação aprovada pelo Governo. Em causa está a extinção …